Como vender mais artigos esportivos: seja referência nesse segmento!

Como vender mais artigos esportivos: seja referência nesse segmento!O comércio de artigos esportivos tem um alto potencial de negócio no Brasil e é uma ótima opção para os lojistas que desejam se destacar nas vendas online. Um das razões para isso é o fato de os esportes estarem presentes no cotidiano da maioria dos brasileiros, seja por meio da academia, do futebol, das lutas de UFC ou de qualquer outra atividade física. 

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a indústria esportiva movimenta cerca de R$ 67 bilhões por meio de confederações, associações, ONGs e outros serviços. Para se ter ideia do potencial, só o mercado fitness gera uma receita de R$ 8 bilhões no Brasil – 0,13% do PIB do país –, conforme informações da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA). 

Pensando nisso, nós preparamos este post especial com dicas imperdíveis para você ter um bom desempenho nas vendas de artigos esportivos e se tornar referência nesse assunto. Acompanhe o texto a seguir e não deixe de colocar as técnicas em prática. Boa leitura!

Como vender mais artigos esportivos

Defina uma estratégia de negócio

Para ser bem-sucedido nos negócios, você deve ter planejamento e dedicação. Lojistas que não têm uma estratégia comercial bem definida ficam expostos a mais problemas e acabam desistindo nas primeiras dificuldades. 

Por isso, avalie quais são os objetivos, o público-alvo e o modo de operação da sua loja para ter mais foco e previsibilidade. Nesse sentido, trabalhar com um nicho específico do mercado de artigos esportivos pode ser uma boa estratégia – você pode se especializar em produtos fitness, por exemplo. 

Outro ponto de atenção é a precificação dos seus produtos: coloque os custos na ponta do lápis para ter maior controle sobre a margem de lucro e, assim, manter as finanças em dia. Por fim, monte um cronograma de ações para se antecipar a datas comerciais importantes, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Natal etc. Assim, você terá tempo para divulgar campanhas de marketing, preparar o estoque e otimizar a performance de envio da sua loja.

Invista em portfólio de qualidade

Um fator importante em relação à venda de itens esportivos é a qualidade do portfólio. Trabalhar com marcas confiáveis é fundamental para garantir a segurança do cliente e oferecer produtos de alta durabilidade. 

Por isso, investir em revenda é um bom caminho para ganhar visibilidade no mercado. Além de poupar gastos de produção, você aproveita a reputação de marcas já consagradas. No fim do post, listamos algumas empresas que vendem produtos esportivos por atacado. Valorize também a variedade do portfólio: quanto mais itens à venda, maiores as fontes de faturamento. 

Você pode ser especializado em um nicho específico do mercado esportivo – focar em futebol, por exemplo – ou ter um negócio mais abrangente, com produtos voltados a todo tipo de prática esportiva. Veja, a seguir, algumas opções de artigos esportivos que a sua loja pode vender:

  • Tênis e chuteiras
  • Camisetas
  • Uniformes
  • Coletes
  • Mochilas e bolsas para atletas
  • Bolas
  • Bombas para inflar bolas
  • Raquetes
  • Luvas de goleiro e de boxe
  • Joelheiras
  • Pesos para musculação
  • Colchonetes
  • Cones
  • Troféus
  • Óculos e toucas para natação
  • Artigos para piscina
  • Cordas
  • Pranchas de surfe
  • Skates
  • Acessórios de escalada
  • Acessórios de pesca
  • Barracas para acampamento
  • Suplementos

Faça boas promoções

Nada melhor do que bons descontos para cativar o público e impulsionar o faturamento da loja. Fazer ações promocionais periodicamente gera inúmeras vantagens aos lojistas, como as que listamos a seguir:

  • Movimentação de estoque parado
  • Atração de novos consumidores
  • Melhoria da taxa de conversão
  • Aumento do ticket médio das compras
  • Fidelização dos clientes antigos

E quando falamos em ações promocionais não nos referimos apenas a descontos tradicionais, relacionados a mercadorias individuais. Para se destacar da concorrência, você pode dar brindes, oferecer descontos progressivos, montar kits de produtos, criar um programa de fidelidade, entre várias outras ações – basta usar a criatividade

Acesse este post e saiba como fazer uma queima de estoque irresistível. Mas, claro, também é preciso ter planejamento para oferecer tais benefícios sem afetar as finanças da empresa. 

Entenda qual é a margem de lucro sobre cada produto e, só depois disso, avalie qual desconto pode ser oferecido nas mercadorias. Pense também na divulgação das promoções de modo a impulsionar o alcance das ofertas ao maior número de pessoas possível.

Fortaleça a reputação da loja

A reputação das lojas é elemento decisivo no comércio online. Dificilmente o cliente comprará de empresas que têm reputação ruim, não é mesmo? Esse fator é ainda mais relevante quando o assunto é venda de artigos esportivos, já que muitos produtos se relacionam com o bem-estar e a segurança dos clientes – suplementos, tênis e equipamentos esportivos são só alguns dos exemplos. 

Pensando nisso, tenha extrema atenção com a experiência do cliente e esforce-se ao máximo para que os consumidores fiquem satisfeitos com o atendimento da sua loja – neste post apresentamos técnicas relacionadas a bom atendimento. Uma maneira de medir a satisfação do público é acompanhar os comentários e as avaliações de compra nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. 

E se você quiser intensificar ainda mais o carinho dos consumidores pela sua marca, invista em uma unboxing experience de qualidade. Essa prática, que diz respeito ao ato de abrir a embalagem do produto, tem ganhado destaque no Brasil e no mundo. Monte embalagens caprichadas, com recados de agradecimento e essências borrifadas, para oferecer ao cliente uma experiência agradável e marcante.

Aproveite datas relevantes e participe de eventos

O mundo dos esportes é marcado por datas relevantes, como campeonatos, olimpíadas e outros tipos de competições. Com base nisso, recomendamos que você fique de olho no calendário para criar campanhas promocionais temáticas e impulsionar as vendas durante esses períodos. 

Dependendo do público-alvo da sua loja, é possível focar em marcos específicos de determinados esportes – campeonatos de skate, competições de surfe, lutas do UFC etc. No entanto, essas ações são mais pontuais, já que são focadas em segmentos de nicho. 

Por outro lado, eventos como a Copa do Mundo têm um potencial de negócio muito maior porque mobilizam uma grande parcela da população. 

Mais uma sugestão é participar de eventos e feiras relacionados ao mercado esportivo. Essa é uma forma eficaz de você divulgar a sua marca, acompanhar as tendências do mercado e fazer networking com outros profissionais da área. Alguns encontros mais conhecidos do segmento são: Brasil Trading Fitness Fair, Adventure Sports Fair, Expo Nutrition e URB 360.

Ingresse em marketplaces

Se você acompanha as tendências do e-commerce, já deve saber que os marketplaces são ótimas opções para quem quer ganhar visibilidade nas vendas pela internet e alcançar um público-alvo mais abrangente. Esses canais, que estão em expansão no Brasil, funcionam como shopping centers online, contam com diversos lojistas e recebem milhões de visitantes mensais. 

Além das vantagens que acabamos de citar, vender em mercados online custa bem menos do que por e-commerce próprio – a divulgação das ofertas e a manutenção da plataforma, por exemplo, são por conta do canal. Por essas razões, estar presente em tais canais é uma estratégia interessante para lojistas do segmento esportivo. 

O caminho mais prático para ingressar nos maiores varejistas online brasileiros é o olist, a maior loja de departamentos dos marketplaces. Nós estamos presentes em 10 canais de venda, já contamos com mais de 4.500 parceiros e oferecemos aos lojistas uma estrutura de alta tecnologia para gestão das vendas. Clique aqui para saber mais sobre o trabalho do olist e participe da nossa seleção de lojistas!

Onde comprar produtos esportivos no atacado

Preparamos uma lista com empresas que vendem artigos esportivos por atacado. Confira os sites e lembre-se de que você também pode encontrar mercadorias desse segmento em regiões comerciais, como a 25 de Março e o Brás, em São Paulo (SP). 

Conclusão: fature mais vendendo artigos esportivos!

O comércio de artigos esportivos é uma excelente fonte de renda para os empreendedores. Além de ser bastante representativo no Brasil, esse mercado é abrangente e engloba diversos segmentos – o fitness é um dos que mais está em expansão atualmente. 

Nesse cenário, a venda de artigos de esporte é uma boa estratégia para quem está começando a vender agora ou quer aumentar o faturamento. Entretanto, alcançar o sucesso comercial em meio a tantos concorrentes exige dedicação e visão estratégica. Montar um portfólio caprichado, ter preços competitivos, oferecer bom atendimento ao público e ter uma operação agilizada são só alguns dos fatores necessários para se destacar nesse mercado. 

As dicas que listamos neste post têm o intuito de ajudar você em tal processo de desenvolvimento. Coloque-as em prática agora mesmo e tenha uma performance otimizada, atraia mais clientes e turbine as vendas. E, claro, conte com o olist para o que precisar! 

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir nossas dicas de ideias e frases para atrair clientes!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Onde e como vender produtos de Pet Shop na internet? 6 dicas imperdíveis!
    próximo post
    [Webinar] Trade Marketing Digital para e-commerce: essa estratégia pode ajudar a sua loja!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.