Onde e como vender produtos de Pet Shop na internet? 6 dicas imperdíveis!

Onde e como vender produtos de Pet Shop na internet

As pessoas têm se preocupado cada vez mais com o bem-estar de seus bichos de estimação e, por essa razão, estão investindo em produtos de pet shop de maior qualidade. 

Não à toa, o mercado de itens da categoria movimentou R$ 46,5 bilhões no primeiro trimestre de 2021 – crescimento de 13,8% em relação ao ano anterior –, de acordo com as estimativas do Instituto Pet Brasil.

Por conta de tamanho potencial, o segmento de venda de artigos para animais está ficando mais concorrido. Mas isso não é motivo para desmotivação. Afinal, com planejamento, dedicação e estratégias eficientes, você pode consolidar a sua marca e ocupar as primeiras posições nesse mercado.

Pensando nisso, nós separamos seis dicas imperdíveis para você impulsionar o faturamento do seu negócio a partir do investimento no e-commerce. Confira as sugestões, coloque-as em prática e boas vendas!

Dicas para vender produtos de Pet Shop pela internet


1) Tenha planejamento


Ter um planejamento bem estruturado é crucial para todo lojista que deseja ser bem sucedido no comércio de produtos de Pet Shop. 

Esse segmento está em expansão no Brasil e, por essa razão, a concorrência tende a aumentar. Frente a isso, recomendamos que você tenha clareza ao definir os objetivos da sua loja.

Alguns dos pontos a serem considerados no processo de planejamento são: 

  • O público-alvo da empresa – idade, localização e classe social, por exemplo 

  • Os canais de vendas e atendimento – e-commerce próprio, marketplaces, loja física, entre outros 

  • O portfólio e catálogo de produtos, sobre o qual falaremos mais adiante

  • A precificação das mercadorias


Organize um cronograma com ações para curto, médio e longo prazo para o negócio. Além disso, defina uma identidade visual e de comunicação para a marca e invista em campanhas de marketing para a divulgação. Ações como essas ajudarão você a atuar com mais foco e visão estratégica.



2) Monte um portfólio variado


Conforme comentamos no tópico anterior, é importante dedicar uma atenção extra ao portfólio da loja. Trabalhar com produtos de qualidade e que estejam entre os favoritos do público dá mais visibilidade e autoridade à marca, além de estimular o aumento das vendas. 

Por isso, sugerimos que você pesquise a concorrência para identificar quais itens têm maior potencial no segmento de produtos de Pet Shop.

Uma das estratégias que você pode adotar é investir na diversidade de mercadorias, incluindo itens de várias categorias para cães, gatos, animais de maior porte etc. 

Dependendo dos objetivos comerciais da sua loja, você pode abranger de rações a medicamentos veterinários no seu catálogo. Outra opção é trabalhar com produtos personalizados, como roupinhas e brinquedos exclusivos.

A seguir, listamos algumas sugestões de itens para Pet Shop que você vender na sua loja:

  • Ração

  • Petiscos

  • Coleiras e guias

  • Brinquedos

  • Roupinhas

  • Lacinhos e acessórios

  • Tapetes higiênicos

  • Fraldas

  • Shampoos e condicionadores

  • Remédios (vermífugos, antipulgas etc.)

  • Potes para água e ração

  • Casinhas

  • Rasqueadeiras e escovas

  • Arranhadores para gatos

  • Caixa para transporte

  • Focinheiras

  • Colares Elizabetanos


Se você precisa de um suporte para diversificar e otimizar estrategicamente o seu catálogo de produtos, ferramentas como o olist store podem te ajudar nesse processo. Com store, você ganha destaque nos maiores marketplaces do Brasil, incluindo Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e muitos outros. Saiba mais em nosso site!



3) Trabalhe com revenda


Se você está entrando no segmento de itens para animais de estimação agora, o caminho mais indicado é trabalhar com revenda. Ao comprar mercadorias em quantidade, por exemplo, o lojista: 

  • Reduz os custos 

  • Reforça o estoque 

  • Evita preocupações com a fabricação dos próprios produtos


Além disso, pode aproveitar a reputação de grandes marcas, já reconhecidas no mercado, diminuindo gastos com divulgação.

Preze sempre pela qualidade dos produtos e fique atento à procedência das mercadorias. Tenha também em vista a preocupação de garantir a segurança, o conforto e o bem-estar dos animais e também dos donos dos pets. 

Para tanto, selecione fornecedores confiáveis, especialmente, aqueles que ofereçam bons produtos a um preço acessível, como um outlet Pet Shop com itens de fábrica.

No fim deste post, preparamos um bônus com diversas empresas que podem ajudar você!

4) Faça boas promoções


Não há dúvidas de que bons descontos atraem clientes e impulsionam as vendas. Pensando nisso, criar ações de promoção para Pet Shop com frequência ao longo do ano é uma ótima tática para conquistar mais destaque nesse segmento. 

Mas, claro, lembre-se sempre de respeitar o orçamento da sua loja e agir com planejamento para não ter prejuízos financeiros.

Aproveite as tendências de mercado e datas especiais, como a Black Friday, para fazer promoções, dar descontos progressivos e distribuir brindes. 

Mais uma dica para atrair um maior número de consumidores é oferecer descontos em kits de produtos – com isso, você conseguirá girar o estoque e aumentar o ticket médio das compras.

Além de aumentar as vendas, as promoções incentivam a fidelização de clientes, que passam a fazer compras recorrentes. 

Para incentivar tal comportamento, a sua loja pode criar um programa de fidelidade, oferecendo vantagens aos clientes mais antigos. Um exemplo: a cada X compras, o consumidor ganha X% de desconto no valor final do pedido ou recebe um brinde exclusivo.

5) Participe de eventos do segmento


Marcar presença em eventos relacionados ao comércio eletrônico e, principalmente, ao mercado de Pet Shop é de grande importância para as lojas que desejam ganhar mais visibilidade. 

Afinal, esses encontros permitem que o vendedor acompanhe as tendências de mercado, faça networking com outros profissionais do ramo e divulgue a marca e os produtos próprios.

Dessa forma, recomendamos que você participe de feiras do segmento e fique sempre atento aos lançamentos da área. Alguns exemplos de encontros da categoria de produtos de Pet Shop são os seguintes: PETSA (Pet South America), Feira SuperPet, FeiPet e Amigos Pet Brasil.

Vale lembrar que marcar presença em feiras de adoção é uma forma de divulgar ainda mais a loja e estreitar os laços com o público.

6) Venda em marketplaces


Os marketplaces funcionam como shopping centers virtuais, nos quais milhares de lojistas podem anunciar suas mercadorias e vendê-los a clientes de diferentes regiões do país. 

Esses mercados online, que atendem a diversos nichos, são ótimos canais de venda porque têm um tráfego alto e qualificado em tempos de transformação digital

Outro benefício é o custo relativamente baixo em relação a um e-commerce próprio, por exemplo.

Tendo em vista esses benefícios, é mais do que indicado que a sua loja ingresse nos marketplaces para vender produtos de Pet Shop 24h e para todas as regiões do país

Além de exibir os seus produtos a um grande número de visitantes, você poderá alcançar um público abrangente e diversificado gastando pouco com divulgação. Outra estratégia eficiente é investir na diversificação de canais, por exemplo: 

  • Marketplaces 

  • E-commerce próprio

  • Loja física


Por sua vez, o melhor caminho para quem quer alcançar uma excelente performance de vendas nos marketplaces é vender com o olist store. Entre as principais vantagens da solução estão:

  • Parceria com +10 marketplaces, como Mercado Livre, Americanas e Cobasi

  • Contratos logísticos exclusivos com Correios e transportadoras

  • Inteligência comercial para nossos lojistas por meio de ferramentas, dados e suporte do nosso time

  • Gestão fácil e centralizada

  • E muito mais!


Acesse o site de olist store para saber mais!


Onde comprar produtos para animais no atacado?


Listamos abaixo alguns sites que vendem artigos para Pet Shop por atacado e que podem ser úteis para o seu negócio – lembre-se de também é possível encontrar produtos com preço acessível em regiões comerciais como a 25 de Março e o Brás, em São Paulo (SP):

O mercado de itens de Pet Shop tem um grande potencial de negócio!


Aprendeu onde e como vender produtos de Pet Shop? Esse nicho representa uma excelente oportunidade para os lojistas que estão começando a vender pela internet e para quem quer aumentar o faturamento. 

Tal segmento está em expansão no Brasil e tem ganhado visibilidade devido ao surgimento de novos serviços voltados aos pets.

Siga as dicas que listamos neste post e dedique-se ao máximo para tornar a sua loja referência no assunto. Além de turbinar as vendas, você conquistará alta reputação no mercado de comércio online. 

E, claro, conte com as soluções do olist para aumentar as vendas dos seus produtos de Pet Shop na internet!

Por fim, assine nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos exclusivos sobre as melhores tendências do e-commerce. Boas vendas!

    post anterior
    Marketplace Summit 2019: o que você precisa saber sobre esse evento
    próximo post
    Como vender mais artigos esportivos: seja referência nesse segmento!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.