O que é growth hacking e como aplicar no e-commerce?

Growth hacking no e-commerceAs teorias na ciência nascem da observação e se desenvolvem a partir de testes. Bons resultados no e-commerce também são colhidos dessa forma por meio de uma estratégia que vem tomando a atenção das empresas: o growth hacking.

Talvez você já tenha ouvido falar do conceito e até o associe a negócios tecnológicos e medidas bem-sucedidas adotadas por grandes corporações como Google, Uber e Netflix. Se esse é o caso, saiba que o growth hacking pode ser aplicado também ao seu e-commerce.

Que tal entender um pouco mais sobre o assunto? Quem sabe ao fim do texto você veja a oportunidade de impulsionar as vendas online ou otimizar seus processos implementando essa estratégia. Siga na leitura!


O que é growth hacking?


O termo surgiu em 2010, cunhado por Sean Ellis, responsável pelo crescimento acelerado de empresas como Dropbox, Eventbrite e LogMeIn. O growth hacking é um método de análise, levantamento de hipóteses e testes rápidos: o marketing voltado a experimento para gerar resultados.

Ainda, acompanhou o aumento da atividade do consumidor no mundo online com a popularização da internet. A propósito, o foco no cliente e o suporte de dados são os principais pilares que sustentam o growth hacking.

O conceito ganhou fama nos últimos anos com o sucesso alcançado por empresas que o utilizaram para chegar onde estão hoje. Sua relativa simplicidade também chama a atenção: é aplicado quando a Netflix faz indicações de produções com base no que você busca e assiste na plataforma.

Sutil, certo? Mas com um potencial incrível de fidelizar o cliente, render recomendações aos conhecidos dele (marketing de referência) e conquistar outros usuários. Imagine então o recurso sendo aplicado no e-commerce para aumentar as vendas.

Como usar essa estratégia no e-commerce?


Não é preciso nada muito engenhoso ou caro para ter um rápido crescimento no comércio online — até porque boas medidas podem ser adotadas a partir da simples observação do comportamento do consumidor. Falando nisso, vale a pena aplicar o neuromarketing para vender mais no e-commerce.

Você vai ver que ainda é possível alavancar seus resultados aproveitando vários recursos oferecidos nas redes sociais e utilizando dados de plataformas de marketplace, por exemplo. Veja só algumas informações sobre como utilizar o growth hacking para impulsionar sua loja online.

1. Usar pop-up antifuga


A taxa de rejeição no e-commerce beira os 45,7%, segundo publicação da BigCommerce. Por isso essas janelas que aparecem de surpresa são ótimas para atrair o consumidor quando bem utilizadas.

Se for colocar uma oferta no pop-up de saída, é importante que o produto anunciado seja condizente com o que foi buscado pelo lead até então. Ofertas descontextualizadas podem espantar o cliente.

Você também pode fazer o usuário pensar se quer realmente deixar a página oferecendo descontos ou sugerindo a inscrição do e-mail para receber novidades — próximos lançamentos, por exemplo. Ainda é possível aliar as duas abordagens: condicionar o desconto à inserção do endereço de e-mail.

2. Fazer teste A/B


Que tal implementar mudanças na página para ver como os consumidores respondem? Os testes A/B possibilitam a comparação de versões para promover melhorias. Exemplo: quem posta fotos de peças de roupa no cabide pode divulgar o produto vestido por um modelo para parte dos visitantes da página.

Então, veja como ficam as taxas de carrinho abandonado em ambos os casos. A informação pode alterar a forma adotada na exibição da mercadoria, afinal, simples mudanças como essas impactam a experiência do usuário.

Mas cuidado: não é sair por aí fazendo alterações simultâneas e aleatórias! A importância dos testes A/B é usar o modelo-padrão como parâmetro para analisar o comportamento do cliente diante de diferentes versões. Eventuais adaptações definitivas vêm em um segundo momento.

3. Explorar as redes sociais


Métricas são muito importantes para que mudanças significativas sejam feitas por meio do growth hacking. Os números indicam o comportamento do consumidor, o engajamento das suas postagens, influência da marca no meio digital, além de aproximar você do público-alvo. Traga esses dados oferecidos pelas redes sociais para o seu e-commerce.

O engajamento (total de salvamentos, curtidas, comentários e compartilhamentos) de uma postagem pode mostrar os melhores horários para postar seus produtos ou o conceito de post que seu perfil de cliente mais gosta. Também é possível utilizar as principais localizações dos usuários para tornar mais atrativa a política de frete.

Quem utiliza plataformas de marketplace tem no Instagram e no Twitter canais complementares às vendas. Use esses recursos para melhorar a loja online, adotar estratégias mais assertivas de marketing e até desbravar outros nichos de mercado. Saiba como vender nas redes sociais para elas impulsionarem seus resultados.

Quais são os cases de sucesso na área?


A essa altura você já deve ter entendido que o growth hacking viabiliza o crescimento acelerado a partir de experimentos, gerando aprendizado e fomentando mais ideias para aprimorar o seu negócio.

A Netflix começou suas próprias produções pautada no gosto do público. Quando você curte um filme ou série, as indicações passam a ser ainda mais personalizadas, agradando o usuário e, ao mesmo tempo, mostrando à produtora os gêneros de preferência da grande massa.

Como atrair mais clientes👉 O McDonald's aproveitou a expansão rodoviária nos Estados Unidos na década de 1950 para instalar estrategicamente suas unidades nessas novas rotas. São inúmeras as possibilidades nesse sentido!

Como dar os primeiros passos?


Growth hacking não é receita de bolo: não é apenas uma ação que vai levar a bons resultados. É uma estratégia de tentativa e erro que envolve experimentação, análise, comparação e conhecimento profundo sobre o seu público-alvo.

Na era digital, informação é poder, e o growth hacking se pauta justamente em dados para chegar ao crescimento exponencial de qualquer tipo de negócio. Assim, a estratégia é uma aliada poderosa na gestão de vendas da sua loja. Se bem implementada, a experiência do usuário melhora e as otimizações no e-commerce aumentam o faturamento.

Falando em growth hacking e gestão de vendas, alguns recursos facilitam que sua empresa seja encontrada em buscadores online. Confira como o SEO local para pequenos negócios pode impulsionar seus resultados!

    post anterior
    Black Friday Mercado Livre: veja 9 dicas para vender mais!
    próximo post
    Como usar o IGTV para expandir a autoridade de marca? Conheça 5 maneiras
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.