Psicologia do consumidor: veja como usar essa estratégia no aumento das vendas

Psicologia do consumidor: veja como usar essa estratégia no aumento das vendasPsicologia do consumidor pode parecer um conceito complexo à primeira vista. No entanto, é bem simples na prática: é sobre a percepção dos consumidores em relação à forma como consomem.

Por meio da psicologia do consumidor, as empresas buscam entender como as pessoas se sentem e, principalmente, como agem em relação às marcas, aos produtos ou aos serviços. Por exemplo, o estudo do tema busca explicar por que algumas marcas têm fãs e outras não despertam essa emoção e fidelidade nos clientes.

É essencial investir em algumas boas práticas para usar essa estratégia no e-commerce. Oferecer experiências sensoriais positivas e conhecer o comportamento do novo consumidor são algumas delas. Veja como vender mais com o uso da psicologia do consumidor!


Ofereça experiências sensoriais positivas


Um dos passos mais importantes para usar a psicologia do consumidor a favor do e-commerce é oferecer experiências sensoriais positivas. Ou seja, é importante que o cliente se lembre da marca em diversos momentos do dia e de variadas maneiras. Para isso, investir em aspectos visuais é a chave.

Usar a psicologia das cores no e-commerce é um ponto de partida. Para estimular o consumidor a concluir a compra, o ideal é usar cores que possam ser associadas a emoções positivas. O azul passa senso de segurança e confiança, enquanto o vermelho transmite senso de urgência, por exemplo.

Para escolher as cores certas para cada área do e-commerce, é importante avaliar o contexto e considerar pontos como o posicionamento da marca, além dos valores e sentimentos que deseja despertar nos clientes.

O uso de cores no e-commerce deve contemplar todas as áreas do site, como página principal, de conclusão de compra e até mesmo as chamadas para ação (call-to-action).

Oferecer experiências sensoriais positivas passa, também, por criar descrições caprichadas. Como o cliente não tem a possibilidade de pegar o produto, é essencial que a forma como ele é descrito na loja virtual seja atrativa e faça com que ele tenha a sensação de que está com o item em mãos.

É importante não só ressaltar os principais atributos do produto ou serviço, mas também reforçar os benefícios que ele terá ao adquirir aquele item específico.

Além disso, é preciso oferecer um layout personalizado para o consumidor ter uma boa experiência sensorial com a marca. Todo o visual da página deve deixar claro para o cliente que ele está na loja da empresa X. Isso vale tanto para as cores quanto para a tipografia, o tom de voz e as imagens utilizadas.

Dentro deste tópico, investir em estratégias como unboxing experience também pode ter efeito positivo nas vendas. Afinal, uma embalagem de qualidade, que valoriza o item e reforça os atributos da marca, faz toda a diferença na experiência do cliente do e-commerce.

Use gatilhos psicológicos


Os gatilhos psicológicos são contatos que remetem a uma situação passada, por meio de objetos, sons, memórias, cheiros ou sensações, de forma geral.

Por exemplo, uma pessoa que teve um encontro feliz ao usar determinado vestido vermelho pode ter um gatilho ao ver uma roupa parecida, trazendo à tona a felicidade que sentiu naquele dia.

Outro caso de como objetos conseguem servir de gatilho é quando uma bolsa é usada por diversas atrizes e influenciadoras. Ao ter contato com o produto no e-commerce, a consumidora pode ter o gatilho de que terá o mesmo sucesso ou a mesma imagem que aquelas pessoas ao comprar o item.

Um dos gatilhos psicológicos mais usados no mercado é o da escassez. Quem nunca recebeu uma mensagem dizendo que é a última chance de comprar aquele produto ou que não se sabe quando uma oportunidade estará disponível novamente?

Esse tipo de mensagem quer reforçar ao consumidor que a oferta incrível acabará a qualquer momento. Ou seja, é uma forma de fazer com que o cliente esqueça o medo de comprar e feche negócio para não correr o risco de perder a oportunidade.

Outro gatilho psicológico eficaz é autoridade. Basicamente, esse gatilho diz ao cliente que ele estará equiparado a celebridades ou outras pessoas de sucesso se usar um produto que elas utilizam.

Por exemplo, se um jogador de basquete e um ator usam determinado tênis é porque ele é de qualidade. Afinal, famosos como eles não usariam um item inferior.

Conheça o comportamento do novo consumidor


Um sentimento que quase todos os indivíduos compartilham é se sentirem instantaneamente felizes ao ver que um produto que querem muito está em oferta ou que um serviço há bastante tempo esgotado voltou a ser oferecido.

Isso acontece porque a sensação provocada por uma promoção incrível ou um artigo especial libera dopamina no cérebro, fazendo com que a pessoa se sinta bem naquele momento. A realidade continua a mesma, mas o pensamento muda.

Graças à transformação digital, que encurtou distâncias e tornou o processo de compra mais fácil, os consumidores exigem recompensas imediatas.

Usar a psicologia do consumidor ajuda a entender as necessidades desse público, que não quer esperar e deseja receber o que precisa em breve e da melhor forma possível. Nesse sentido, o e-commerce não só deve ser fácil de navegar como precisa mostrar ao novo consumidor o que ele procura rapidamente, sem complicação.

Com as mudanças comportamentais que as pessoas tiveram nos últimos anos, velocidade é algo de que ninguém abre mão. Ou seja, um site difícil de carregar ou muito complexo logo faz com que o consumidor perca o interesse na compra.

Saiba que a psicologia do consumidor é grande aliada para o aumento das vendas


Investir no estudo da psicologia do consumidor é um passo importante para e-commerces que querem não só aumentar as vendas, mas também conhecer melhor os clientes.

Usar estratégias como oferecer experiências sensoriais positivas, apostar em gatilhos psicológicos e conhecer o comportamento do novo consumidor mostra que a marca tem sensibilidade com o cliente, o que aumenta as chances de ele ficar inclinado a adquirir algo por reconhecer que está tendo uma experiência única de compra.

Gostou deste post? Então, não deixe de conferir também o guia para vender mais no Mercado Livre!

    post anterior
    O que é Google Shopping?
    próximo post
    Vídeo marketing: como usar em lojas virtuais?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.