Mulheres no e-commerce: conheça 4 inspirações de sucesso no ramo

Mulheres no e-commerce - Inspirações de sucesso no ramoPor muito tempo, o papel das mulheres no mercado de trabalho era visto como secundário, quase sempre ocupando cargos menos expressivos dentro de uma empresa. Com o desenvolvimento e a evolução da nossa sociedade, porém, esse cenário finalmente começou a ser modificado. Atualmente, a representatividade das mulheres no e-commerce é muito maior.

O que antes era visto com desconfiança e preconceito, como a gravidez, hoje se tornou um assunto mais natural. Assim, deixou de ser entendido como um impeditivo para que as mulheres ocupassem cargos mais altos, por exemplo. Apenas em 2019, uma revista de negócios colocou uma CEO grávida na capa de uma das suas edições. Uma evolução significativa, apesar da demora.

Conhecer as histórias de sucesso das mulheres no e-commerce é uma das maneiras de desmistificar preconceitos. Com isso, é possível focar o que realmente importa: a capacidade de cada uma delas em comandar um negócio. Que tal ficar por dentro das histórias de 4 inspirações de sucesso no ramo das vendas online? Continue a leitura deste artigo e tire as suas dúvidas!


Qual é o impacto e a importância das mulheres no e-commerce?


De acordo com um estudo divulgado pela Ipsos, 30% dos profissionais no Brasil não se sentem confortáveis com uma mulher em um cargo superior na hierarquia da empresa. Um número elevado, que mostra como ainda há um longo caminho a ser percorrido para alcançar a tão sonhada igualdade de gênero no mercado de trabalho.

Uma forma de caminhar em direção a esse objetivo é ouvir as histórias e lições de Jeff Bezos ou Elon Musk, por exemplo. Outra possibilidade é conhecer o papel de sucesso das mulheres no e-commerce. Afinal, um estudo da Grant Thornton mostra que a presença feminina em cargos de liderança nas empresas dos mais variados segmentos tem crescido.

De 2018 para 2019, o aumento foi de 12% em todo o mundo. No Brasil, os números são ainda mais promissores, com 93% das empresas indicando que mulheres ocupam posições de liderança em suas hierarquias. Isso representa um crescimento de 32% em relação ao ano anterior. Para facilitar o processo de acreditar no empreendedorismo, a presença das mulheres precisa ser cada vez maior.

4 exemplos de mulheres inspiradoras do e-commerce


Mas quem são as mulheres no e-commerce que têm se destacado? Como são as suas histórias de empreendedorismo👉 Veja 4 casos de profissionais que conseguiram superar desconfianças e preconceitos ao revelarem as suas capacidades para comandar negócios de sucesso!

1. Luiza Helena Trajano


O que era uma pequena rede de lojas no interior de São Paulo se tornou uma referência no e-commerce. Hoje, a Magazine Luiza está entre as principais marcas do varejo brasileiro. Uma das responsáveis por todo esse sucesso é Luiza Heleno Trajano, que começou a carreira em cargos mais baixos até chegar ao topo da empresa, como CEO.

Hoje presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, ela foi uma das pioneiras ao abraçar a importância do varejo digital e aplicar o conceito de omnichannel na prática. Com um foco em sempre aprimorar a experiência do consumidor, Luiza conseguiu revolucionar a sua área de atuação. Hoje, a empresa é uma das referências do setor.

2. Mary Kay Ash


Um dos principais nomes quando o assunto é o papel das mulheres no e-commerce é, sem dúvidas, o da norte-americana Mary Kay Ash. Ela foi pioneira em um período em que o mercado era dominado quase que exclusivamente pelos homens. Sua carreira como empreendedora começou quando a profissional perdeu uma promoção para um homem que ela mesma havia treinado.

Começou escrevendo um livro para ajudar as mulheres a conquistarem seu espaço no mercado ainda em 1963. No mesmo ano, abriu a Mary Kay Cosméticos, uma empresa com receita estimada em US$ 3,5 bilhões. Sempre acreditando no empoderamento das mulheres e inspirando outras a seguirem o mesmo caminho, é considerada uma das maiores empreendedoras da história.

3. Ana Lúcia Fontes


Mesmo trabalhando em um cargo executivo em uma grande empresa brasileira, Ana Lúcia Fontes não estava satisfeita com o que fazia. Demitiu-se do cargo para ter o tempo de encontrar uma nova paixão. Em 2010, enquanto participava de um curso voltado para mulheres empreendedoras, criou a Rede Mulher Empreendedora (RME).

Essa plataforma inovadora busca incentivar, ajudar, capacitar e orientar empreendedoras brasileiras. Em 2017, criou o Instituto RME, com o foco em mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade. Hoje, é uma referência para qualquer uma que deseje iniciar ou desenvolver o próprio negócio, promovendo uma maior visibilidade do trabalho das mulheres no mercado.

4. Zica Assis


Contrariando uma cultura voltada para a mulher ocidental europeia, uma babá e faxineira resolveu mudar o mercado quando foi obrigada a alisar os seus fios cacheados para conseguir um emprego. Insatisfeita com essa imposição da sociedade, Zica Assis resolveu estudar para se tornar cabeleireira. O objetivo era encontrar uma fórmula voltada para os cabelos crespos, cacheados e ondulados.

Com essa fórmula em mãos, fundou o Instituto Beleza Natural, em 1993, ainda um modesto salão no Rio de Janeiro. O sucesso foi tanto que, em apenas dois anos, já realizou a expansão do negócio com dois novos estabelecimentos. Hoje, a empresa já está presente nas principais capitais brasileiras e deu início ao projeto de expansão internacional.

Qual é o papel da inspiração para criar trajetórias de sucesso?


Uma das maneiras de conseguir se destacar em um mercado tão competitivo é conhecer histórias inspiradoras. Dessa forma, você será capaz de traçar a sua própria trajetória de sucesso.

Ao entender mais sobre os obstáculos que tiveram de ser superados por essas mulheres no e-commerce, você terá mais clareza sobre as suas possibilidades. Se elas superaram tantos desafios, por que você não pode fazer o mesmo? Inspire-se, organize-se e comece a empreender!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as histórias de sucesso dessas mulheres , que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos e outros profissionais do mercado? Divulgue-o em suas redes sociais e ajude a impactar ainda mais pessoas!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    App para máquina de cartão: o que é e quais as vantagens de utilizar?
    próximo post
    Metas SMART: como usar para aumentar as vendas?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.