Como fazer o controle de validade de produtos no e-commerce?


Você tem um controle da validade de produtos na sua loja? Esse cuidado vale não só para quem trabalha com alimentos, mas também produtos químicos e até maquiagem.


Ter uma gestão organizada das validades é fundamental para que a loja venda produtos de qualidade, tenha uma administração financeira adequada e evite problemas de relacionamento com o cliente por entregar produtos vencidos.


A gestão eficiente permite identificar quais produtos estão mais próximos da data de vencimento, podendo assim priorizá-los na hora da venda, ou até mesmo oferecer promoções em tempo hábil. Esse cuidado evita que os produtos passem do prazo e que o valor investido seja totalmente perdido, o que desequilibra os gastos do negócio.


Quer aprender a cuidar bem da validade dos itens da sua loja? Confira este post.


Como fazer uma gestão de validade eficiente?


Você já passou pela experiência de pedir algo pela internet e receber o produto vencido? É um fato bem desagradável.


Mesmo que a embalagem e o item ainda estejam em perfeitas condições, isso soa muito mal para o cliente, passando desorganização e falta de cuidado.


O uso de um produto após o prazo indicado pode causar problemas de saúde, além de processos jurídicos por danos causados ao consumidor.


Alguns produtos não trazem problemas em relação à validade, mas mesmo assim precisam de atenção. Veja algumas práticas que podem auxiliar no controle.


Identifique a demanda


Vale a pena checar os registros de movimentação dos últimos 12 meses para entender como foi a procura por determinado produto.


É importante ter um controle preciso de todos os produtos que saem e entram no estoque do seu e-commerce. Isso ajuda a ter visibilidade do volume de itens e do melhor momento de fazer um novo pedido, além de diminuir os riscos de excesso de determinada mercadoria, que pode vencer.


Dessa maneira, você consegue preparar o seu e-commerce para sempre atender as necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, não sobrecarregar o estoque e perder produtos pelo vencimento.


Tenha uma visão ampla de toda a movimentação de estoque


Um controle adequado mostra exatamente o que comprar e quando comprar. Você sabe de antemão tudo que tem no estoque da loja e, de acordo com os pedidos, a previsão para que esses itens acabem.


A partir desse monitoramento apurado, é possível priorizar a saída de produtos com a data de vencimento mais próxima, evitando o desperdício e fazendo uma gestão mais inteligente da movimentação do estoque.


Melhore a negociação com os fornecedores


Para não comprar um volume grande de mercadorias que acabará vencendo, vale a pena conversar com o fornecedor para uma compra em menor quantidade. Outra solução é considerar uma compra grande no mês atual e combinar a entrega para duas ou três datas. Assim, você consegue produtos mais novos e frescos, com valores já combinados e acertados.


Lembre sempre que uma boa relação com o fornecedor pode diminuir os custos da empresa e garantir uma margem de lucro mais interessante.


Durante a negociação, é preciso saber o que já foi pedido e o que será solicitado nos próximos contatos com o fornecedor, nos casos de reabastecimento programado.


Alguns produtos têm mais saída de acordo com a época do ano, por isso, acompanhar os pedidos pode evitar a compra desnecessária nos meses de pouca procura. Podemos citar como exemplo o sorvete, que tem mais saída no verão, ou mistura para chocolate quente, que geralmente é mais vendida durante o inverno.


O ideal é ter esse controle em um sistema digital e com fácil acesso, como um ERP, para facilitar a consulta sempre que necessário.


Use o Tiny para controlar lotes e validades


O estoque é um dos pontos que requer mais atenção do administrador. Afinal, sem uma organização adequada, é provável que alguns itens fiquem esquecidos no espaço e acabem perdendo a validade.


Nesse caso, além de ter um cuidado rigoroso com o estoque, datas de compra e de vencimento, é importante consultar esses dados antes de qualquer novo pedido. Para isso, conte com uma boa solução tecnológica.


O Tiny conta com uma solução de controle para lotes e validades, que auxiliam o empreendedor a cuidar do seu estoque. Veja no vídeo abaixo:




No ERP, as informações referentes a lotes e validades dos produtos podem ser inseridas a partir de ordem de compra, nota fiscal de entrada, ordem de produção do produto e manualmente no controle de estoques.


Para poder utilizar de forma gratuita, basta estar inscrito nos planos Essencial ou Grande e instalar a extensão em sua conta.


Conclusão


Ter um cuidado redobrado com a validade de produtos vai além da reputação da empresa e da responsabilidade com o consumidor. Trata-se de um aspecto estratégico e que deve ser incluído nas rotinas administrativas da empresa como uma boa prática.


Por isso, conte com o Tiny para te auxiliar nesta tarefa. Assim, você evita ficar com produtos vencidos em estoque, otimizando o financeiro do seu negócio e deixando seus clientes felizes.


Quer experimentar a solução do Tiny ERP? Clique na imagem abaixo e crie sua conta com 30 dias grátis.


post image


    post anterior
    6 dicas para fazer a gestão de contas a pagar e receber
    próximo post
    Brindes para clientes: entenda aqui por que oferecê-los!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.