Mercado Envios Flex: saiba tudo sobre as entregas rápidas do Mercado Livre

Mercado Envios Flex: saiba tudo sobre as entregas rápidas do Mercado LivreUma das mais recentes novidades anunciadas pelo Mercado Livre é o programa Mercado Envios Flex. O novo projeto, que deve ser lançado este ano, promete realizar entregas em até 24 horas para clientes do marketplace. O serviço tem o objetivo de otimizar o processo logístico de envios, diminuindo o prazo de entrega e aumentando a satisfação de consumidores e lojistas.

Confira a seguir todos os detalhes sobre o programa!

Como vai funcionar o Mercado Envios Flex


Recentemente, o Mercado Livre anunciou uma nova solução logística para os lojistas do marketplace: o programa Mercado Envios Flex propõe entregas rápidas, até 24 horas após os produtos serem adquiridos. A novidade ainda está em fase de testes, mas deve ser lançada este ano, inicialmente em São Paulo.

Com o programa, os vendedores parceiros do marketplace ganham flexibilidade para utilizar outras modalidades logísticas para o envio dos produtos. Ou seja, será possível realizar entregas de carro, moto, bicicleta ou a pé, caso o cliente esteja em uma região próxima ao lojista.



A contratação de serviços logísticos alternativos se dará por meio de um aplicativo, de uso exclusivo dos entregadores. O processo para utilizar o Mercado Envios Flex será o seguinte:

  1. O cliente seleciona a opção de entrega expressa durante a finalização da compra.

  2. O lojista gera uma etiqueta com QR Code específica para o envio por meio do Mercado Envios Flex.

  3. Vendedor e entregador definem de que maneira será feito o transporte.

  4. A partir da leitura do código QR, o início da operação de entrega é registrado no aplicativo.

  5. O consumidor pode conferir o rastreamento do produto acessando a conta no Mercado Livre – ficarão disponíveis informações como horários de saída e chegada da mercadoria.


Como forma de incentivar a adesão ao Mercado Envios Flex, os produtos que oferecerem essa modalidade de entrega ganharão destaque no site do Mercado Livre. No entanto, ainda não há data exata para o lançamento do programa nem previsão de quais cidades serão contempladas por ele posteriormente. O custo do serviço para os clientes também não foi divulgado pela empresa, por enquanto.

O programa pretende revolucionar as entregas no Mercado Livre


A proposta central do novo serviço do Mercado Livre é dar mais autonomia e flexibilidade aos lojistas em relação às entregas dos produtos vendidos. Em resumo, ele pretende melhorar a experiência de compra no marketplace, evitando atrasos nas entregas e extravios de encomendas.

No entanto, as vantagens do Mercado Envios Flex vão muito além disso. Ao mesmo tempo em que supera problemas logísticos de grandes centros urbanos, como São Paulo, a novidade permite que os vendedores não fiquem tão dependentes dos Correios e que as entregas ganhem agilidade.

Por meio da tecnologia, o programa pretende evitar atrasos e extravios nas entregas e melhorar a experiência de compra em um dos maiores marketplaces do Brasil. Com isso, as lojas parceiras conseguirão otimizar a performance de vendas, e os clientes ficarão muito mais satisfeitos.

Outra novidade: pagamento por QR Code em lojas físicas


O Mercado Livre também lançou uma novidade relacionada ao Mercado Pago. A fintech do marketplace está implementando o QR Code como meio de pagamento em lojas físicas. A tecnologia, que já é bastante utilizada em outros países, tem o objetivo de beneficiar os usuários do Mercado Livre e facilitar as transações comerciais.

Na prática, qualquer usuário do Mercado Livre – seja pessoa física ou estabelecimento comercial – pode receber pagamentos por meio de um QR Code de identificação. Para fazer a leitura do código dos lojistas, o consumidor deve instalar no smartphone o aplicativo do Mercado Livre ou do Mercado Pago.

Mercado Envios Flex: saiba tudo sobre as entregas rápidas do Mercado Livre
Modo de pagamento por QR Code. | Reprodução: site do Mercado Pago.


O pagamento é realizado de duas maneiras: ou a partir do saldo da conta do usuário no Mercado Pago ou por meio de um cartão de crédito associado ao cadastro. De acordo com o Mercado Pago, até março de 2019 não será cobrada nenhuma taxa de processamento pelas transações.

Atualmente, mais de 12 mil estabelecimentos brasileiros já aderiram ao programa. Se você também quer participar, acesse o site do Mercado Pago por meio deste link e crie o seu QR Code gratuitamente.

Este conteúdo foi útil? Aproveite para saber mais sobre a nova taxa dos Correios sobre encomendas internacionais!
    post anterior
    Biblioteca do Vendedor de Marketplace: seja um especialista em vendas online!
    próximo post
    Grandes Listas Olist: melhores relógios para vender na Black Friday!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.