Empresas de Full Commerce: o que fazem? Como elas podem aprimorar o seu negócio?

full commerce Com o objetivo de suprir algumas defasagens que os empreendedores tinham em relação ao seu comércio eletrônico, surgiu o full commerce – um serviço de terceirização para diferentes áreas, visando apoiar as operações. Afinal, cuidar de um negócio nunca é uma tarefa fácil, pois são diferentes questões que devem ser pensadas, do planejamento à logística. Isso é ainda mais relevante quando falamos sobre as vendas online pelo e-commerce. Pensando nisso, encontrar empresas de full commerce para auxiliar o seu negócio pode ser uma das principais maneiras de alcançar o sucesso em sua loja virtual. Isso se torna ainda mais evidente quando não se tem a mão de obra para realizar o serviço ou até mesmo a expertise. Quer saber mais sobre o que fazem essas empresas e como elas podem otimizar o seu negócio? Então, continue com a leitura!

O que é e o que fazem as empresas de full commerce?

Como falamos, o full commerce é considerado um modelo de gestão, em que diferentes setores do comércio eletrônico podem ser terceirizados, com o objetivo de otimizar e profissionalizar as operações. As principais atividades que podem ser realizadas pelo full commerce são:

  • Planejamento: criação do plano de negócio e consultorias.
  • Administração: da gestão do e-commerce aos serviços de contabilidade.
  • Implantação: desde serviços de design da loja até a criação do site, blogs ou desenvolvimento do marketplace.
  • Marketing: criação e divulgação de campanhas e anúncios, assim como utilização de estratégias de Inbound Marketing e SEO (Search Engine Optimization - conjunto de técnicas para melhorar a posição de um site no Google e outros buscadores).
  • Operação: suporte e atendimento ao cliente, segurança digital, distribuição, embalagem, logística.

 Tem e-commerce? Saiba as 5 principais tendências para 2022.E muitas outras atividades, que dependem das necessidades de cada negócio e do que o mercado pode oferecer. Além disso, existem empresas de full commerce que oferecem diferentes serviços. Por isso, deve-se entender quais são as demandas do e-commerce para, então, contratar a solução ideal. Por exemplo, algumas empresas cuidam de setores específicos (como operacional e logística), enquanto outras oferecem o serviço de soluções integradas, em que se terceiriza mais de uma área. A solução do full commerce funciona, basicamente, como uma espécie de marketplace. Isso é possível através de operações integradas que auxiliam o empreendedor a monitorar os diferentes canais de vendas, enquanto reduz os gastos operacionais. O conceito de full commerce popularizou-se junto com o crescimento dos marketplaces, por suas vantagens tanto com o lojista quanto com o consumidor final. Se, por um lado, o empreendedor precisa se preocupar menos com questões operacionais, do outro, o cliente tem uma experiência positiva ao realizar as compras e receber seus produtos. Mas ao falar sobre isso, não podemos deixar de lado a solução do olist store: uma plataforma de tecnologia completa para ajudar os varejistas a aumentarem as suas vendas e serem mais competitivos. Quer saber mais?

Quais são as 5 vantagens do full commerce?

São muitos os desafios operacionais e de gestão que o empreendedor tem ao criar um comércio eletrônico.  Por isso, garantir que todas as atividades sejam feitas sem precisar constantemente ficar pensando nelas, mas que ainda sejam fáceis de serem monitoradas, é um dos principais benefícios de se contratar empresas de full commerce. Vamos entender um pouco mais sobre as vantagens desse modelo.

1. Monitoramento

Com o full commerce é possível monitorar suas operações de maneira mais fácil. Através dos dados gerados pela empresa terceirizada, é possível perceber o que tem dado resultado e onde precisa ser aprimorado no seu e-commerce. Exemplo, através do painel de controle você percebe que suas entregas estão sempre saindo com atraso. Isso é um sinal de que é uma falha entre o processamento do pedido e a notificação de que a compra foi aprovada. Ou ainda pode indicar que algum processo na separação dos pedidos pode estar em não conformidade.

2. Resolução de problemas

Não tem como resolver problemas sem antes saber que eles existem. Por conta disso, o monitoramento eficiente é tão importante, principalmente com as empresas de full commerce. Isso porque algumas questões que poderiam passar alheias ao lojista, podem ser notadas ao contar com uma gestão profissional do e-commerce. As empresas de full commerce normalmente contam com profissionais com conhecimento especializado em diferentes áreas, que podem tratar da execução dos processos com muito mais experiência. Quer saber mais sobre como mensurar e otimizar sua operação de vendas no varejo?  Baixe agora mesmo o kit grátis: Planilhas de Gestão Empresarial no Varejo.

3. Redução de custos

Muitos ainda têm dúvidas de por que terceirizar serviços ajuda o negócio a diminuir os custos. Mas a verdade é que a falta de conhecimento especializado em algumas áreas pode fazer com que os valores operacionais sejam muito mais altos. De estratégias de marketing e divulgação ao inventário do estoque, as companhias especializadas possuem o conhecimento para criar boas estratégias, sem impactar negativamente o bolso, inclusive ajudando a vender mais.

4. Aumento das vendas

Uma boa gestão do negócio com o full commerce pode fazer com que as vendas aumentem. Isso se dá por diferentes motivos, como otimização no marketing, criação de anúncios relevantes, simplificação do checkout de pagamento, gerenciamento inteligente do estoque e muito mais. Todas essas questões auxiliam na potencialização das vendas, sendo possível alcançar melhores resultados por meio da criação de estratégias personalizadas tanto para o e-commerce quanto para o público.

5. Melhora da experiência do cliente

Diferentes questões podem influenciar na experiência do cliente ao comprar um produto no e-commerce: do layout, responsividade da página, checkout transparente, frete grátis até o recebimento do pedido. Tudo isso faz parte do processo de vendas de um negócio e conquistar a satisfação do consumidor é uma das principais maneiras de fidelizar e encantar o cliente, fazendo com que ele compre novamente na loja ou, até mesmo, a divulgue a amigos e familiares. 

Afinal, como vender mais online?

Como vimos, vender online não precisa ser difícil. Pelo contrário, ao utilizar modelos, ferramentas e estratégias personalizadas, pensadas para o sucesso do negócio, é possível alcançar resultados positivos. Por isso, vender com o olist store é o melhor caminho para otimizar a gestão e aumentar as vendas. Unindo tecnologia e inteligência de mercado, a solução oferece todo o suporte necessário para que os lojistas obtenham resultados concretos rapidamente.

Como? 

  • Reputação nos marketplaces: maior loja dentro dos canais, e está entre os vendedores mais confiáveis. Isso significa alta visibilidade nos anúncios, podendo aumentar as vendas.
  • Construção de catálogo: serviço de moderação e otimização de catálogo, feito por especialistas.
  • Precificação de produtos: ferramenta de análise de competitividade.
  • Serviços logísticos: contrato exclusivo com Correios e operadores logísticos, garantindo preço competitivo, serviços de coleta e envios.
  • Gestão da operação: tudo dentro de um único painel – desde a entrada de novos pedidos ao recebimento financeiro.

Gostou de acompanhar o conteúdo? Que tal ampliar ainda mais seu conhecimento? Aproveite para descobrir como vender nos maiores varejistas online do Brasil! Além disso, inscreva-se na newsletter do olist e continue por dentro de conteúdos exclusivos que o ajudarão a ter uma loja de sucesso!

    post anterior
    Qual a importância de definir um nicho de mercado? Conheça os principais segmentos
    próximo post
    Como criar um plano de negócio para sua empresa?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.