Social selling, social commerce, social media influence e social listening. Podem parecer sinônimos e, em inglês, acrescentam um tom de dificuldade. Mas essas práticas são simples e pode ser que você até já as utilize na sua empresa. Saiba mais sobre elas a seguir!
Social selling
Também chamado de venda social, o social selling é uma construção de relacionamento moderna. Você cria laços e se conecta com clientes em potencial por meio das redes sociais, auxiliando as empresas a atingirem suas metas de vendas. A ideia é que sua marca seja lembrada pelo potencial cliente quando ele estiver pronto para fazer uma compra. É um trabalho de construção de credibilidade e afinidade.
Com a venda social, você pode descartar o uso de técnicas antigas, como aquela ligação inconveniente que você e seus clientes sempre recusam. A técnica de conversar individualmente continua, mas não é pra bombardear seus possíveis clientes com mensagens no direct. Algumas dicas para aproximação são: curtir postagens do seu público-alvo, responder comentários, interagir em grupos e posts, produzir conteúdos interessantes no seu perfil para gerar credibilidade.
Social Commerce
Comércio social ou e-commerce das redes sociais é o modelo de compra de produtos ou serviços direto nas plataformas, seja Facebook, Instagram, WhatsApp, TikTok…
Você já deve ter notado que as novas ferramentas das redes sociais estão contribuindo para facilitar as vendas por meio destes canais. No mundo todo, o número de usuários das redes aumentou 13% em 2020, chegando a 4,2 bilhões de usuários conforme o Relatório Digital 2021 da parceria entre We are Social e Hootsuite.
De acordo com o World Economic Forum, a China é uma das maiores indústrias do Social Commerce no mundo e a previsão para este ano é que o país alcance mais de US$ 363 bilhões em vendas no social commerce varejista. O Brasil está entre os países com usuários mais ativos nas mídias sociais. Segundo a Ebit/Nielsen, as vendas pela internet aumentaram 41% no Brasil, chegando a mais de R$ 87 bilhões no ano passado.
Social Media Influence
Social influence ou influência social é um tema da Psicologia. Resumidamente, é o processo pelo qual as atitudes, crenças ou comportamentos de uma pessoa são modificados pela presença ou ação de outros. Deste termo veio o Social Media Influence, que você deve conhecer como influenciadores digitais. Na prática, eles são pessoas e marcas que você segue nas redes sociais para ficar informado, salvar dicas, aprender e empreender.
Os influenciadores (ou influencers) impactam nas suas escolhas diárias e também podem ter total impacto nas suas vendas. Você pode contratar influencers para alcançar novos clientes e divulgar sua marca, assim como você pode ser o formador de opinião da sua empresa. Tem muito empreendedor aparecendo em lives e stories e transformando os likes em vendas no Facebook e no Instagram! O mais importante é que seu produto ou serviço esteja totalmente alinhado com o conteúdo que você ou um influenciador vai falar a respeito.
Social Listening
Você sabe o que falam da sua empresa na internet? E o que você faz com estas informações? O social listening, numa tradução livre, é escutar as redes sociais. Ou seja, monitorar as interações nas plataformas e transformar em ideias e estratégias para sua marca.
O social listening não é apenas responder a comentários e mensagens, mas sim enxergar oportunidades nas avaliações, identificar tendências e ser proativo para agir conforme sua empresa recebe comentários e sugestões de melhoria.
Mas como encontrar as informações que não estão na sua caixa de entrada ou nos perfis da sua marca? Não precisa ficar buscando seu nome no Google ou na pesquisa das redes sociais. Algumas ferramentas que podem te ajudar com isso são: Google Trends, Mention, Stilingue, Sprout Social e Hootsuit insights.
São conceitos diferentes e altamente importantes pra quem vende online. Você pode trabalhá-los de forma independente ou integrada. O essencial é estar atento a essas tendências e experimentar com tempo e dedicação.
Preparado pra colocar em prática as dicas compartilhadas aqui? Analise o que faz mais sentido para começar na sua empresa e insira as estratégias no seu planejamento!