Como encontrar e escolher os melhores fornecedores de produtos para sua loja? Confira as dicas!

Para ter um negócio de sucesso, é preciso oferecer o melhor para os seus clientes e, então, fidelizá-los, certo? Para isso, é necessário cumprir muitos requisitos, e um dos principais é ter produtos de qualidade. E isso só é possível trabalhando com os melhores fornecedores.

Você pode criar um ótimo e-commerce próprio ou vender nos maiores marketplaces, oferecer um atendimento especializado e ter muitos outros atributos positivos. Mas tudo isso pode ser prejudicado caso você não atenda a expectativa do comprador em relação às mercadorias.

Por isso, o processo de escolha e negociação com os fornecedores é fundamental. Eles farão parte da experiência do seu cliente e terão um enorme peso na reputação da sua loja.

Aqui, trazemos dicas infalíveis para você encontrar bons fornecedores de produtos para revenda e negociar as melhores condições. Além disso, temos um bônus especial no fim do artigo, confira!

Continue a leitura e anote as dicas sobre esse tema tão importante para seu e-commerce.

Tipos de fornecedores

Para começar, é interessante que você saiba que, no mundo dos negócios, existem diversas formas de classificar fornecedores. O jeito mais habitual é a divisão em três tipos: monopolista, especial e habitual. Confira o que cada um significa:

Fornecedor monopolistaTrabalha com produtos totalmente exclusivos e, por isso, tem maior poder sobre os preços, uma vez que vendem exclusividade e valor agregado. Esse tipo de fornecedor dificilmente tem concorrentes, pois atua de forma muito específica, o que pode tornar seus clientes dependentes dele.
Fornecedor especialEsse tipo também é chamado de fornecedor ocasional, pois oferece produtos muito ligados à sazonalidade ou demandas diferenciadas. Fornecedores de artigos de decoração temática, ou de alimentos regionais, são bons exemplos.
Fornecedor habitualTambém chamado de fornecedor tradicional, trabalha com produtos sem nenhuma grande exclusividade ou característica específica. Como é o tipo mais comum e com grande demanda, há muita concorrência e, com isso, possibilidade de negociação.

Como encontrar bons fornecedores para e-commerce?

A escolha dos fornecedores precisa ser feita com cautela, pois eles irão ajudar sua loja a oferecer os melhores produtos e prazos aos clientes. Esse processo só é possível com muita pesquisa, troca de ideias e comparações. Confira, então, alguns passos importantes para seguir nesse processo.

Faça pesquisas online

A quantidade de informações que você tem acesso a partir do seu computador ou smartphone é enorme. Então, comece sua busca com uma pesquisa online para saber quais são as principais empresas que trabalham com o segmento da sua loja. Não deixe de conferir comentários e avaliações nas redes sociais, Google e Reclame Aqui.

Busque fornecedores na sua região

Outro ponto de atenção na sua escolha é a distância geográfica. O fornecedor não precisa ser necessariamente da sua cidade, mas é interessante que ele esteja próximo, especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Além de ser mais fácil solucionar problemas ou até mesmo realizar visitas, isso garante menores custos de entrega.

Participe de eventos do ramo

Além das buscas na internet, uma forma muito efetiva de conhecer diferentes opções de fornecedores é participando de eventos do seu segmento. Assim, você pode ter a possibilidade de um encontro cara a cara para ganhar mais confiança, conhecer os serviços oferecidos e, talvez, começar a negociar.

Os eventos são uma enorme oportunidade de networking até mesmo com concorrentes, e podem trazer muitas novas ideias, indicações e, claro, parcerias. Confira aqui conteúdos sobre os principais eventos do setor de e-commerce no Brasil.

Descubra quais são os parceiros da concorrência

Entender um pouco mais sobre como os seus concorrentes trabalham é outro passo importante. Aqui, ter contatos e bom relacionamento é essencial, então não tenha medo de conhecer outros empreendedores e trocar ideias. Você pode fazer isso pessoalmente, em grupos especializados ou fóruns como o Sebrae Respostas. Peça indicações e observe os feedbacks dos clientes finais. Caso uma loja sofra com muitas reclamações de atraso na entrega, por exemplo, fique atento: isso pode ter relação direta com o fornecedor.

Avalie o atendimento nos primeiros contatos

Durante sua busca, você entrará em contato com diversas empresas. Durante essas conversas, avalie bem o atendimento recebido, pois isso pode ser um ótimo “termômetro” do suporte recebido pelos clientes daquele fornecedor. Esse é um ponto importante na sua escolha, pois o contato entre loja e fornecedor é constante e precisa ser ágil.

Contate o fabricante

Caso você tenha uma marca específica que queira trabalhar, pode entrar em contato diretamente com o fabricante. Muitas empresas têm o contato da sua rede de distribuição e podem disponibilizá-la para você. Essa é uma ótima oportunidade de conseguir indicações de fornecedores de confiança.

Checklist para qualificação de fornecedores: 10 critérios para considerar na sua escolha

Após pesquisar e buscar opções, chegou a hora de definir os fornecedores com quem você vai negociar e, então, fechar uma parceria. Para isso, é importante levar alguns fatores em consideração. Quer saber como avaliar um fornecedor👉 Observe os critérios abaixo:

  1. Preço praticado
  2. Qualidade dos produtos
  3. Formas, datas e políticas de pagamento
  4. Localização
  5. Prazos de entrega
  6. Marcas trabalhadas
  7. Histórico da empresa, avaliações e feedbacks
  8. Atendimento oferecido durante e após a negociação
  9. Termos contratuais
  10. Capacidade produtiva e disponibilidade

A importância de fornecedores confiáveis

Primeiro de tudo: fornecedores confiáveis não entregam apenas um bom custo-benefício para você ter uma margem interessante – e na maioria das vezes, esse não vai ser o ponto principal.  Pode parecer estranho, mas a partir do momento que você entender tudo que precisa avaliar, essa afirmação fará ainda mais sentido. Ter a certeza que seu parceiro de negócio atenderá os seus pedidos com excelência é tão fundamental quanto fazer boas vendas para o seu cliente final.  Todos os processos de um marketplace começam neste ponto: bons fornecedores. Se essa empresa não te entrega no prazo, você não atende com plenitude o seu consumidor.  Se os produtos não são de qualidade, a imagem do seu e-commerce fica manchada, e as avaliações negativas dificultam a sua ascensão.  Se a capacidade produtiva desse fornecedor não for equivalente àquilo que você precisa para o seu dia a dia, e também para possíveis situações sazonais, o seu atendimento também será impactado.  Muitas lojas online já fecharam simplesmente por não conseguirem encontrar o equilíbrio perfeito entre seus processos e fornecedores confiáveis. Tudo isso mostra a importância de dar verdadeira atenção a esse quesito.  Leia também: Como manter um bom relacionamento com fornecedores

Principais critérios para identificar fornecedores confiáveis 

Então, quando falamos de fornecedores confiáveis, falamos também de um checklist que precisa ser seguido ao escolher uma empresa parceira. Isso envolve:  

Pesquisa com profundidade

Seja pela internet ou não, a pesquisa não será rápida e você, como empresário, precisa separar um tempo para isso.  Pelo Google, não se atenha às primeiras aparições das palavras-chaves. Seja consistente e adicione termos essenciais, como “fornecedor”, "distribuidor", “importador” ou outros relacionados que você considere relevantes.  Vale lembrar que um bom posicionamento no Google nem sempre é sinal de confiabilidade. Por isso, é necessário colocar prioridade nessa tarefa e exercê-la com calma e olhar crítico.  Mas não se atenha à pesquisa online: mesmo sendo uma empresa de venda online, você pode descobrir ótimos fornecedores na rua. Para isso, você pode encontrar nas lojas físicas dos seus concorrentes os produtos que deseja vender e pesquisar por informações do rótulo na internet, por exemplo.

Faça muito networking

Outra afirmação que pode assustar é que você não deve enxergar seus concorrentes como inimigos. Muitas vezes, pessoas do mesmo ramo podem passar informações essenciais da empresa que você quer ter como fornecedora. Afinal, nem sempre é possível encontrar avaliações dessa organização por meio de sites, já que o comércio atacadista funciona diferentemente do varejista. Portanto, ter contatos de confiança, que podem passar informações interessantes sobre a sua rede de fornecedores, é essencial.  Esses contatos são obtidos através de eventos, como feiras e congressos, e é uma maneira excelente de conhecer mais do ramo, além de fazer essa avaliação citada.  Nunca se esqueça: um bom empreendedor está sempre fazendo networking.

Considere o histórico da empresa e seus processos

Assim como a avaliação dos serviços, o histórico da empresa precisa ser analisado. É preciso entender se ela realmente entrega aquilo que se propõe, se existem outras empresas parceiras de renome e se são aplicadas boas práticas de trabalho no dia a dia. Afinal, os processos do fornecedor impactam diretamente nos seus. Por exemplo: se ele não tem organização com relação aos prazos, você pode ficar sem produtos para seu marketplace e, consequentemente, deixar seu cliente final insatisfeito.  Entenda como caminha cada ciclo dessa empresa que será sua parceira e se isso se encaixa com o que você procura.  Leia também: Cadeia de suprimentos no e-commerce: como gerenciar

Visite o seu fornecedor

A dica anterior se encaixa perfeitamente nesta. Uma das maneiras de identificar fornecedores confiáveis é fazendo uma visita às fábricas.  Sabemos que nem sempre os seus fornecedores estarão na mesma cidade, estado ou até no mesmo país. Mas, se estiverem, considere essa possibilidade.  Essa é uma das maneiras mais efetivas de ver com os próprios olhos como são tratadas as encomendas, como é feito o processo de produção e como todo esse ciclo gira dentro da organização. 

Conheça o pós-venda e a política interna

Aqui, podemos incluir também a verificação do nome dessa empresa na Receita Federal, por exemplo, e identificar a real situação do seu CNPJ.  Convém buscar problemas reputacionais, fiscais ou possíveis fraudes no nome da companhia, o que indica que esse fornecedor pode não ser nada confiável.  Vale também apurar como ele lida com questões ambientais, humanas e sociais. Afinal, hoje isso é essencial e a prova está nos indicadores ESG, que pontuam empresas que se preocupam com esses critérios.  Neste ponto, falamos de questões mais burocráticas, mas que não podem ser deixadas de lado. 

A importância da homologação de fornecedores 

Por fim, é muito importante falar da homologação de fornecedores. Trata-se de submeter a sua lista de fornecedores a critérios essenciais para quem vende em marketplace, o que envolve o cumprimento de determinadas diretrizes predefinidas para garantir que essas empresas sejam fornecedores confiáveis. Empresas como a Linkana oferecem uma ferramenta completa para a homologação e gestão de fornecedores, o que ajuda a economizar tempo e melhorar a performance da equipe de Procurement. Mesmo não sendo fácil identificar fornecedores confiáveis, essa não é uma tarefa impossível se você entender o caminho a ser seguido. Implemente no dia a dia da sua loja as dicas que compartilhamos neste texto e veja seu negócio andar com mais fluidez.

Como negociar com fornecedores?

Agora que você já sabe algumas formas de buscar e encontrar fornecedores qualificados, é preciso dar um passo ainda mais importante: negociar os melhores termos para os dois lados. Com as dicas abaixo, a tendência é que você firme um contrato que vai potencializar o seu negócio.

Estabeleça preços compatíveis

Lembra do que foi dito acima sobre acompanhar o que os seus concorrentes fazem? Esse trabalho é imprescindível para encontrar os preços mais adequados para oferecer aos seus clientes. O estudo de mercado permite uma melhor compreensão de preços competitivos, sendo a forma mais eficiente de evitar distorções muito grandes em relação ao que o seu concorrente oferece. Então, na hora de negociar, busque o equilíbrio entre preço e qualidade.

Mostre os ganhos com essa parceria

É necessário saber vender o seu trabalho. Procure demonstrar o seu conhecimento para transmitir credibilidade e profissionalismo. Assim, eles saberão que, trabalhando com você, terão um parceiro confiável e rentável, e terão mais flexibilidade na negociação.

Mantenha a transparência

A transparência é fundamental no trato com seus investidores e colaboradores, certo? Por isso, é necessário ter a mesma atitude em relação aos fornecedores. Essa é a melhor forma de evitar que pequenos problemas se tornem maiores e prejudiquem a sua loja. Isso vale para o momento da negociação e também para o dia a dia após a escolha!

Sempre busque a negociação amigável

Sabemos que problemas acontecem e que crises podem impactar os negócios. Por isso, os pontos acima são fundamentais, já que garantem um vínculo mais saudável e permitem, por exemplo, a negociação de prazos e acordos – questões essenciais para o sucesso da loja e que impactam diretamente sua logística.

Não se limite a apenas um fornecedor

Suponha que você encontrou o que parece ser o "fornecedor perfeito". Bons preços, ótimas condições na negociação e prazos rápidos. Apesar disso, mantenha os pés no chão e não se limite a apenas uma empresa. Imprevistos podem acontecer e, para que você não fique na mão, é melhor não depender de um único parceiro.

Para facilitar sua busca, criamos uma lista com mais de 180 fornecedores de diversos segmentos e disponibilizamos gratuitamente para você! Para baixar o catálogo, clique no botão abaixo:

 

👉 Agora que você sabe como encontrar e negociar com as melhores empresas, está pronto para o próximo passo: a gestão. Confira o post com 5 dicas para gerir seus fornecedores de forma eficaz!

E você, tem alguma dica para encontrar e negociar com fornecedores que funciona bem no seu negócio? Compartilhe nos comentários e conte com a gente em caso de dúvidas.

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    O que é e como é feita a retenção de impostos?
    próximo post
    Como ganhar dinheiro no Mercado Livre? Confira nossas dicas!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.