O que é Mercado Envios Full e como o serviço funciona?

O que é Mercado Envios Full e como o serviço funciona?

A terceirização de atividades como o fullfilment é um movimento cada vez mais comum no e-commerce, pois, além de reduzir custos, ajuda a agilizar a operação. Esse modelo já é amplamente adotado fora do país, como nos Estados Unidos e China, e também começa a ganhar escala no Brasil. Um bom exemplo é o Mercado Envios Full, o mais novo serviço logístico oferecido pelo Mercado Livre.

Complementar aos já existentes programas Mercado Envios e Mercado Envios Coletas, o Mercado Envios Full é responsável por todas as etapas do processo logístico dos vendedores, desde o armazenamento de produtos até o atendimento pós-venda.

O programa permite aumentar as vendas sem perder a qualidade da operação. Com ele, você terá um espaço exclusivo dedicado ao seu estoque e não precisará mais se preocupar com problemas relacionados a embalagens, postagem dos produtos e chamados do consumidor final. Acompanhe este post até o fim para conhecer todas as particularidades do serviço.


Como funciona o Mercado Envios Full?


Depois de anunciar os produtos no canal, você deve enviá-los ao depósito da empresa, que se responsabilizará por armazenar, monitorar e assegurar as mercadorias. Ou seja, o seu estoque ficará no depósito do Mercado Livre.

O centro de distribuição está localizado na cidade de Louveira, a 60km do centro de São Paulo e, para garantir a segurança dos milhares de produtos mantidos pela empresa, o espaço não está aberto a visitações.

Sempre que uma compra for efetivada, o Mercado Livre vai empacotar o pedido com uma embalagem exclusiva, já inclusa no serviço oferecido, e postar ao consumidor em até 24h, seja pelos Correios ou transportadoras parceiras.

Por fim, a empresa também atende aos chamados e reclamações abertas pelos consumidores no pós-venda. Suas principais responsabilidades como vendedor são manter o estoque abastecido e criar anúncios de qualidade.

Como usar o Mercado Envios Full?


O programa foi lançado há pouco tempo e ainda está em fase de testes por um seleto grupo de vendedores. Se você também deseja utilizar o serviço, deve abrir uma filial da sua empresa dentro do centro de distribuição do Mercado Livre, fazer um rápido cadastro neste site enquanto seu perfil estiver logado e aguardar o retorno do marketplace.

Há algumas particularidades para quem usa o serviço logístico. Você deve, por exemplo, emitir notas fiscais de transferência e fazer a gestão de compras pelo painel do Mercado Envios Full. Além disso, os produtos não podem ultrapassar 200 cm de dimensão e o peso máximo permitido é 30 kg, medidas aceitas pelos Correios.

Até junho de 2018, o Mercado Envios Full será gratuito, assim como o frete das compras acima de R$ 120, que será subsidiado pelo canal. O marketplace ainda não divulgou informações sobre valores para utilizar o serviço ou custos de frete após esse período.

O que é Mercado Envios Full e como o serviço funciona?

Vale a pena usar o Mercado Envios Full?


Se você recebe um expressivo volume de pedidos e conta com uma equipe enxuta, vale a pena testar o Mercado Envios Full como uma alternativa para não perder o ritmo. Além de otimizar custos, o lojista que usa o serviço logístico também ganha na agilidade de envio. Combinados, esses fatores impactam na visibilidade dos anúncios e na conversão em vendas, criando um círculo virtuoso.

Algumas recomendações para que a solução operacional criada pelo Mercado Livre seja eficaz para sua loja são apostar em produtos de curva AAA, ou seja, produtos com alta demanda nos marketplaces (pelo menos 10 vendas mensais e com preço superior a R$ 35), e abastecer o centro de distribuição com mercadorias para até 45 dias de estoque.

Para os próximos anos, a tendência é que o fullfilment terceirizado ganhe espaço no Brasil, mas mesmo assim é válido lembrar que essa não é a única estratégia. As lojas podem operar com estoque próprio ou em um modelo híbrido, principalmente se a operação for multicanais (e-commerce próprio, outros marketplaces), já que nesse caso ainda será necessário fazer fullfilment.

Ficou com alguma dúvida sobre o Mercado Envios Full? Compartilhe nos comentários! E não deixe de conferir estas 6 dicas úteis que separamos para você vender mais no Mercado Livre.

[signup_form]
    post anterior
    Grandes Listas Olist: especial produtos de bebês para revenda!
    próximo post
    B2W Entrega e B2W Fulfillment: o que é e como utilizar?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.