Ao optarem por ter seu próprio negócio na internet, muitas pessoas pensam que basta ter uma ideia e, como mágica, as fotos dos seus produtos serão anexadas às ofertas e estará pronto o seu site de e-commerce! Mas, apesar de ser algo que está ao alcance da maioria dos novos empreendedores, existem detalhes que devem ser colocados no orçamento antes de partir para a fase de comercializar mercadorias e ganhar dinheiro. Separamos a seguir uma série de informações úteis sobre os custos de montagem e preparo de uma loja virtual, mostrando das possibilidades diversas de escolha de plataforma.
O que deve ser colocado no planejamento na hora de ter seu próprio negócio online? Confira abaixo!
Plataforma
Todo site que comercializa produtos e serviços na internet demanda uma boa plataforma que hospedará o seu conteúdo. Dessa forma, o ideal é pesquisar sobre a que oferece as melhores soluções para a quantidade de tráfego que o seu site terá. Também é necessário entender a respeito de quanto conteúdo apresenta e até mesmo quais os recursos disponíveis aos clientes, como pagamento com cartão e rastreamento.
Na hora da escolha da plataforma, algo a se considerar é a opção pelo Marketplace. O marketplace é interessante e econômico, considerando-se a quantidade de visitas que costuma receber. É um site que armazena diversas marcas diferentes dentro do seu nicho e que costuma ser uma boa escolha para quem está começando em função do seu custo baixo e da sua visibilidade.

Impostos e tributos
Quem opta em ter seu próprio negócio envolvendo a venda de produtos e serviços precisa também estar a par da legislação a respeito da tributação que é exercida para esta finalidade comercial. É claro que isso dependerá das questões patrimoniais e do tipo de mercadoria que você comercializará. O ideal é contar com a ajuda de algum especialista para que você não seja pego de surpresa
Logística
Outro custo que deverá ser colocado em pauta é a logística de envio das mercadorias e, inclusive, a ordem reversa, que é quando os clientes desejam realizar a troca ou a devolução dos produtos. Cabe verificar qual serviço pratica os melhores preços, se são os Correios ou empresas particulares.
Armazenamento
É necessário que você precise de espaço para alocar as mercadorias que vende? Então, você terá que pensar onde e quanto isso lhe custará. Nesse sentido, uma boa dica é saber a demanda de clientes que certamente serão atendidos dentro de um período, para que desperdícios de mercadoria parada e até perecimentos não prejudiquem a saúde financeira do seu e-commerce.
Planejamento
Um bom planejamento prévio é muito importante. Conhecidas as principais razões de custo para ter seu próprio negócio, é hora de se planejar e pensar na questão financeira no que diz respeito ao envolvimento dos seus próprios bens.
Também é prudente pensar em como será feita a captação de recursos e a administração do negócio. Mais do que ter dinheiro para comercializar produtos e serviços na internet, é importantíssimo que o objetivo principal disso seja concreto: o lucro.
Achou o nosso post de hoje interessante? Você também poderá gostar do nosso artigo: “Entenda porque você deve acompanhar a jornada do consumidor no ecommerce”. Confira!
