Como usar o remarketing para impulsionar as vendas no e-commerce?

Como usar remarketing no e-commerceO marketing digital é uma ferramenta imprescindível para o sucesso de qualquer loja virtual. Entretanto, nem todo mundo que empreende no setor conhece as suas diversas formas, ferramentas e oportunidades.

Um exemplo disso é o remarketing: uma daquelas estratégias para e-commerce que podem marcar a diferença competitiva de um negócio. Porém, você sabe o que significa exatamente? E como fazer?

Este artigo vai apresentar tudo o que é preciso para iniciar no assunto. Você entenderá a importância da estratégia, as vantagens de investir nela e como é possível melhorar indicadores nesse sentido. Acompanhe!


Entenda o que significa remarketing no e-commerce


Como o próprio nome sugere, remarketing tem a ver com divulgar um produto ou marca para uma pessoa que já entrou em contato anteriormente. É uma estratégia voltada para quem já comprou na loja ou àqueles que a visitaram e demonstraram interesse, mas não se tornaram clientes.

Quando se pensa na jornada do consumidor, de conhecer a marca até consumi-la, a importância do remarketing fica bem evidente. Afinal, a loja está investindo na atração de leads que estão mais perto da conversão dentro de sua base.

É uma posição privilegiada, em que se tem mais informações sobre os possíveis clientes: histórico de visitas, compras passadas, dados cadastrais. O remarketing trabalha exatamente com o aproveitamento desses dados para otimizar ainda mais o número de clientes.

Saiba quais são as vantagens de investir nessa estratégia


Em essência, uma estratégia de remarketing é sempre sobre otimização. Quando se investe em ideias para atrair clientes, o objetivo é dar o máximo de divulgação possível para a marca. Nesse caso, é aproveitar cada aspecto da visibilidade já alcançada.

O resultado desse esforço é aparente em indicadores importantes para a loja virtual. Veja quais são esses benefícios e como eles influenciam o sucesso de um e-commerce.

Maior taxa de conversão


A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes para o sucesso de uma loja. É a porcentagem de pessoas que entraram em contato com a marca e seguiram toda a jornada até fazer uma compra.

Muitas lojas virtuais investem em volume de divulgação, o que não é, em si, um problema. Porém, é muito mais inteligente para um mercado tão competitivo incentivar o engajamento e transformar visibilidade em vendas.

O remarketing aproveita clientes já em contato e interessados com produtos para atraí-los novamente. Essa é uma maneira de enxergar a divulgação muito mais eficiente do que tentar buscar novos leads a todo momento.

Menor valor de CAC


Como dito, é mais fácil converter um lead no meio da jornada do que em seu início. Se é mais fácil, isso significa que custa menos.

O Custo de Aquisição de Cliente define quanto uma loja precisa gastar em marketing para fazer cada nova venda. Quem consegue diminuir esse valor tem mais eficiência e competitividade.

Mais retorno sobre investimentos (ROI) de marketing


Investir em divulgação é uma rotina obrigatória para e-commerce. Contudo, nem sempre quem tem mais dinheiro para marketing é quem tem mais sucesso.

Uma grande vantagem de apostar no remarketing é aumentar o retorno sobre o que se gasta e, assim, aproveitar melhor as estratégias de atração. É dessa forma que as lojas menores conseguem criar um público mais cativo e engajado até do que o de grandes empresas.

Mais fidelização de seus clientes


Falando em público cativo, o remarketing também é uma estratégia incrível para quem já comprou na sua loja. É uma forma de convencer clientes a repetir essa experiência.

Com clientes fidelizados, cada nova conversão significa ainda mais vendas no futuro. É um impulso importante para outro indicador, o LTV — Lifetime Value, que representa o quanto a loja fatura por consumidor durante toda a sua relação com a marca.

Veja como aplicar o remarketing no seu e-commerce


Essa estratégia pode ser incluída sem dificuldades dentro do seu planejamento atual de marketing. Apostar nela é muito mais sobre utilizar informações a seu favor do que fazer novos investimentos. Entenda.

Conheça melhor o seu cliente


Remarketing tem tudo a ver com o quão bem a loja conhece o seu público. É preciso entender o seu comportamento quando interessado em um produto, o que o faz desistir ou como toma a decisão de comprar.

Você pode fazer isso por meio da análise de dados dos leads, pesquisas de opinião e até consumindo conteúdos sobre marketing que têm a ver com públicos similares ao da loja.

Essas informações sobre a persona vão ajudar a adequar a mensagem e a forma de abordagem no remarketing. Principalmente, vão auxiliá-lo a encontrar os argumentos certos para convencê-la.

Identifique problemas de conversão para atacá-los


Muitas vezes, o que faz com que um consumidor desista da transação tem uma origem mensurável. O site da loja é difícil de navegar? O processo de compra é confuso? A falta de informações sobre o produto afasta?

A experiência do usuário é muito valorizada no e-commerce. É o que garante conceitual e tecnicamente que cada pessoa vai ter um caminho simples entre a pesquisa de um produto e a sua compra.

Portanto, identifique quais são essas oportunidades perdidas e tente corrigi-las. Se a questão for preço de frete, por exemplo, ofereça uma condição especial. Se for fluxo de compra complexo, invista em sistemas mais práticos e seguros.

O importante é sempre ter argumentos melhores para remarketing e superar as expectativas do cliente nessa segunda visita.

Selecione os canais de marketing




A forma de abordagem no remarketing depende muito do conhecimento da loja sobre a persona. Isso começa com um investimento extra no primeiro item desta lista. É preciso fazer com que essas informações se tornem ações práticas. Como alcançar os seus leads de modo que os argumentos sejam mais convincentes e engajantes?

O melhor canal de marketing é sempre aquele que a persona da loja mais utiliza. Existem dois tipos que fazem muita diferença na estratégia de remarketing.

O primeiro é o marketing de conteúdo. Com a produção de posts, artigos e notícias sobre os produtos da sua loja, você cria um universo de informações que educa e engaja mais leads em relação à marca. Desse modo, consegue vender mais com inbound marketing.

Mas, principalmente, é preciso destacar o e-mail marketing. Essa solução automatizada e barata permite entrar em contato direto com pessoas que visitam e compram na loja.

Nessa estratégia, é possível criar gatilhos automáticos que enviam mensagens com promoções, condições especiais e argumentos certeiros para convencer cada pessoa a uma nova compra.

Invista ainda mais na otimização de marketing com nichos


Como deu para perceber, falar em remarketing tem tudo a ver com a otimização de uma base de leads já engajada. Quanto mais gente conhece a loja, mais oportunidades ela tem para lucrar.

É por isso que a aposta em nichos é uma grande aliada do remarketing. O que existe de mais próximo a uma fórmula do sucesso no e-commerce é mirar os alvos certos, em vez de atirar para todos os lados. É investir menos em alcance e mais em relacionamento.

Quer entender melhor essa estratégia? Então, leia este artigo especial sobre nichos em e-commerce!
    post anterior
    O que é backoffice automatizado e quais as vantagens para o e-commerce?
    próximo post
    Entenda o que é e como usar o marketing humanizado
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.