Dicas para aumentar suas vendas com o Facebook

8-dicas-para-aumentar-suas-vendas-com-o-FacebookAumentar vendas com o Facebook pode ser extremamente benéfico e resultar em um retorno em investimento além do esperado. Mas para isso, é necessário saber o que está fazendo. Em nosso post de hoje, listamos 8 dicas valiosíssimas de como fazer com que as suas ações no Facebook se tornem mais eficientes.

Já tentou realizar seu marketing pelo Facebook? Confira!

1. Poste imagens atrativas


Embora sejam recomendadas variadas formas de se comunicar com seu público-alvo, lembre-se que as imagens ainda são uma das formas mais relevantes e bem-sucedidas de atingir objetivos. De acordo com a empresa norte-americana WishPond, as mensagens com fotos proporcionam até 120% mais engajamento do que outros tipos de mensagens.

2. Inclua um Call to Action


Se você deseja que seu público faça algo, não faça eles descobrirem isso sozinhos. Procure fazer um claro e direto Call to Action, para explicar ao potencial cliente qual será o próximo passo que ele deverá seguir.

3. Faça uso de vídeos


As pessoas gostam de assistir a vídeos. Entre ler um longo texto, saindo do feed de notícias para obter mais informações sobre algo, e assistir a um vídeo que está incorporado à timeline, os usuários se sentem muito mais confortáveis com a última opção.

Mas algo que deve ser lembrado é que o algoritmo do Facebook tem dado prioridade aos vídeos incorporados diretamente na rede social do que os que estão hospedados em outros sites, como o Youtube ou o Vimeo, com seus endereços simplesmente colados nas publicações. Tome cuidado com isso caso queira obter visualizações.

4. Anuncie novos produtos


Algumas pessoas curtirão sua página porque querem cupons de descontos ou saber mais sobre as novidades do mercado. É claro que nem sempre é possível manter este tipo de cliente entretido com descontos, mas nunca se esqueça de anunciar seus novos produtos, tomando o cuidado de não exagerar. Não precisa fazer um anúncio novo a cada cor lançada para determinada mercadoria, a menos que exista uma demanda específica para isso.


5. Publique durante horários de pico


Algumas pesquisas mostram que pessoas estão mais propensas a se engajar com os posts durante os fins de semana. O que faz sentido porque, em teoria, elas têm mais tempo nesses dias.

Mas o seu público pode não ser o que chamamos de típico. Verifique o seu Facebook Insights para ver quando os seus leitores são mais ativos e não se esqueça de aproveitar estes dados para postar no momento certo.

6. Otimize o seu conteúdo


Esta dica para aumentar vendas diz respeito à segmentação. O Facebook Insights também pode ser aproveitado aqui.

Ele pode informar a região onde seus anúncios têm obtido mais visualizações, o sexo do seu comprador em potencial, a idade e a escolaridade. Isso permite que seus esforços sejam mais bem direcionados. Assim, você trabalhar no convencimento das pessoas de acordo com seus gostos, idades e lugares onde moram.

7. Aposte no Facebook Marketplace


O recém-anunciado lançamento do Facebook Marketplace no Brasil gerou grande expectativa para quem atua no e-commerce brasileiro. O recurso, que já está disponível em mais de 40 países, visa facilitar todas as operações de compra e venda dentro da rede social.

Conforme dados fornecidos pela própria empresa, mais de 550 milhões de usuários acessam grupos de compra e venda mensalmente. O lançamento do serviço, portanto, busca tornar essas transações mais simples.

Os usuários brasileiros da plataforma estão recebendo acesso gradual ao novo serviço, que está disponível no endereço: https://www.facebook.com/marketplace

Os detalhes do serviço também podem ser vistos neste vídeo:



É possível anunciar uma infinidade de itens na plataforma, desde roupas e TVs e até mesmo veículos e imóveis.

Neste post vamos apresentar como funciona esse novo recurso do Facebook e qual o caminho para colocar um item à venda.

Como criar um anúncio e vender no Facebook Marketplace?


A criação de um anúncio por parte do vendedor é extremamente simples. Basta acessar a plataforma e clicar na opção Vender um item:

Como vender no Facebook Marketplace

Depois é só seguir os seguintes passos:

  1. Produzir fotos do item: dê preferência para imagens com boa qualidade e riqueza de detalhes. É possível adicionar mais de uma foto ao anúncio.

  2. Informar título (limite de 100 caracteres), descrição (características, condição e tamanho) e preço do produto;

  3. Confirmar o local de venda e informar uma categoria.


Os dados são inseridos nesta dela:

Cadastro de produto no Facebook Marketplace

Ao clicar em Publicar seu anúncio estará no ar! Ele será exibido desta maneira:

Exemplo de anúncio no Facebook Marketplace

O processo de negociação (preço e condições de entrega) pode ser feito por meio do Facebook Messenger, mas não há uma opção de mediação de pagamento, por exemplo.

A gestão dos anúncios é feita nesta página. Sempre que uma venda for concretizada é necessário clicar no botão Marcar como vendido. O anúncio permanecerá salvo e poderá ser reativado a qualquer momento:

Tela de gestão de anúncios no Facebook Marketplace

Como comprar um item no Facebook Marketplace?


Para comprar um item, basta acessar a página do Marketplace e realizar um filtro com base no nome, local, preço ou categoria do item.

Como funciona o Facebook Marketplace no Brasil

Uma vez escolhido o produto, é hora de negociar e concretizar a compra. Para isso, é necessário enviar uma mensagem ao vendedor e combinar os detalhes. Também é fundamental atentar aos aspectos de segurança antes de fechar negócio.

Dicas de segurança para o Facebook Marketplace


O Facebook fornece algumas dicas de segurança para que a transação seja bem-sucedida:

  • Encontrar o comprador/vendedor em um local público

  • Fazer/receber o pagamento por meio de um intermediador (como o Paypal)

  • Denunciar anúncios suspeitos

  • Não negociar itens proibidos (como drogas, armas, animais, criptomoedas, etc). Confira a lista completa de restrições do Marketplace.


Conclusão


A implantação do Facebook Marketplace cria mais um canal de venda no e-commerce brasileiro. Não há dúvidas de que o volume de acessos e a concentração de usuários da plataforma configuram uma excelente oportunidade comercial. Entretanto, a plataforma tende a servir para quem realiza transações pontuais e/ou informais.

Para lojistas profissionais, com uma operação de venda estruturada, a aposta em uma loja própria ou em parceria com grandes e-commerces ainda é a melhor opção.

8. Promova sorteios descontos exclusivos aos fãs de sua página


Se você quer que as pessoas adquiram determinado produto, ofereça-lhes uma razão. Quando alguém tem chances de ganhar um produto ou serviço concreto pelo Facebook, ela se torna mais propensa a se interessar pela marca.

Os descontos, por menores que sejam, são uma grande forma de fazer com que mais pessoas conheçam sua marca e seus produtos. Os usuários podem não começar a comprar imediatamente, mas eles refletirão sobre o quanto desejam ou precisam de seu produto.

Ainda tem dúvidas sobre como aumentar vendas apostando no Facebook ou relatos a respeito de suas experiências? Aproveite os comentários abaixo e compartilhe com a gente!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Como preparar sua loja virtual para vender nos maiores Marketplaces do Brasil - Guia Completo
    próximo post
    Como aumentar as Vendas Online no Natal
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.