O que é ERP: Guia completo sobre sistema de gestão [2023]

Entenda o que é sistema ERP, quais as vantagens e como escolher a melhor ferramenta para otimizar os processos internos da sua empresa.

post image

ERP é um sistema integrado de gestão, que vem do inglês Enterprise Resource Planning. A ferramenta centraliza os principais processos de uma empresa, como: gestão de estoque, vendas, fornecedores, clientes, finanças, contabilidade, recursos humanos, etc.

A ferramenta auxilia nas atividades de uma empresa e organiza a rotina, mantendo o trabalho da equipe otimizado, as informações mais confiáveis e melhorando a qualidade em cada processo. Duas das funções do ERP, são: integrar e automatizar atividades, eliminando a utilização de múltiplos sistemas e tornando o dia a dia mais fluido.

O ERP simplifica, controla e otimiza rotinas. Ao cuidar de uma empresa, o gestor sabe o quanto é importante contar com as ferramentas certas para ter bons resultados. O objetivo deste post é explicar o que é ERP, quais empresas podem utilizar o sistema, quais as vantagens, como o ERP otimiza a gestão da empresa e ainda dicas para escolher um bom ERP. Boa leitura!

Como funciona o sistema ERP?

Basicamente, o sistema ERP é como um banco de dados estruturado da empresa. Todas as informações ficam armazenadas e disponibilizadas em uma única plataforma, podendo administrar os acessos entre diferentes níveis e necessidades dos funcionários. Desta forma, todo o volume de informações fica organizado com facilidade para pesquisas e análises, sem deixar de lado a segurança necessária para visualizar os arquivos.

Quando realizados por meio de um sistema ERP, o controle das vendas, despesas, estoques, financeiro, recursos humanos e/ou serviços permite que as etapas sejam concluídas em um ritmo mais ágil, seja na gestão do e-commerce ou de uma loja física. Isso impacta positivamente a satisfação do cliente e os resultados da empresa, por proporcionar uma otimização de tarefas e informações.

funcionalidade do ERP

Alguns exemplos práticos da utilização do ERP na rotina de uma empresa:

  • O gestor pode cadastrar, organizar e ter acesso a todas as contas a pagar e a receber;
  • Informações para gestão de pessoas;
  • Todas as vendas, online e/ou offline, podem ser registradas e monitoradas;
  • Acompanhamento de pedidos de compras;
  • Atualização de estoque em tempo real

Vamos supor que o setor de produção utiliza todo o estoque de uma matéria-prima e a informação é cadastrada no ERP, logo o setor de compras visualiza a necessidade de reposição e pode providenciar novos materiais. As vendas deste novo produto são registradas no sistema e o time de Marketing consegue acompanhar o desempenho em tempo real, estando apto a realizar campanhas específicas conforme os resultados apresentados. Além disso, o RH e as Finanças podem fazer seus respectivos registros com dados dos colaboradores, para que todas as informações estejam unificadas e tenham um histórico completo.

Todos os setores da empresa são beneficiados com um bom sistema de ERP e, consequentemente, toda a organização ganha eficiência e eficácia.

Como surgiu o sistema ERP?

Como tudo que envolve tecnologia, até chegar à versão que temos atualmente, o desenvolvimento do software ERP passou por diversas etapas e melhorias.

O modelo EOQ (Economic Order Quantity) foi um dos pioneiros nesta gestão, calculando a quantidade ideal de materiais e minimizando o custo total com estoque. Após décadas sendo utilizado, a fabricante Black & Decker desenvolveu uma versão aprimorada denominada MRP (Material Requirement Planning), na qual os conceitos do EOQ foram integrados ao computador. Esta solução foi utilizada até meados da década de 80.

Em 1983, a MRP II (Manufacturing Resource Planning) foi desenvolvida como um sistema integrado que reuniu vendas, compras, estoque, contabilidade, finanças, planejamento e programação da produção. Com a integração de dados, o novo modelo permitiu também que os diferentes departamentos de uma companhia pudessem ter acesso às informações.

A partir disso, setores que iam além do controle de estoque passaram a utilizar o novo sistema. Com esta evolução do MRP II, o Gartner Group entendeu que o novo modelo de gestão permitia a conexão de toda a empresa, e então batizaram o termo ERP (Enterprise Resource Planning).

Com a tradução literal das nomenclaturas, fica ainda mais perceptível a evolução do ERP. Inicialmente como “Quantidade de pedido econômico” para o setor de estoque, passando por “Planejamento de requerimento de materiais” e “Planejamento de recursos de manufatura”, chegando ao que temos atualmente e envolve toda a operação: “Planejamento de recursos empresariais”, ou seja, o Sistema Integrado de Gestão.

Como um sistema de gestão contribui com a segurança da informação?

Muito além de centralizar dados e otimizar sua gestão, um bom ERP também é peça importante para que as informações da sua empresa se mantenham seguras. Lembre-se que o sistema reúne dados de notas fiscais, clientes, fornecedores e transações que, caso sejam perdidos ou vazados, podem acarretar muitos prejuízos ao negócio.

  • Controle de acesso: em um ERP é possível controlar as permissões de acesso, assim somente pessoas autorizadas podem acessar e/ou alterar as informações, diminuindo o risco de vazamento de informações. Além disso, níveis de acesso podem ser classificados conforme a necessidade de cada colaborador.
  • Criptografia de dados: bancos de dados em servidores comuns e outros métodos tradicionais de gestão da informação não possuem essa barreira adicional de segurança. Um bom ERP garante a proteção das informações com o uso da criptografia. No Tiny, os dados são protegidos com a tecnologia SSL (Secure Socket Layer), impedindo que as informações sejam transmitidas ou acessadas por terceiros.
  • Firewalls: nos ERPs, o monitoramento do firewall consegue identificar acessos maliciosos a fim de suspender o envio de informações e inviabilizar ataques cibernéticos, por exemplo. Os critérios de restrição do firewall podem ser configurados conforme a sensibilidade dos dados manipulados.

Existe diferença entre ERP e hub de integração?

Apesar de parecidos, o ERP e o hub de integração são diferentes e precisam ser analisados antes da contratação efetiva do serviço.

O hub conta com mais funcionalidades quando se considera sua conexão com diferentes marketplaces. Ele não tem acesso a todos os dados da empresa, nem pode realizar processos operacionais de sua rotina, como gerenciamento financeiro ou emissão de notas fiscais, portanto necessita de um ERP para estas rotinas. O uso de um hub é indicado para quem precisa administrar as vendas nos marketplaces, mas não tem tanta experiência no assunto.

Já o ERP pode ter funções de hub, mas com algo a mais referente a gestão. Ele pode ser conectado a um ou mais marketplaces para criar os anúncios dos produtos, receber as vendas de forma centralizada, controlar os estoques, emitir as notas fiscais e despachar as encomendas para os clientes. Porém, necessita de configurações específicas na integração de cada marketplace para poder cumprir os requisitos e permitir a criação de anúncios. Assim, é indicado para quem tem mais experiência com venda em múltiplos canais.

Quais empresas podem usar um sistema ERP?

Porte da empresa

O uso de um ERP é recomendado para empresas de qualquer porte, desde a pequena até a grande. Isso porque o sistema é um dos responsáveis por ajudar empresas a crescer, devido à organização e aumento da produtividade das equipes.

  • Novas empresas: se você ainda está começando seu negócio, utilizar um ERP desde o início é uma ótima opção, assim as informações sempre estarão reunidas, atualizadas e disponíveis quando precisar tomar qualquer decisão. Controles via planilha podem deixar informações perdidas, o que compromete o andamento e crescimento da empresa.
  • Pequenas empresas em crescimento: A substituição dos caderninhos e das planilhas ajudam a ter uma gestão mais eficiente, dando a oportunidade de investir mais tempo na administração do negócio e menos em burocracias e organização de informações.
  • Empresas médias em evolução: O ERP proporciona uma conexão e interdependência entre os setores, com informações palpáveis e organizadas em um único local, de forma que todas as áreas consigam utilizá-las da maneira mais eficiente para os devidos fins.
  • Grandes empresas: Com dashboards e funções analíticas, Inteligência Artificial, Machine Learning e automação inteligente, os ERPs podem ser um grande suporte em grandes operações, podendo integrar banco de dados pré-existentes e modernizando os sistemas e processos das empresas.

O Tiny é feito para atender às demandas de todos os portes de empresa, com um plano para cada tipo de negócio, pensando justamente na realidade e necessidade de cada um. Inclusive, você pode escolher a melhor opção conforme o faturamento anual da organização ou analisando as funcionalidades que cada plano oferece para atender ao seu negócio. 

Setor da empresa

Independentemente do setor em que atua, o ERP é uma solução essencial para a organização do negócio. Se você tem uma loja física, um e-commerce, presta serviços ou anuncia produtos em diferentes canais, com certeza vai precisar controlar os estoques, emitir as notas fiscais, verificar a saúde financeira do negócio, entre outras informações da operação.

E-commerce: automatização de processos diários de vendas online (emissão de notas fiscais, etiquetas de envio e atualização de estoque), integração com loja virtual própria e/ou marketplaces, trabalho com ou sem estoque próprio, administração de separação e embalagem, controle de expedição. São tantos detalhes que qualquer falha pode gerar uma má experiência ao consumidor, com um ERP tudo é minimizado e dinamizado para focar no aumento das vendas online.

Indústria: controle de estoque de matéria-prima, relatórios dinâmicos de desempenho, cadastros padronizados de fornecedores, emissão fácil de boletos e notas fiscais, além de uma variedade enorme de extensões que tornam o sistema único para gerir os muitos processos envolvidos, da matéria-prima ao consumidor final.

Serviços: organização de ordens de serviços, contratos recorrentes, emissão de NFS-e, propostas comerciais, simplificação de tarefas. processos, fluxos e registros, além do planejamento financeiro da empresa para simplificar a prestação de serviços.

Comércio: integração com PDV, cadastro de diferentes fornecedores, CRM, gestão de ordens de compra, precificação, propostas comerciais, pedidos de vendas, são tantas atribuições e pontos de atenção no dia a dia de um comércio que um ERP é essencial em diversas etapas do negócio, otimizando o tempo de gestão e a organização da sua rotina.

Planilha ou ERP?

Durante muito tempo, as planilhas eletrônicas foram um dos meios mais eficazes de registro e controle das atividades na empresa. Com o desenvolvimento da tecnologia surgiram ferramentas de automação que podem ser uma melhor solução.

Para escolher entre planilha ou ERP, é preciso analisar as funcionalidades de cada um, comparar com as necessidades da empresa e atentar para questões fundamentais — gerenciamento, registro e armazenamento de dados e informações.

O objetivo deste post é falar sobre as funcionalidades de uma planilha eletrônica comparadas a um sistema integrado ERP e mostrar por que você deve considerar o uso de um software de gestão para melhorar a eficiência do seu e-commerce.

Quais são as funcionalidades de uma planilha para controle e gestão do e-commerce?

A planilha eletrônica é uma boa opção para começar a organização dos processos de uma empresa. Nela, é possível inserir dados em forma de tabela e encontrar uma informação rápida, utilizando filtros.

Todas as informações necessárias, como cadastro de clientes e dados de fornecedores, controle do estoque, controle das vendas e gestão das compras, podem ser inseridas em abas separadas que facilitam a localização e a visualização de uma informação específica.

Se, por um lado, o Excel permite criar tabelas personalizadas de acordo com a necessidade da empresa, por outro, a ferramenta apresenta limitações, pois não tem integração automática e todas as análises, cruzamentos e gráficos demandam alto conhecimento.

Sem essa integração, o crescimento da empresa pode ser mais lento, pois a gestão, que se concentraria na análise, qualificação e execução das ações ainda se preocupa com a inserção e compilação manual de dados.

Como um ERP funciona para gerenciamento da loja virtual?

Como já explicado neste artigo, uma das principais funções do ERP é organizar e tornar mais fácil e rápida a visualização das informações concentradas em um mesmo ambiente. 

A entrega de valor é diferenciada. O ERP é um sistema de gestão, onde são feitos  lançamento de dados para que seja possível extrair informações importantes para a estratégia da empresa. Com o ERP, você pode centralizar processos rotineiros, como emissão de notas fiscais, controle de estoques, vendas, contas a pagar e a receber e compras realizadas. 

Todos os processos de gestão são alinhados em um fluxo que gera facilidade e economia de tempo na gestão de uma loja física ou e-commerce. Com o trabalho automatizado, a confiabilidade das informações é maior, transferindo mais segurança para a tomada de decisões.

Planilha ou ERP — afinal, quais as vantagens e desvantagens?

Embora as duas ferramentas sejam eficientes, conforme a necessidade e as particularidades de cada negócio, existem diferenciais em um ERP que devem ser analisados.

Planilha de Excel:
  • O registro em planilhas é mais complexo e não permite a integração dos processos nos diversos canais de vendas. Além da inserção manual, que torna mais lenta a execução das atividades, há um risco de corromper um arquivo e perder as informações mais importantes;
  • A manutenção das planilhas demanda tempo que poderia ser empregado no core da empresa. São necessário muitos cliques, tanto para alimentar a planilha quanto para buscar informações, enquanto o sistema ERP pode fornecer dados rapidamente;
  • Ao utilizar as Planilhas do Google, você tem custo zero para seus controles. 
Sistema ERP:
  • Manter as informações centralizadas, com manutenção e backup automáticos, reduzindo a preocupação com a atualização manual dos dados de forma contínua;
  • Contar com um sistema ERP para o varejo em substituição às planilhas eletrônicas é perceber a necessidade de melhorar a rotina e tornar os processos mais fáceis, além de garantir as mesmas informações para todos os setores envolvidos;
  • O sistema ERP mantém os estoques atualizados em todos os canais de vendas (virtuais e físicos) de forma automática. A integração reduz o tempo de dedicação manual a essas atividades e, até mesmo, o custo operacional por não requerer diversas pessoas atuando no mesmo processo;
  • Existem opções de diversos preços no mercado, então você precisa buscar por algum que atenda as necessidades de sua empresa, inclusive no investimento.

Entre planilha ou ERP, o sistema integrado contribui para otimizar os processos, economizar o tempo e alcançar um nível estruturado de padronização. Esses aspectos são relevantes para o crescimento, melhora do faturamento e maior lucratividade.

As atividades de cadastro de produto, envio para o marketplace, controle de vendas, reserva de estoque, emissão de nota fiscal, separação e expedição têm uma sequência de processos lógica em um ERP, e o Tiny consegue entregar de forma fluida e agradável para que o vendedor melhore cada vez mais o seu desempenho.

Se você está gostando do post e deseja automatizar os processos do seu e-commerce de uma maneira fácil e amigável, entre em contato com a gente para conhecer as funcionalidades do Tiny ERP e como ele pode aumentar a eficiência do seu negócio.

Quais as vantagens de utilizar um ERP?

As empresas têm um grande fluxo de informações para ser controlado e organizado. Apesar de muito úteis, utilizar apenas planilhas pode não ser suficiente para uma boa gestão. Adotar um sistema ERP é uma solução que padroniza processos e diminui os riscos relacionados a falhas na manutenção de dados, como duplicidade ou falta de informações, por exemplo.

A padronização das informações é apenas uma das vantagens de se utilizar um ERP. Selecionamos mais algumas para que você possa conhecer e analisar o que faz sentido para seu negócio:

Vantagens de usar um ERP

Organização

Esta é a principal razão que leva pequenos e médios empreendedores a adquirirem um sistema ERP: a melhora na organização. Manter uma rotina nos processos é fundamental para um bom planejamento. 

Uma vez que todas as informações do negócio estarão disponíveis de forma centralizada, rápida e acessível, consequentemente a operação otimiza tempo. Além disso, não será necessário ocupar espaço na empresa para guardar arquivos. Esses podem ser incluídos diretamente no sistema, a fim de alimentar e facilitar ao gerar relatórios.

Economia de tempo e dinheiro

O custo operacional de um negócio pode ser bem alto se o empreendedor não souber otimizar e integrar os processos e recursos disponíveis. Utilizar diversos sistemas para controlar uma empresa pode gerar um custo alto para o caixa. Um sistema ERP ajuda a centralizar a operação, evitando o uso de múltiplas plataformas, com informações desencontradas e erros que possam acarretar prejuízos.

O ERP também oferece mais produtividade para o negócio. Seguindo uma rotina de ações, fica claro para o usuário qual é o próximo passo a ser seguido, otimizando seu tempo. Dessa forma, a equipe consegue focar em atividades que podem gerar mais retorno financeiro para a empresa, como campanhas para aumentar as vendas.

Informações concretas e seguras

A informação é um dos elementos mais importantes para analisar a performance da empresa e ver se os resultados estão satisfatórios. 

Com dados precisos sobre as compras, vendas, impostos pagos, entre outros, a gestão tem mais segurança ao realizar análises e tomar decisões. Todas as informações passam a ser centralizadas e a chance de algo não estar correto é pequena, o que facilita o trabalho do gestor na hora de encontrar inconsistências e corrigi-las rapidamente.

Além de centralizadas, as informações da empresa precisam estar seguras. Para que a empresa cresça, é preciso contar com um sistema que garanta a proteção das informações inseridas. Portanto, escolha um ERP que tenha comprometimento com a segurança das informações no banco de dados.

Integração com outros setores

A comunicação entre setores pode ter uma grande melhoria com a integração dos processos. A efetividade e agilidade das operações reduzem o tempo de espera e de conclusão das tarefas. Com todos os processos da empresa centralizados, fica mais fácil o compartilhamento de informações entre os setores, a fim de melhorar o fluxo de trabalho.

Para cada setor, o sistema ERP oferece funcionalidades específicas, que integradas facilitam o andamento dos processos. Sem necessidade de realizar trabalhos manuais e com facilidade de comunicação, a rotina de trabalho se tornará mais fluida, o que contribui para aumentar a produtividade da equipe.

Automatização de rotinas

Se a intenção é entregar melhores resultados, o sistema deve ser o responsável por automatizar os processos e torná-los ainda mais eficientes. Utilizar um ERP faz com que diversas rotinas sejam otimizadas. Em poucos cliques, é possível importar os pedidos de múltiplos canais de venda, gerar as notas fiscais e realizar a emissão, todas de uma só vez. 

Tarefas que eram totalmente manuais podem ser automatizadas ou finalizadas em poucos cliques, sem sair do sistema. Assim, sobra mais tempo para que a equipe se concentre em outras atividades.

Se a sua empresa também trabalha com lojas físicas, os diversos estoques ficam atualizados, sem que seja necessário acessar cada produto para verificar e alterar a quantidade. Tudo acontece em sintonia, evitando retrabalho e fazendo com que as informações estejam sempre atualizadas.

Baixo Custo

Muitas empresas de ERP oferecem planos que cabem no bolso dos mais diversos tamanhos de organizações. Outra vantagem é que, além desse baixo custo, algumas oferecem período experimental, além de não cobrarem taxa de implementação/contrato. 

Problemas de gestão? O ERP ajuda a resolver!

Administrar um negócio, seja físico ou digital, não é uma tarefa fácil. Os gestores encontram uma série de dificuldades, que precisam ser resolvidas diariamente, para que a empresa continue a funcionar. Confira os impasses que um sistema de ERP ajuda a contornar:

Dificuldade em atender o cliente com rapidez e segurança

Os consumidores de hoje querem respostas cada vez mais rápidas. O segredo para alcançar um tempo de atendimento que atenda às expectativas é a automação de processos, por meio de soluções digitais confiáveis.

Entre as facilidades que o ERP oferece, estão: a visualização do status do pedido, o estoque disponível, a consulta do número de rastreamento, entre outras.

Além de proporcionar essa automação, o ERP traz várias informações que dão suporte para um atendimento mais personalizado. Esse é um ponto importante para a fidelização de clientes.

Falta de controle de estoque 

Um estoque desorganizado traz sérios prejuízos a qualquer negócio. Se um cliente faz uma compra, tem o pagamento processado e depois recebe a mensagem de que o produto não está disponível para envio, a frustração é gerada e a jornada de compra já tem um impacto negativo.

Por mais que seja feito o estorno, dentro do que o Código de Defesa do Consumidor prevê, essas ocorrências frustram a experiência do cliente e estimulam a busca pela concorrência.

Decisões equivocadas por falta de informações

A geração de dados trouxe uma enorme vantagem para as empresas: basear-se em informações concretas para entender melhor os clientes e a concorrência. Com isso, é possível tomar decisões mais acertadas e com clareza.

Sem uma boa solução de ERP, o gestor pode não ter essas referências para trabalhar e precisa administrar a empresa com menor segurança e uma compreensão limitada do cenário em que o negócio se encontra.

Essa falta de visão pode levar a decisões equivocadas, capazes de comprometer a sobrevivência do negócio.

Falta de segurança dos dados

A segurança da informação é um aspecto essencial para qualquer empresa, reforçada com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Caso ocorra o vazamento de referências sensíveis sobre o seu cliente, como endereço, telefone e número de cartão de crédito, a responsabilidade é sua.

Um bom sistema de ERP promove uma proteção maior dessas informações, bloqueando ataques maliciosos e permitindo o controle do acesso.

Ocorrências de não conformidade

Já que a LGPD foi citada, vale lembrar que há uma série de outras normas e regulamentações que regem o comércio e o varejo, seja físico ou virtual. Essas regras vão desde a política de devolução do produto, até a emissão de notas fiscais e pagamento correto de impostos.

Com um bom fornecedor de ERP, a empresa consegue controlar os processos com eficiência e evitar erros capazes de causar problemas com a fiscalização ou até mesmo reclamações de clientes.

Lembre-se que a conformidade de qualquer negócio é fundamental para uma boa imagem, seja para novas vendas ou para parcerias.

Desconexão entre canais de vendas

Uma estratégia utilizada por diversas empresas é o uso de diferentes canais de vendas para a oferta dos produtos, aproveitando as possibilidades que a loja virtual própria, os marketplaces e a gestão omnichannel oferecem.

Porém, essa abordagem traz uma dificuldade: centralizar as informações de estoque e de faturamento, para uma gestão apurada e conectada. Isso traz dados de faturamento dispersos e a falta de controle adequado do estoque, entre outras complicações.

Um bom ERP permite a integração de todos esses dados, dando ao administrador uma visão bem mais clara do negócio.

Problemas na atualização de preços

Atualizações de preços são necessárias e inevitáveis. Em muitos casos, as empresas praticam preços diferentes entre loja física, e-commerce próprio e marketplaces. Isso porque os custos para vender em cada um desses canais é diferente.

Com um ERP, fica mais fácil enviar e atualizar os preços para múltiplos canais de venda, sem a necessidade de alteração individual em cada produto.

Falhas no fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos pontos mais importantes de uma boa gestão financeira. Sem saber exatamente quanto de dinheiro entra e sai da sua loja, fica difícil pensar nas próximas ações ou até mesmo entender se a empresa está dando retorno.

O mesmo vale para o demonstrativo de resultados (DRE), que mostra as movimentações do negócio, com lucro e prejuízo.

Ter uma solução que traga essas informações de maneira clara é fundamental para uma administração consciente. A partir desses dados, o gestor consegue pensar em novas estratégias e decidir os rumos da sua empresa com consciência.

Motivos para ter um ERP

Se você trabalha com vendas, listamos alguns fatores que podem servir de gatilho para a contratação de um ERP.

1) Crescimento

À medida que a empresa cresce, surgem novos clientes e demandas que necessitam de processos mais eficientes. No início, é possível adaptar esse novo funcionamento com planilhas e tabelas. Mas para que a mudança seja mais rápida, eficaz e sem perda de dados antigos, o ideal é fazer a contratação de um ERP.

2) Segurança

Informações relacionadas à empresa, na maioria dos casos, são o que a organização tem de mais valioso. Deixar processos e protocolos em planilhas e documentos simples pode ser um grande risco. Um sistema ERP, ao contrário, fornece toda a estrutura necessária para garantir a segurança dos seus dados, que são criptografados e protegidos pela robustez da plataforma.

3) Tempo

Um funcionário, mesmo que tenha aptidão com planilhas e outras ferramentas, costuma demorar um tempo maior para compilar os dados e repassar informações estratégicas. Com um sistema ERP, ele vai conseguir fazer o mesmo trabalho com muito mais rapidez, garantindo maior eficiência no processo.

4) Erros

Toda vez que a empresa apresenta algum erro referente a informações e dados, perde-se tempo nas correções, para refazer a atividade ou encontrar o problema. Se você observar que determinados processos começam a apresentar falhas repetidas, o ERP pode ser a solução necessária.

5) Controle

Entender perfeitamente todos os processos é essencial para empreendedores e gestores que cuidam da operação e da saúde do negócio. Se, em algum momento, os profissionais envolvidos começarem a perder o controle sobre o que ocorre na operação do negócio, significa que a contratação de um ERP é necessária.

Ferramentas essenciais em um ERP

Para ter uma empresa organizada, o sistema ERP é uma ferramenta essencial, independentemente de qual segmento do mercado o seu negócio esteja inserido.

Além de saber o que é sistema ERP, é preciso entender as funcionalidades mais buscadas e necessárias para utilizar este sistema e escolher a melhor solução:

Emissão de notas fiscais (NF)

Uma das rotinas mais comuns de quem trabalha com vendas, seja online ou em loja física, é a emissão de notas fiscais. As NFs são documentos importantes, que garantem a segurança das vendas, tanto para o vendedor quanto para quem está comprando.

A inclusão e a emissão de notas fiscais para e-commerce se torna mais prática ao utilizar um sistema ERP. Todas as informações de impostos e cadastros de produtos já estão disponíveis no sistema, permitindo agilidade e economia de tempo.

Ao importar os pedidos recebidos da loja física, do e-commerce ou de marketplaces, todas as informações sobre o cliente, produtos comprados, preços que foram pagos, entre outras são automaticamente importados para o ERP. Sendo assim, com poucos cliques, o usuário gera as notas fiscais e já pode realizar a emissão junto à Sefaz (Secretaria da Fazenda).

Com um sistema ERP, não é preciso digitar dados manualmente, o que otimiza a rotina e evita erros nesse processo.

Gestão de pedidos

Conseguir organizar os pedidos recebidos é uma das maiores dificuldades de quem anuncia em diversos canais de venda, como uma loja própria criada via plataforma de e-commerce e nos marketplaces.

Ao integrar o ERP aos diferentes canais de venda, os pedidos são recebidos no mesmo lugar, facilitando a gestão. Dessa forma, não é necessário acessar diferentes plataformas para verificar os pedidos que foram recebidos. Tudo é centralizado no ERP.

Sendo assim, a empresa consegue enviar os pedidos aos clientes com mais agilidade e também garantindo o envio correto dos produtos. É uma etapa importante, que impacta diretamente na satisfação dos clientes com a compra e com a empresa.

A gestão centralizada dos pedidos economiza tempo e evita erros, desde o recebimento até a separação dos produtos e envio das mercadorias aos clientes. A padronização das etapas permite um melhor controle e acompanhamento da situação de cada pedido, facilitando a gestão.

Controle de estoques

Um dos principais recursos de um sistema ERP para gestão é a possibilidade de apresentar um estoque integrado, seja do e-commerce próprio com marketplaces ou lojas físicas. Em apenas uma plataforma é possível colocar em prática todas as tarefas ligadas à gestão de estoque:

  • Registro de compra de mercadorias;
  • Controlar a quantidade de produtos;
  • Cadastrar produtos e fornecedores;
  • Gerenciar pedidos de compra;
  • Registrar a entrada e saída de mercadorias;
  • Envio de mercadorias ao cliente.

É possível realizar todas essas tarefas fazendo a integração da loja física e virtual, além de assegurar que a disponibilidade apresentada no seu e-commerce esteja sempre de acordo com o estoque. Com esse controle assertivo, em tempo real, é possível obter níveis de estoque menores e, com isso, evitar que sejam armazenados produtos em quantidades excessivas, reduzindo custos.

Estoques incorretos podem causar problemas na hora das vendas, como fazer anúncio de produtos sem quantidade suficiente disponível. O controle de estoque, ainda mais com múltiplos canais de venda, é necessário para qualquer negócio.

Com o ERP, os estoques são atualizados automaticamente em todos os canais de venda, para que você não tenha problemas com a falta de produtos. Ao incluir uma nota fiscal de compra, os estoques são enviados para as lojas, sem que você tenha que enviar um a um. O processo é eficiente e você não perde tempo com essa rotina.

Da mesma forma, ao vender um produto e realizar a baixa do estoque no ERP, os canais são atualizados para que um mesmo produto não seja vendido duas vezes. Já imaginou perder uma venda por falta de estoque disponibilizado na loja, sendo que você recebeu os itens e apenas não teve tempo de atualizar o site? Ou, então, vender uma mercadoria que está com estoque zerado?

São pequenas ações que tornam o dia a dia mais eficiente e com menor possibilidade de erros, o que melhora a experiência do cliente ao comprar em sua loja.

Integração com outros sistemas

A integração é outro grande benefício de um sistema ERP, pois faz com que alguns processos se tornem mais simples.

Ao integrar o ERP com outros sistemas, como plataformas de e-commerce e marketplaces, a criação de anúncios dos produtos é simplificada, permitindo que o item seja enviado para diferentes canais ao mesmo tempo, e todos os pedidos realizados nas lojas são centralizados no sistema ERP.

Além disso, existem outras opções de integração para facilitar o dia a dia. Ao conectar soluções de logística, o usuário consegue analisar as melhores opções de frete para enviar os pedidos. 

Também é possível integrar gateways de pagamento ou intermediários, facilitando a verificação de quais pedidos estão com pagamento aprovado, a fim de seguir com o processo de envio das mercadorias.

Integrar soluções faz com que as rotinas de backoffice do e-commerce sejam facilitadas, garantindo eficiência nos processos e evitando possíveis erros.

Gestão financeira

O controle sobre as contas a pagar e a receber é necessário para entender a situação da empresa. A centralização das receitas e despesas faz com que os gestores tenham uma visão ampla dos negócios e critérios para decidir sobre investimentos, lançamento de um novo produto, compras, promoções, entre outras possibilidades.

Com um ERP, fica mais fácil reunir todas as informações para que a análise seja completa. Ao incluir vendas parceladas, é possível saber quanto a empresa tem a receber no futuro. A partir das compras, é feita a análise de quanto dinheiro a empresa vai precisar para pagar as contas nos meses seguintes, e assim por diante.

Os dados reunidos fazem com que o gestor tenha uma melhor visão sobre a saúde financeira da empresa. Com o ERP, a empresa tem acesso a relatórios de contas a pagar e a receber, balancete, fluxo de caixa e DRE, necessários para a visibilidade da situação financeira de qualquer empresa. Sem estas informações, o gestor não tem uma base sólida para decidir se está na hora de investir ou economizar.

A transformação digital como aliada da sua empresa

Você já entendeu que o ERP é um sistema de gestão que visa organizar e facilitar toda a comunicação entre os setores de uma empresa. Com ele, todos os processos são otimizados, o que economiza tempo na realização de tarefas.

Por isso, identificar as necessidades de sua empresa é o primeiro passo para escolher o melhor ERP. Faça uma lista de todas as funcionalidades que sua empresa precisa e, em seguida, comece a busca por sistemas que possuem os recursos necessários.

O processo de implantação de um novo sistema, incluindo investimento, o tempo de migração e treinamento da equipe, gera impacto e alterações na empresa. E como não é recomendado trocar de sistema com frequência, tenha o cuidado de conhecer o fornecedor, sua capacidade de suporte técnico e a expertise da equipe responsável pelo desenvolvimento, implantação e funcionamento do ERP.

E como saber se a empresa precisa de um ERP? É fácil!

Se você já se deparou com alguma das situações abaixo na sua empresa, é sinal que está precisando de um ERP para otimizar sua gestão:

  • A empresa utiliza diversos sistemas para controle, o que gera alto custo e/ou informações duplicadas;
  • Muito tempo é destinado para a execução de pequenas tarefas;
  • O gestor não tem acesso fácil e rápido a todas as informações do negócio;
  • A loja (virtual ou física) ficou sem estoque e você perdeu vendas;
  • Venda duplicada do mesmo produto por falta de atualização de estoque;
  • Deixou de enviar um pedido, pois a informação foi perdida em meio a anotações;
  • É difícil tomar decisões, pois o financeiro não é organizado e preciso;
  • Precisa emitir uma nota por vez, o que ocupa muito tempo no dia.

Caso tenha percebido essas ou outras situações que envolvem informações e dados rotineiros, o Tiny ERP oferece o sistema gratuitamente para testes. Aproveite a oportunidade para otimizar seu negócio e ter mais tempo para pensar em questões estratégicas!

Como escolher um ERP?

Agora que você já sabe tudo sobre ERP, chegou a hora de entender quais critérios devem ser considerados antes de escolher um sistema para implementar na sua empresa.

1. Conheça as necessidades e metas da sua empresa

2. Verifique as funcionalidades principais do ERP

3. Pesquise a reputação e avaliações do sistema

4. Priorize sistemas online

5. Avalie o armazenamento e a segurança dos dados

6. Observe a usabilidade do sistema

7. Busque as melhores opções de suporte

8. Analise a qualidade das integrações

9. Busque opções que atendam bem o seu segmento

10. Busque a melhor relação custo x benefício

👉 Leia aqui todos os detalhes para escolher seu ERP

Por que escolher o Tiny ERP?

O Tiny garante tudo que você leu até aqui sobre os sistemas ERP! O sistema organiza a rotina das empresas, para que você tenha mais tempo de focar nas estratégias organizacionais. 

Com o Tiny, os processos do backoffice do seu e-commerce ou da sua loja física são centralizados em um sistema fácil de utilizar e com a segurança necessária para anunciar produtos, receber pedidos, emitir notas fiscais, controlar estoques e manter toda a sua empresa em ordem. 

O ERP Tiny oferece 30 dias grátis para não restar dúvidas que esta é a melhor escolha para o seu negócio. Cadastre-se:

Assista ao vídeo e saiba mais:

  • ERP é um sistema integrado de gestão, que vem do inglês Enterprise Resource Planning. A ferramenta centraliza atividades de uma empresa e organiza a rotina, mantendo o trabalho da equipe otimizado, as informações mais confiáveis e melhorando a qualidade em cada processo.
  • Gestão organizada Otimização de tempo Organização de arquivos e relatórios Automatização de tarefas Diminuição de erros Facilidade na tomada de decisões Exemplos de sistema ERP: Tiny, TOTVS, Linx, Oracle, SAP.
  • Emissão de notas fiscais (NF) Gestão de pedidos Controle de estoques Integração com outros sistemas Gestão financeira
  • Conheça as necessidades e metas da sua empresa Verifique as funcionalidades principais do ERP Pesquise a reputação e avaliações do sistema Priorize sistemas online Avalie o armazenamento e a segurança dos dados Observe a usabilidade do sistema Busque as melhores opções de suporte Analise a qualidade das integrações Busque opções que atendam bem o seu segmento Busque a melhor relação custo x benefício
  • O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão de relacionamento com os clientes, ou seja, auxilia no contato com o consumidor. Com ele é possível conhecer melhor a sua base de clientes por meio de dados cadastrados, ter um histórico de interação, auxiliar o time comercial com informações e lembretes de visitas, entregas e informações relacionadas, e muito mais. Por isso, é essencial que a solução de ERP seja capaz de integrar com o CRM da sua empresa. Afinal, além de otimizar e centralizar as informações e processos da organização, é possível estreitar o relacionamento com seus leads e clientes, oferecendo um atendimento mais personalizado e oportunidades que façam sentido ao público selecionado.
  • Sim, o ERP é um tipo de sistema de gestão que reúne todas as informações em um único banco de dados, armazenando tudo de maneira segura e com a possibilidade de servir a diferentes áreas e setores concomitantemente.
post anterior
O que é certificado digital, suas vantagens e como escolher o ideal
próximo post
Dicas de filmes para empreendedores que você precisa assistir!
loading comments...

Receba os conteúdos em primeira mão

+ de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.