Planejamento financeiro empresarial: qual a importância e como fazer?

post image

Se planejar financeiramente é muito importante para qualquer pessoa e para a sua empresa não seria diferente. A organização facilita muito a rotina do negócio e mantém a gestão focada e no caminho certo enquanto a empresa cresce. À medida em que surgem novos desafios, um bom planejamento ajuda você a se comunicar claramente com a equipe e os investidores, construindo um negócio moderno e transparente. 

Neste artigo, falaremos sobre a importância do planejamento financeiro empresarial, como fazer um planejamento de sucesso e algumas boas práticas para o dia a dia de seu negócio. 

Deseja que sua empresa cresça ainda mais e de forma sustentável? Aproveite esse conteúdo imperdível!

O que é planejamento financeiro empresarial e qual sua importância?


O planejamento financeiro faz parte do processo de desenvolvimento de metas financeiras para o próximo mês, trimestre, ano ou mais – dependendo de quão longe você planeja. Ele utiliza projeções e dados financeiros reais para colocar o restante do seu plano de negócios em contexto.

Um bom planejamento é capaz de levantar qual é a realidade financeira, as principais necessidades e trilha os caminhos para alcançar os objetivos da empresa no futuro. Durante esse processo você analisa seu demonstrativo financeiro, o ambiente de negócios, seus objetivos, recursos necessários para atingi-los, equipe e orçamentos e destaca todos os riscos que pode enfrentar. Embora você não possa garantir que tudo correrá exatamente como planejado, este processo prepara seu negócio para o que está por vir

Quais as consequências para a empresa que não realiza planejamento financeiro?


Segundo os dados mais atualizados do Sebrae Nacional, 3 em cada 10 MEIs (microempreendedores individuais)  fecham suas portas antes de completarem 5 anos de atuação. Ou seja, a falta de planejamento de recursos empresariais afeta diretamente a longevidade do seu negócio, além, é claro, das possibilidades de faturamento a curto, médio e longo prazo. 

Outros problemas que podem ser evitados a partir da execução de um bom controle e planejamento financeiro são:

  • Falta de direcionamento para gestão e funcionários

  • Recursos gastos em ideias que não vão para a frente

  • Preços incorretos de produtos ou serviços

  • Crescimento ou oportunidades de criação de valor perdidos

  • Exceder ou não alcançar o potencial total de seu negócio


Pensando nisso, reunimos aqui algumas alternativas para você aprender a fazer a análise das demonstrações financeiras de seu negócio. Descubra como estimar o fluxo de caixa, margens de lucro, gastos operacionais, rendimentos e outros indicadores essenciais para o crescimento e durabilidade de sua empresa.


Como fazer um planejamento financeiro empresarial?


Não existe uma receita de bolo para a construção de um planejamento, mas alguns tópicos essenciais devem ser abordados em toda e qualquer análise financeira. São eles:

Diagnóstico


Antes de começar a planejar é preciso entender em que lugar sua empresa está. Por isso, é importante fazer um diagnóstico da saúde financeira. Mapeie suas demonstrações financeiras como despesas, o capital fixo e o de giro, entenda a realidade do seu setor de atuação e estabeleça metas e o objetivo financeiro para aquele período em questão. 

Projeções de vendas


Elabore qual é o crescimento esperado das vendas para um futuro próximo, bem como o custo delas. Você pode dividir essas projeções em diferentes grupos de preços, produtos e outros fatores que considerar importantes.

Recursos


Chegou o momento de olhar para o capital financeiro, de fato. Aqui temos três etapas que se complementam para uma análise completa:

Despesas e orçamentos


O mais importante aqui são os custos – separados em despesas fixas e variáveis. Custos fixos mais baixos geralmente significam menos riscos para o negócio.

Lucros e perdas


Você pode criar uma demonstração do fluxo de caixa planejando quanto dinheiro circula dentro e fora de seu negócio durante o período planejado.

Ativos e passivos


Geralmente serão separados de sua demonstração de resultados e certamente incluirão os custos iniciais e os ativos de novos negócios. 

Análise do ponto de equilíbrio


Idealmente, você será capaz de reconhecer o seu ponto de equilíbrio como resultado do planejamento. Esse momento é importante para identificar o momento em que seu negócio começa a custear por si todas as despesas para, enfim, pensar em estratégias voltadas para a lucratividade.

Contratação e estrutura da equipe


Esta não é essencial, mas faz sentido adicionar como parte de seu planejamento financeiro. De quais funcionários você precisará – e quando conseguirá contratá-los – para atingir seus objetivos? 

O público-alvo de seu negócio também precisa ser definido dentro do planejamento. Dessa forma, você consegue pensar melhor nas ações de marketing com estratégias, tendo por objetivo divulgar a sua marca para os consumidores.

Você também pode baixar nosso kit de planilhas de planejamento financeiro empresarial para facilitar esse processo.

post image
modelo de planilha de planejamento financeiro

Ferramentas que podem melhorar a gestão financeira


Conforme visto, o controle financeiro facilita a gestão da sua loja virtual e garante a correta captação e aplicação dos recursos, o que é essencial para seu o crescimento sustentável.

Para facilitar esse processo, é possível contar com inúmeras ferramentas, principalmente as que se baseiam na automatização de tarefas e na centralização de dados. Confira, agora, dois recursos que podem ser úteis em seu dia a dia.

Planilhas


As planilhas são as ferramentas para controle financeiro mais básicas que existem. Elas substituem os antigos cadernos de anotação e são úteis para pequenos empreendedores que não dispõem de recursos para investir em algo mais moderno e eficaz.

Apesar disso, é importante destacar que, por se basear em lançamentos manuais, as chances de erros são bem maiores. Além disso, problemas na hora de salvar o arquivo e a falta de um backup podem trazer grandes transtornos para o empresário.

Softwares para gestão financeira


Investir na automatização dos processos e em um software projetado para simplificar a gestão financeira do e-commerce é uma boa ideia. Essa ferramenta fornece informações atualizadas, além de gerar relatórios e simplificar a análise do fluxo de caixa.

Nesse sentido, é interessante contar com um ERP (Enterprise Resource Planning). Trata-se de uma ferramenta de gestão completa que permite o fácil acesso a dados integrados da sua loja virtual.

Com as informações levantadas por esse sistema, o gestor consegue fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade do negócio. Isso porque essa tecnologia integra as atividades de diferentes áreas, como:

  • logística;

  • finanças;

  • estoque;

  • vendas.


Vale lembrar que a integração e centralização dos dados em uma única plataforma melhora o fluxo das informações, reduz os retrabalhos e elimina o problema da duplicidade e inconsistência nas informações. Portanto, essa é a ferramenta mais moderna e eficiente do mercado.

Práticas que facilitam a execução de um bom planejamento financeiro


É sempre bom ter um cronograma para acompanhar todo o planejamento estratégico empresarial e saúde financeira do negócio, e algumas práticas facilitam esse processo. Confira:

Defina objetivos claros


Para progredir e construir uma empresa melhor, você precisa seguir metas claras. Caso contrário, você não saberá para onde seu negócio está indo. Conhecendo seu cenário financeiro atual, você pode definir metas e garantir que seus objetivos sejam realistas o suficiente para serem alcançados.

Orçamento inteligente


O orçamento é uma tarefa crucial na qual todas as empresas se concentram. Um orçamento cuidadosamente planejado e bem pensado ajuda uma empresa a tomar decisões financeiras e alocar dinheiro de forma eficiente para diferentes projetos. 

Você pode dividir seu orçamento por setores específicos, como desenvolvimento de produto, marketing, atendimento ao cliente etc., certificando-se de que os valores dedicados a cada um deles refletem sua importância. Os orçamentos dão a cada equipe suas próprias restrições a partir das quais construir. Dessa forma, cada uma delas vai saber quais recursos estão disponíveis, planejando suas ações com mais assertividade.

Evite riscos


Existem muitos fatores de risco que sua empresa deve evitar a todo custo. Fraudes financeiras, roubo e outros problemas semelhantes podem levar qualquer empresa a consequências devastadoras. Por meio do planejamento e análise adequadas envolvidas em um plano financeiro você pode se preparar para essas situações.

Uma alternativa é criar várias previsões financeiras que mostram resultados diferentes para o negócio: uma onde a receita é fácil de obter e uma (ou duas) onde os tempos são mais difíceis. Tente determinar, por exemplo, como as metas podem ser alteradas se você crescer apenas 20% em vez de 30%.

Um planejamento de recursos empresariais envolve o uso de análise de dados que ajudam a ver muitos padrões e tendências. Esses dados, por sua vez, podem indicar diferentes tipos de riscos, permitindo que você tome medidas preventivas com antecedência.

Medir o crescimento


Quando se trata de expandir um negócio é essencial medir seu progresso continuamente. Consequentemente, você estará mais ciente de para onde ele está indo. 

Tendo mais controle do fluxo de caixa, orçamentos e receita, você pode comparar os ativos atuais da sua empresa com os anteriores para medir e prever o crescimento e sucesso da empresa.

Qual a diferença do planejamento financeiro geral para o do e-commerce?


Até aqui falamos de tópicos essenciais para qualquer planejamento financeiro empresarial, mas como diferenciar o planejamento do seu negócio físico para o virtual? 

Lembramos que é sempre importante separar o fluxo de caixa para um melhor controle do que é destinado às vendas online e o que é para as vendas físicas. Assim você saberá facilmente qual resultado está gerando em cada uma de suas frentes.

Ao fazer o planejamento financeiro da sua loja virtual, também é importante se lembrar de todos os custos que envolvem ter um e-commerce. Muitos acreditam que, ao ter uma loja online, terão menos despesas em comparação com as físicas. Na realidade, você precisará investir em tecnologia, segurança, ferramentas de gestão de marketing e mídia e, dependendo do tamanho do negócio, em uma equipe especializada para conseguir atender a toda demanda de clientes.

Por isso, é interessante direcionar seu planejamento financeiro para cada uma das estratégias de seu negócio.


O Olist te ajuda a simplificar todos os processos da venda online!


Sabia que o olist conta com um ecossistema completo para facilitar a vida de todos os que decidem vender na internet? 

Por que um ecossistema? Porque são diversos serviços que podem funcionar sozinhos e também se complementam, assim você economiza e, ainda, potencializa suas operações de venda. Demais, não é?

Com olist store você conecta diversos dos maiores marketplaces do Brasil em um único painel de controle, que possibilita uma gestão unificada de todas as suas vendas em vários shoppings virtuais, como o Mercado Livre, Americanas, Amazon e muitos outros!  

Você conta também com olist PAX, a solução que coleta os produtos em sua loja e os envia em tempo recorde com valor de frete reduzido, tanto pra você quanto para seu cliente!

E, ainda, as recentes parcerias com Tiny e Vnda proporcionam outra série de vantagens para quem busca se planejar para vender de forma inteligente na internet.

Agora que você sabe mais sobre planejamento financeiro empresarial, faça o download do nosso Kit de Planejamento Orçamentário para Vendas Online. O kit conta com um modelo de apresentação de um plano estratégico e duas planilhas para organização financeira que vão te ajudar a planejar melhor suas ações, atingir as metas e conduzir sua empresa ao sucesso!

Você gostou do conteúdo? Já fez o planejamento financeiro de seu negócio para os próximos meses? Me conta aqui embaixo, nos comentários, como esse artigo te ajudou e compartilhe suas experiências com outros empreendedores. Vamos juntos empoderar o comércio brasileiro!

    post anterior
    PAC ou SEDEX: como escolher o melhor tipo de envio dos Correios? Veja prazos, preços e diferenças
    próximo post
    Vendas baixas no e-commerce: o que fazer? Quais melhorias podem ser implementadas?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.