O que são canais de marketing e quais os principais para a loja online?

O que são canais de marketingPor mais atraentes que sejam os produtos e os preços de uma loja online, não adianta fazer todo esse esforço no mix se pouca gente consegue encontrar o site da loja ou a página no marketplace.

A divulgação e a diversificação são passos fundamentais para o sucesso no e-commerce. Como você pode encontrar o público de maneira rápida, direta e eficiente?

Neste artigo, vamos mostrar o que são canais de marketing, quais são os principais e como você escolhe os melhores para a estratégia que criar. Vamos começar!


O que são canais de marketing?


Um canal de marketing nada mais é que o meio utilizado para fazer a conexão entre marca e público. No caso do marketing digital, é o ambiente virtual onde vocês se encontram e se comunicam.

Os canais de marketing eram bem limitados quando pensávamos apenas em mídia tradicional. Existia a interação cara a cara, mídias como TV, rádio e impressos e só.

Além do e-commerce, a internet possibilitou uma gama muito maior de canais para que a empresa atinja e atraia clientes. Esses meios facilitam o trabalho de divulgação ao mesmo tempo em que pulverizam a localização do público-alvo.

Ou seja, lojas virtuais têm uma oportunidade e um desafio simultaneamente: a proximidade maior com os consumidores que aumenta a visibilidade e as conversões, mas a necessidade de organizar canais de venda variados de modo a otimizar essa estratégia.

Quais são os principais canais de marketing para loja online?


A melhor forma de ter sucesso nessa busca por visibilidade é encontrando os canais de marketing que mais conversam com o público, geram engajamento e fidelizam.

O primeiro passo é conhecer esses meios para entender em quais vale a pena investir. Afinal, cada perfil de loja depende deles com pesos diferentes. Veja os principais!


Venda direta


A venda direta é pouco comum no e-commerce, mas vale a pena citar. Essa estratégia já foi a tradicional propaganda de porta em porta, com uma força de vendas dedicada a encontrar os clientes um por um.

Hoje, a internet permite uma abrangência muito maior, mas a filosofia de customização do atendimento precisa estar internalizada na loja virtual. Um bom CRM é fundamental para transformar situações adversas em novas conversões.

Referências pessoais


Outra consequência interessante do bom atendimento e da superação de expectativas está na transformação de clientes em divulgadores espontâneos.

Ao contrário do que se imaginava, o e-commerce não acabou com o boca a boca, apenas o reforçou. Consumidores levam em conta a opinião de pessoas próximas ou que tenham interesses similares na hora de se decidir por uma compra. Portanto, avaliações e referências de produtos são meios incríveis de conversão.

Mídia social


Não tem como ser diferente: as mídias sociais formam o canal de marketing mais importante para o e-commerce atualmente. É nelas que o público se encontra, compartilha e se informa.

As estratégias de marketing digital focam bastante essas redes para atrair clientes porque há um controle maior da mensagem e uma capacidade de otimizar a comunicação.

Quando você entende o perfil do público (buyer persona), pode investir na mídia em que ele mais engaja e colher bons frutos sem gastar muito.

Mídia paga


Gastar menos não significa que não há espaço para um bom investimento em divulgação. As mídias pagas ainda são grandes canais para o marketing digital. A principal diferença entre anúncios hoje e no passado é que o foco e a mensagem da propaganda podem ser muito mais precisos.

Os Ads, como no Google, Facebook e Instagram, são configurados para aparecer apenas para aqueles perfis com bastante chance de engajamento. Na TV, você precisa pagar um valor alto para falar com todo mundo. Na internet, apenas com quem interessa.

Pesquisa orgânica


Porém, existe uma estratégia que será mais eficiente que qualquer outro desses canais e custando virtualmente zero: a otimização de mecanismos de busca, ou SEO.

Dizemos virtualmente porque esse canal exige planejamento, esforço e tempo. A ideia é produzir conteúdos e estruturar as informações na loja de maneira que o Google considere a página relevante. Assim, ela poderá ser colocada entre as primeiras posições quando um potencial cliente buscar algum termo relacionado aos produtos que você comercializa.

E-mail marketing


O e-mail marketing é um canal interessante porque ele pode ser automatizado. Mensagens são disparadas por gatilhos pré-configurados depois do planejamento de uma comunicação atraente e interessante para a persona — perfil semificcional que representa o cliente ideal da loja.

A ideia é criar um caminho de comunicação que aproxime as pessoas e a marca aos poucos, como em uma conversa natural sobre assuntos ao redor do mix de produtos. Você consegue converter sem qualquer esforço extra com uma boa prospecção de e-mails.

Mobile


As plataformas mobile estão se tornando importantes canais de marketing. A loja virtual pode criar campanhas de notificações push e até geolocalização com aplicativos próprios, ou utilização de plataformas especializadas.

Isso sem contar que o modelo mobile permite a coleta de dados ricos sobre os leads, fornecendo matéria-prima para o aprimoramento de estratégias em todos os meios que citamos.

Como definir os melhores canais para o e-commerce?


Não existe um meio de divulgação considerado o melhor universalmente — mesmo as redes sociais, que são muito importantes e se dividem em diversas plataformas de comunicação.

Ou seja, o que define caso a caso é o perfil do público. Qual tipo de conteúdo as pessoas mais consomem? Onde? Em que rede se comunicam mais? Como faz isso? Tudo começa por um estudo completo para definição da buyer persona. A partir disso, vai ficar bem claro quais são os ambientes em que a marca deve estar presente.

Em seguida, basta uma boa estratégia que equilibre campanhas de tráfego orgânico e mídias pagas. Agora que você sabe o que são canais de marketing, provavelmente já tem uma ideia de quais deve atacar para que o sucesso venha o quanto antes!

O que mais você precisa para um marketing digital de sucesso na loja virtual? Confira nosso checklist para você não errar no planejamento!
    post anterior
    Entenda o que é e como usar o marketing humanizado
    próximo post
    5 tendências de e-commerce em 2022 para ficar de olho!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.