Como fazer vendas online direto da fábrica: conheça o caminho mais simples!

vendas online direto da fábrica




O empreendedorismo digital tem aberto oportunidades para diferentes segmentos. Assim, donos e donas de negócios podem otimizar suas marcas online com produtos para revender direto da fábrica.


Não, esse não é um post sobre dropshipping, mas sobre venda online em marketplace com produtos direto da fábrica. Logo, se você tem interesse em revender itens de diferentes fabricantes pela internet sem ter estoque físico, esse texto não fornecerá nenhuma dica relevante.


Isso porque a modalidade traz riscos específicos, e o dropshipping nas vendas em marketplaces não funciona da mesma forma que a venda de produtos próprios.


Por outro lado, se você possui uma fábrica e quer ampliar seu alcance investindo em vendas online, pode continuar a leitura. Por meio dela, você poderá entender melhor a dinâmica do setor, ter dicas para ampliar o público e saber o que fazer para manter a fidelidade dos clientes.


Não são raros os casos de fabricantes que desejam atuar no varejo para aumentar o faturamento. Outro ponto de destaque é a facilidade em atingir mercados em outras regiões do país e utilizar ferramentas de divulgação nas redes sociais para estratégia de marketing — o que pode ser vantajoso para pequenas e médias empresas.




Entretanto, o objetivo de vender online esbarra em questões como o alto investimento para criar uma cadeia de distribuição, ou com a preocupação de que isso prejudique a relação com atuais clientes.


Para empresas de menor porte, com quadro de profissionais limitado, a atenção necessária para gerir o atendimento online acaba ocupando parte significativa do tempo de operações. Além disso, o processo de oferecer produtos de qualidade a preços atrativos na internet é mais complexo se a pessoa empreendedora estiver criando tudo do zero.


Investir nas vendas em marketplaces pode ser a solução ideal para contornar esses problemas e permitir que você aproveite apenas a parte boa de abrir mais um canal de venda. Neste post, você vai entender o porquê e as formas mais eficientes de utilizar essas plataformas.



Vantagens em vender online com produtos direto da fábrica


Entre os principais benefícios para uma fábrica iniciar as vendas online por meio de marketplaces estão:


  • ampliar a visibilidade sem grandes investimentos
  • manter uma relação cordial com clientes

Para isso, é fundamental aliar conhecimentos de comércio online com estratégias consolidadas na sua empresa e cultura da marca. Assim, o empreendedor fica mais próximo de seu público e consegue fidelizar mais clientes.




Ao levar sua fábrica aos marketplaces, é possível fazer com que seus produtos encontrem novos clientes, utilizando as ferramentas nativas de cada plataforma. A partir daí, a dedicação em oferecer serviços de qualidade ajuda a manter os relacionamentos de vendas. Entenda melhor a seguir.


Ampliar a visibilidade sem grandes investimentos


O ideal para uma indústria é atuar no varejo sem que isso tire o foco da atividade principal do negócio, que é a produção de bens. Existe espaço tanto para atender clientes B2B, ou seja, levar seus produtos a lojas parceiras, quanto para utilizar a internet e se tornar referência no setor.


Para garantir o sucesso nas vendas online. é necessário um grande esforço na geração de tráfego e na construção de uma marca. Essa é uma preocupação de empreendedores, já que, em linhas gerais, esse processo exige recursos financeiros e tempo.


Porém, ao vender nos marketplaces, a construção de marca se torna mais fácil, pois as grandes redes varejistas já têm uma imagem consolidada com o público. Ou seja, o cliente em potencial já está conectado, confia naquela loja e, possivelmente, já realizou compras por lá antes.


Também não é preciso se preocupar com a infraestrutura tecnológica da plataforma de vendas, sem arcar com despesas de manutenção, por exemplo.


Por ter um papel determinante na segurança de transações e dados, o aspecto tecnológico costuma ter um custo elevado para lojas independentes. Mas os marketplaces estabelecidos já contam com essa segurança para vendas online.


Além disso, existe a vantagem financeira na captação de público: como a venda direto da fábrica não possui intermediários, a possibilidade de apresentar preços competitivos para clientes é muito maior.


Assim, fabricantes têm todas as condições de faturar mais, cortando de sua lista preocupações com risco, recebimentos, atenção do público e infraestrutura de sites.


Manter uma relação cordial com os clientes


É comum fabricantes desistirem de atuar no varejo temendo que isso possa prejudicar a relação com clientes da indústria. Novamente, os marketplaces são uma alternativa para evitar esse “efeito concorrência”. O empreendedor não estará criando uma loja física nem tentando atingir o mesmo público que seus clientes.




Como essa modalidade de venda é relativamente nova no Brasil, é possível que clientes da marca ainda não estejam atuando neste canal. Mas, caso estejam, os marketplaces facilitam o processo de o cliente final navegar entre diferentes lojas, escolhendo a que faz mais sentido para ele, seja por condições de pagamento, frete ou até mesmo reputação.


Então, ainda que exista essa pressão por manter tanto as relações com intermediários quanto com clientes finais, a venda online pode transformar os dois eixos.


Vendendo direto ao cliente, você oferece preços mais competitivos sem passar pela curadoria de vendas que as lojas oferecem.


Em contrapartida, ao vender para intermediários, em vez de exigir um sistema de gestão de pedidos, estoque, faturamento e entregas próprias, o fabricante pode colocar seus produtos à venda direto da fábrica no e-commerce destes clientes.


Além disso, a empresa pode utilizar um nome comercial diferente para as vendas ao consumidor final. Isso ajuda a evitar a disputa direta de mercado, caso o segmento seja exigente quanto a isso.


De qualquer forma, também é uma oportunidade de explorar novos nichos: se sua indústria quer testar produtos em menor escala ou busca captar clientes que estejam fora do escopo de parceiros, o varejo pode ser uma boa solução.


Como revender produtos direto de fábrica?


Mais do que investir nos marketplaces, o uso de ferramentas que descomplicam a sua experiência pode ser fundamental para o sucesso nas vendas online. Realizando uma única negociação, é possível anunciar nas principais redes varejistas do país de uma só vez.


Isso elimina, por exemplo, a necessidade de elaborar registros de estoque e atualização de informações, diminuindo o tempo que a equipe gasta com tarefas operacionais. Assim, sobra mais tempo para dedicar à produção e ao relacionamento com clientes.


A logística é um desafio que assusta muitos empreendedores e limita as opções com relação ao e-commerce. Ao revender produtos no varejo, a empresa precisa atingir mais pessoas, e isso gera um custo extra de armazenamento, transporte, correios, materiais, entre outros.



Mas os marketplaces oferecem inúmeras vantagens para as indústrias que desejam vender online. É possível ampliar o faturamento sem comprometer o desempenho geral da fábrica, criando uma fonte extra de receita para o negócio.


Ela também pode servir como capital de giro e fundos para criação de novos produtos, além de trazer um reconhecimento maior de marca e qualidade dos produtos.


Apesar disso, é essencial garantir uma gestão profissional das vendas, visando a satisfação total de clientes e a certeza de que os serviços oferecidos, desde a primeira pesquisa até o pós-venda, sejam feitos com cuidado.


Facilidade nos pedidos, disponibilidade, atendimento a cliente, formas de pagamento, envio e frete, tudo isso faz diferença na jornada de cliente e pode ser um desafio para a venda.


Por isso, o olist conta com uma gama de ferramentas que te auxilia a vender e atingir o varejo com a venda online. Confira:


olist store


Para fabricantes que buscam disponibilizar produtos para revender direto da fábrica, um dos desafios é conseguir listá-los em todos os marketplaces relevantes sem ter a dor de cabeça de fazer essa tarefa manualmente nem deixar a gestão de vendas de lado.


Olist store ajuda você a elaborar anúncios, figurar nas páginas de destaque nos principais serviços de venda online, precificar produtos competitivamente e cuidar da gestão omnichannel, tudo do mesmo lugar.


Ao cadastrar seus produtos no olist, você os coloca em uma vitrine dentro dos principais marketplaces do Brasil, como Amazon, Mercado Livre e Americanas.


Nosso sistema permite que fábricas e lojistas cadastrem seus produtos em nossa loja e os apresentem em mais de 15 marketplaces, usando a marca olist, reconhecida como um dos maiores vendedores desses canais.


Dessa forma, os produtos já entram no canal de vendas com destaque frente aos concorrentes, ganhando mais visibilidade e alcance. Eles também carregam o selo de confiabilidade da marca olist, o que ajuda a atrair mais audiência.




olist pax


Também não é preciso se preocupar com gastos logísticos ou negociação e contrato com os Correios. Com a logística olist pax, a cada venda concretizada, é possível emitir uma etiqueta de postagem sem custos.


Além disso, toda a operação de venda online conta com o suporte de um time especializado, garantindo a execução das melhores estratégias de comercialização e suporte a cliente.


Produtos mais vendidos direto de fábrica


O varejo em marketplaces pode ser uma alternativa perfeita para negócios que querem ampliar sua atuação para o segmento direto ao cliente final. Em algumas indústrias, essa relação de confiabilidade ajuda a criar uma reputação de marca e expandir seu público.


Confira os setores que se beneficiam da prática:


Maquiagens e cosméticos


O setor de beleza e cosméticos no Brasil tem um market share impressionante. Desde 2020, o país está em quarto lugar no ranking de consumo no segmento, o que representa oportunidades diversificadas para a indústria.


Além disso, o segmento de produtores de conteúdo, de sites especializados e influencers incentivou a busca por produtos cosméticos. Nesse contexto, os negócios que oferecem produtos diferenciados a clientes geram fidelização e construção de público.


Como são produtos ligados ao autocuidado, é importante valorizar o investimento: clientes buscam marcas que atendam às suas necessidades e tenham preços competitivos.


Ao vender diretamente por meio de marketplaces, é possível oferecer itens que atendem diferentes públicos e necessidades, com custo mais baixo e oportunidade de testar o mercado.



Produtos naturais


Os produtos naturais ganham cada vez mais espaço. Com a preocupação com relação à saúde e ao consumo consciente, mais pessoas buscam marcas que estejam alinhadas aos seus objetivos. Porém, nem sempre essas marcas estão presentes nos mercados tradicionais, por conta da logística de distribuição.


Se o produtor vende diretamente ao consumidor final por meio de marketplaces, ele consegue oferecer não apenas preços competitivos, mas também acesso a essa modalidade de produto — mesmo que o público esteja em outra região.


Alimentos e bebidas


As marcas fabricantes de alimentos e bebidas também se beneficiam de marketplaces.


Ao escolher produtos para revenda direto da fábrica, essas marcas conseguem distribuir itens – como doces e guloseimas, snacks e salgadinhos, chás, cafés, cervejas, vinhos, condimentos, temperos, massas e muito mais – para pessoas que gostam de testar novos sabores.


Além disso, existe uma oportunidade para fabricantes de produtos de nicho: se você comercializa um alimento ou uma bebida com um público mais específico, o e-commerce é uma alternativa para facilitar esse fluxo.




Produtos para casa e decoração


A decoração também ganhou espaço na internet. Entre plataformas como o Instagram e o Pinterest, que valorizam a estética como forma de expressão e a busca por produtos de boa qualidade e diferenciados, as marcas que produzem itens para casa podem atingir mais clientes online.


Produtos feitos à mão, como tapetes, enfeites, cerâmicas e arte, quando vendidos em mercados tradicionais, nem sempre atingem as pessoas que valorizam esse diferencial. Já com a venda online, o produtor pode mostrar a exclusividade com o acesso facilitado das plataformas.


Levando sua fábrica para os marketplaces



Ao utilizar as ferramentas dos marketplaces, os produtores, seja de uma marca artesanal ou de indústrias já estabelecidas, podem encontrar novas formas de atingir o público.


Com um processo de vendas mais simples para os dois lados e uma logística que auxilia a manter o relacionamento com clientes e maximiza os lucros, essa modalidade tende a crescer no futuro.


Por isso, não deixe de aproveitar os benefícios. Venda online direto da fábrica com olist store!


    post anterior
    Como evitar cancelamentos, reclamações e multas vendendo em olist store
    próximo post
    Como melhorar o fluxo de caixa: 7 técnicas infalíveis para otimizá-lo
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.