Para que o crescimento seja sinônimo de melhores resultados, e não de dores de cabeça, o setor está cada vez mais preocupado com a segurança das transações. Vazamentos de dados de pagamento colocam em risco a credibilidade da empresa e a segurança financeira do cliente.
A tokenização é uma das formas de evitar que fraudes aconteçam em sua loja virtual, ao proporcionar uma autenticação mais segura do usuário nas transações.
Neste conteúdo, você vai saber mais sobre o conceito de tokenização, conhecer a sua importância e entender como ele está revolucionando o mercado de e-commerce. Acompanhe!
O que é a tokenização?
A tokenização é um processo que substitui dados reais por equivalentes, que são protegidos por uma chave de criptografia. Seu objetivo é aumentar a segurança das transações online.
Tokenização ainda não é um termo muito comum no Brasil, mas você certamente já teve contato com essa tecnologia em algum momento da vida. O exemplo mais comum é o uso de aplicativos de bancos. Sabe quando você recebe um código por SMS e precisa digitá-lo no app para confirmar que a pessoa que está fazendo aquela transação realmente é você? Esse código é um token.
O token tem validade temporária. Isso quer dizer que, se for violado, não terá nenhum valor e não apontará para os dados da pessoa que o utilizou. Esse processo é protegido por diversas técnicas de segurança de dados, que incluem uma grande quantidade de chaves e a criptografia com preservação de formato.
Quais são os benefícios da tokenização?
A principal vantagem de adotar a tokenização no seu e-commerce, como você já deve imaginar, é a segurança. Hoje em dia essa é uma das grandes preocupações dos consumidores, que têm o medo de fraudes como uma das objeções sobre compras online. Usando o token, a loja se torna mais segura e deixa os clientes mais tranquilos em relação aos pagamentos.
Além disso, a tokenização aumenta a confiança na empresa. Afinal, antes de ter acesso à nota fiscal, que resguarda a transação, o cliente precisa fornecer dados pessoais para a loja. Nesse processo, surgem receios relacionados a fraudes, que podem ser sanados com a adoção de um recurso extra de segurança antes da finalização da compra.
Como a tokenização está revolucionando o mercado de e-commerce?
A camada extra de proteção oferecida pela tokenização dificulta significativamente a ação de hackers e pessoas fraudadoras. A Visa, uma das empresas fornecedoras da tecnologia, identificou uma queda de 20% no número de fraudes depois da adoção desses processos. E a boa notícia não para por aí — para os e-commerces, a taxa de conversão pode aumentar em até 30%.
Até o início de 2020, mais de 410 milhões de tokens já haviam sido emitidos em todo o mundo. Quando se fala de Brasil, os dados apontam um aumento de 300% nas transações tokenizadas somente no primeiro semestre do mesmo ano, em comparação com o valor acumulado de 2019.
Por que ter atenção à segurança do seu e-commerce?
Toda loja virtual está sujeita a alguns riscos — instabilidade, problemas de logística e questões de segurança são os principais, sendo que a segurança é o mais preocupante de todos.
Nesse sentido, atentar a essas questões só vai trazer repercussão positiva para a sua marca. Veja, a seguir, alguns motivos para tomar bastante cuidado com a segurança do seu negócio digital.
Deixar os consumidores seguros
Se a taxa de abandono de carrinho da sua loja é alta, é possível que muitos clientes se sintam inseguros na hora de inserir os dados financeiros. Um site que transmite segurança deixa as pessoas muito mais confortáveis para seguirem adiante com o processo de compra.
O ideal, na verdade, é que o cliente nem chegue a questionar a segurança da loja. Por isso, além de utilizar uma plataforma de pagamento que garanta um ambiente seguro, é importante que você deixe essa informação clara para os visitantes na página de checkout.
Manter a credibilidade da loja
Assim como nenhuma loja virtual quer ter problemas com fraudes, o cliente também não deseja ver os seus dados envolvidos nesse tipo de situação. Quando algo assim acontece, a imagem da marca fica manchada e o trabalho de recuperação é longo e complexo.
Investir em segurança é a melhor forma de evitar que esse tipo de evento aconteça. Assim, além da tranquilidade que essas medidas transmitem aos consumidores, você evita prejuízos relativos à imagem da sua marca.
Estar em dia com a responsabilidade jurídica
A lei brasileira tem dedicado cada vez mais atenção à segurança de dados, principalmente após a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É obrigação do empresário garantir a segurança dos dados dos seus clientes, além de deixar claro qual tipo de tratamento será direcionado a cada um deles.
Isso evita prejuízos financeiros, processos jurídicos e escândalos nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui — fatos que podem ter um impacto permanentemente na imagem da sua empresa.
A chegada da LGPD, inclusive, traz consigo a tendência de maior popularização da tokenização e outras ferramentas que são utilizadas para incrementar a segurança de uma loja virtual.
De que maneira posso implementar a tokenização na minha loja?
A forma mais prática de contar com a tokenização no checkout da sua loja online é fazer parcerias com uma plataforma de pagamento que já utilizem essa tecnologia. Por isso, na hora de escolher um canal de venda, tenha esse como um dos critérios.
Também é importante que as plataformas de pagamentos ofereçam dashboards completos, com relatórios sobre as transações. Isso possibilita que a pessoa responsável pela gestão financeira tenha uma visão geral sobre o negócio e possa tomar decisões com base em dados.
Assim, é possível usufruir de todos os benefícios que o recurso proporciona, garantindo maior segurança ao seu e-commerce e aumentando a confiança dos clientes em seus serviços!
A tokenização também contribui para a conversão de leads. Para conhecer outras oportunidades de expandir o faturamento da sua loja virtual, confira nosso conteúdo sobre o uso de aplicativos como meio de vendas!