Como vender mais bolsas: dicas para aumentar as vendas da sua loja virtual!

Como vender mais bolsas: dicas para aumentar as vendas da sua loja virtual!Vender bolsas pela internet tem se revelado um excelente e lucrativo nicho de negócio no Brasil. O acessório já faz parte da rotina da maioria das mulheres e está conquistando popularidade também entre os homens. Mais do que facilitar o transporte de objetos, ele se tornou artigo de estilo e item colecionável.

Se você está querendo entrar nesse segmento, saiba que esta é uma ótima oportunidade de a sua loja vender mais e melhor. Conforme aponta o estudo Indústria: couro e calçados, realizado pelo Sebrae em 2017, as bolsas estão em quarto lugar no quesito produtos de moda mais comprados no e-commerce, logo atrás de roupas, calçados e acessórios.

Por ter um alto potencial, esse mercado está ficando mais concorrido. No entanto, isso não é razão para desânimo: há estratégias que podem fazer você se destacar dos concorrentes e se tornar referência no comércio de bolsas. Confira a seguir sete dicas especiais que separamos para você aumentar o faturamento da sua empresa!



Dicas para vender bolsas pela internet


1) Tenha planejamento


Independentemente do setor de atuação, ter planejamento é essencial. O lojista deve entender o contexto de mercado, identificar as oportunidades disponíveis e definir metas consistentes para o negócio. Somente assim, ele conseguirá criar estratégias eficientes, que garantirão o desenvolvimento da empresa de forma sustentável e positiva.

Falando do segmento de bolsas em específico, é importante levar em conta alguns aspectos antes de efetivamente começar a vender esse tipo de produto. Um deles é a definição do público-alvo que a empresa deseja atender e do portfólio que será colocado à venda.

Com isso em vista, será mais fácil fazer a precificação correta dos produtos. Esse fator é relevante porque influencia a competitividade da empresa, o posicionamento dos anúncios nos buscadores e a taxa de conversão de clientes. Confira mais detalhes no nosso infográfico sobre métodos de precificação.

2) Venda modelos variados e exclusivos


Como explicamos no início do texto, as bolsas se tornaram artigos de moda e estilo para muitas pessoas. Nesses casos, o design e a exclusividade dos produtos são muito importantes, mas é a qualidade das mercadorias que realmente garante a fidelização dos clientes. Portanto, recomendamos que você tenha esse fator sempre em mente.

Uma boa estratégia para conquistar o público é investir em um portfólio diversificado. Quando o assunto é bolsas, a variedade de opções é um grande diferencial. Por isso, ofereça modelos para diferentes ocasiões e perfis de clientes – lembre-se de que homens também estão incorporando bolsas e pastas ao guarda-roupa.

Se você produz as suas próprias bolsas, melhor ainda! Apesar de ser um processo mais trabalhoso e detalhado, isso significa mais exclusividade para o seu cliente – só na sua loja ele encontrará tais modelos de acessórios – e destaque frente aos concorrentes.

3) Trabalhe com revenda


Trabalhar com revenda de bolsas é uma boa estratégia para aqueles que não fabricam as próprias mercadorias e para quem está entrando no segmento agora. Isso acontece porque, ao comprar em quantidade, o lojista diminui os gastos de aquisição dos produtos e consegue aumentar a margem de lucro.

Outra vantagem diz respeito à revenda de produtos de marcas conhecidas: esse tipo de ação é interessante devido à reputação consistente dessas empresas – o lojista não precisa divulgar os produtos do zero porque o público já conhece as marcas. Nesse sentido, importar ou comprar bolsas de marca para revendê-las pode ser muito lucrativo.

Porém, é preciso ter atenção com a qualidade das mercadorias e com as condições oferecidas pelos fornecedores. Para evitar erros relacionados a isso, pesquise bastante sobre o segmento e se torne um expert em bolsas. Saiba quais são as tendências de mercado e avalie quais são os materiais e modelos mais indicados para o perfil de cliente da sua loja.

4) Faça promoções e ofereça brindes


Quando se trata de comércio, uma coisa é certa: o público adora boas promoções. Pensando nisso, crie campanhas promocionais regularmente e ofereça descontos e vantagens interessantes para os consumidores. Estratégias desse tipo são importantes para a loja atrair clientes, aumentar as vendas e melhorar a taxa de conversão.

Realize ações promocionais com abordagens diferenciadas. Você pode, por exemplo, oferecer descontos progressivos ou montar kits de mercadorias para aumentar o tíquete médio da compra. Dar brindes, como cintos ou itens relacionados, também é uma estratégia interessante para o aumento da taxa conversão. Só não se esqueça de avaliar a viabilidade das promoções para não prejudicar as finanças da empresa.

Outra dica para impulsionar ainda mais as promoções é aproveitar datas especiais e períodos importantes para o comércio, como Dia das Mães, Natal e Black Friday. Nessas épocas, crie campanhas temáticas, ofereça bons descontos, dê brindes e faça sorteios, por exemplo. Dessa forma, você conseguirá conquistar a atenção do público e zerar os estoques da sua loja.

5) Capriche na divulgação


Uma boa divulgação é essencial para que a empresa conquiste mais visibilidade e alcance novos públicos. Por isso, capriche nas campanhas de comunicação da sua loja. Uma das maneiras mais práticas e baratas de fazer isso é utilizar as redes sociais: crie perfis em diferentes mídias e mantenha uma regularidade de postagens. Comece pelos principais canais, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Ao divulgar os produtos na internet, preze pela qualidade dos anúncios e capriche nas imagens – poste fotos das bolsas sendo usadas, combinando com os looks. No caso de e-commerces e marketplaces, ter cadastros completos é ainda mais importante para que a loja fique bem posicionada nos buscadores. Para isso, dedique atenção especial a títulos, descrições e fotos.

Outra estratégia indicada é investir em mídia paga, como Facebook Ads e Google Ads. Esse tipo de publicidade pode trazer bons resultados ao impulsionar os anúncios dos produtos da sua loja. Por fim, participe de eventos e encontros relacionados ao segmento de bolsas, acessórios e moda. Com isso, você conseguirá fazer networking e divulgar ainda mais a marca.

6) Fortaleça a reputação da loja


Esta dica se relaciona diretamente com a anterior: quanto melhor for a reputação da loja, maior será a divulgação feita no boca a boca. Lembre-se: clientes satisfeitos tendem a se tornar promotores da marca. Frente a isso, tente oferecer a melhor experiência de compra possível ao consumidor.

O primeiro passo para conquistar uma boa reputação é, obviamente, oferecer produtos de qualidade e um atendimento eficiente. Seja atencioso e interaja com o público, respondendo às dúvidas e às reclamações. Além disso, não se esqueça de prezar pela gentileza – não seja grosseiro em hipótese alguma – e pela gramática correta na comunicação.

Para medir o nível de satisfação do público, peça para que os consumidores façam avaliações da compra – envie e-mails ou recados na embalagem solicitando o feedback. Acompanhe também os reviews dos clientes nas redes sociais e em páginas como o Reclame Aqui. A partir disso, você conseguirá identificar os aspectos em que a loja está bem ou precisa melhorar.

7) Venda em marketplaces


Ingressar em marketplaces é uma excelente oportunidade para quem deseja aumentar as vendas e conquistar espaço no comércio eletrônico. Os mercados online funcionam como shopping centers e permitem que milhares de lojistas compartilhem a mesma “vitrine”, em troca do pagamento de uma comissão.

Conforme revela a 37ª edição da Webshoppers, os marketplaces foram responsáveis por 30% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2017, que chegou a R$ 47,7 milhões. Ou seja, esses canais de venda têm um enorme potencial de venda. Algumas das vantagens de vender nos mercados virtuais são a redução de custos, o aumento da margem de lucro, a diversidade de produtos e a alta visibilidade.

Se você ainda não vende nesses canais, o Olist pode ser a solução ideal para o seu negócio. Nós somos a maior loja de departamentos dos marketplaces e ajudamos os lojistas a terem um bom desempenho nos principais sites brasileiros, como Mercado Livre, Americanas, Ponto Frio e outros. Participe agora mesmo da seleção de lojistas do Olist e conte com a nossa alta reputação para aumentar as vendas da sua loja!

Bônus: onde comprar bolsas no atacado


A seguir, listamos alguns sites que vendem bolsas por atacado. Lembre-se de que também é possível comprar grandes quantidades de mercadorias em regiões comerciais conhecidas, como a 25 de Março e o Brás, em São Paulo (SP). Confira a lista:


Conclusão: o mercado de bolsas é um grande nicho de negócio!


O mercado de bolsas tem um grande potencial e deve se expandir ainda mais nos próximos anos. Como explicamos neste texto, vender tal tipo de acessório pela internet pode ser uma excelente oportunidade de aumentar o faturamento da sua loja.

Porém, é preciso ter planejamento e muita dedicação. Estude o segmento a fundo e defina bem os objetivos do seu negócio. Além disso, trabalhe com produtos de boa qualidade e que sejam comercialmente competitivos, com preço acessível e variação de modelos, por exemplo.

Seguindo as dicas que listamos neste post, será muito mais fácil conquistar espaço no mercado de bolsas brasileiro e cativar o público com a sua marca. E lembre-se: você pode contar sempre com a ajuda do Olist para vender nos principais marketplaces brasileiros e otimizar ainda mais o desempenho do seu negócio!

Gostou das dicas? Então confira também como vender mais cosméticos pela internet.
    post anterior
    Kit do anúncio ideal nos marketplaces: download grátis!
    próximo post
    Semana Financeira do E-commerce: saiba TUDO sobre o evento!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.