Dark store: como esse modelo de negócio foi impulsionado durante a pandemia?

O que é dark store e como funcionaAs dark stores funcionam como uma loja, mas têm as suas portas fechadas ao público. Estão localizadas em grandes centros urbanos, funcionando como um minicentro de distribuição, onde é feito desde o armazenamento até a separação e o envio dos produtos para os clientes.

Mas qual a importância disso? Ao analisar o comportamento do consumidor, é possível entender algumas mudanças e hábitos, como mostra uma pesquisa do Reclame Aqui

Nela, vemos que 51,2% dos consumidores não se importariam em pagar mais caro por um produto, desde que tivessem uma boa experiência de compra.

São diferentes questões que envolvem uma experiência positiva – e boa parte está relacionada ao frete e à qualidade da entrega. É nesse cenário que entendemos a importância da dark store e por que esse modelo de negócio foi impulsionado durante a pandemia.

Neste conteúdo, vamos abordar o conceito de dark store e quais as suas principais vantagens para o comércio eletrônico. Continue a leitura e confira!

O que é dark store?


Com uma tradução livre, dark store significa “loja escura”. Funciona como um centro de distribuição de produtos vendidos pelo e-commerce, mas a principal diferença está no tamanho (que costuma ser menor) – por isso, pode estar localizada nas grandes cidades.

As dark stores são responsáveis por receber os pedidos, cuidar do estoque, fazer a separação do produto e, então, enviá-lo para o cliente. 

Ou seja, podemos considerar esse modelo de negócio como uma estratégia de logística. Afinal, para que os produtos cheguem mais rápido aos clientes, é necessário que o estoque esteja próximo deles. 

Exatamente por esse motivo, as dark stores têm sido utilizadas por franquias ou varejistas que pretendem otimizar e melhorar a relação com o cliente, oferecendo boas experiências, inclusive no momento da entrega.

Quais as vantagens e desafios da dark store?


Um dos principais desafios relacionados às dark stores é a questão da logística. Isso porque, para ter sucesso no e-commerce, é necessário contar com a integração dos canais, como no modelo omnichannel.

Ou seja, é importante encontrar uma solução que consiga receber automaticamente as informações de solicitação de pedidos, identificação no estoque e até mesmo a alternativa mais segura para as entregas. 

Um varejo que possui seus canais de vendas integrados consegue facilmente otimizar soluções completas para melhorar a jornada de compra do seu cliente.

São questões que devem ser analisadas, mas que não diminuem a importância da dark store para as vendas por meio do comércio eletrônico, principalmente quando as vantagens são grandes. Veremos algumas delas a seguir.

Aproveite para conferir: Planilha de Controle Logístico para E-Commerce

1. Agilidade nas entregas


Já deu para perceber como esse é um dos grandes benefícios das dark stores. Por estarem localizadas nas grandes cidades, e não no interior como a maioria dos centros de distribuição, elas oferecem mais vantagens ao cliente no momento da entrega e do frete.

Além disso, apesar da dark store ser fechada ao público, ela permite a retirada do produto no local. Oferecer essas diferentes opções ao consumidor é um diferencial competitivo, sendo uma das maneiras de garantir uma experiência personalizada e positiva.

Quando falamos sobre agilidade nas entregas, devemos lembrar do olist pax, que tem contrato exclusivo com os Correios e transportadoras parceiras, garantindo um frete mais barato para lojistas. Além disso, conta com serviços de coleta (em algumas regiões) e envios que reduzem o tempo de entrega de 15 para 4 dias.

2. Flexibilização no armazenamento


A dark store oferece tanto facilidade logística quanto operacional. Isso faz com que os custos da entrega sejam reduzidos, já que a loja está localizada próxima às pessoas que compraram.

Além disso, o varejista consegue lidar melhor com o inventário de estoque e armazenamento, sendo possível aumentar a variedade de produtos, sem ter que se preocupar em investir em espaços físicos.

3. Atendimento a regiões com alto volume de pedidos


Esse é um dos motivos do aumento da popularidade da dark store durante a pandemia. Muitos consumidores acabaram preferindo as compras online, uma vez que os grandes centros urbanos sofreram maiores restrições devido à crise de saúde mundial.

E como as dark stores estão presentes dentro das grandes cidades, oferecem o benefício de entrega rápida dos produtos aos clientes, além de redução de custos de frete

4. Custo reduzido de implantação


Apesar do desafio de ter integração dos canais de atendimento, que falamos anteriormente, a implantação e operacionalização da dark store oferece muitas vantagens ao lojista pelo seu custo.

Visto que os produtos estão neste minicentro de distribuição, cabe à gestão da loja organizá-los, separá-los e, então, enviá-los, muitas vezes chegando ao cliente no mesmo dia.


5. Otimização da experiência do cliente


Isso é o que toda pessoa que trabalha com vendas, seja online ou não, gosta de ouvir, certo? Sabemos como os consumidores estão cada vez mais exigentes e, por isso, garantir essas facilidades pode ser o diferencial no negócio.

Além da entrega rápida ser uma boa maneira de atrair novos consumidores, ele representa um meio de fidelizá-los por meio da experiência positiva.

Como o cenário da pandemia favoreceu as dark stores?


Segundo a 43ª edição da Webshoppers, o e-commerce brasileiro ganhou mais de 13 milhões de novos consumidores em 2020, aumentando em 29% o total de clientes em relação a 2019. 

Por mais que o modelo de negócio da dark store já existisse, ele ganhou ainda mais relevância durante a pandemia pelo impulsionamento das vendas online.

A dark store apresenta vantagens tanto para o varejista, que consegue vender mais e ter uma melhor logística de seus produtos, quanto para o cliente, que tem uma boa experiência ao receber seus pedidos rapidamente.

Assim como o olist pax: uma solução logística que oferece grandes vantagens no prazo de envio, tornando-se a sua maior vantagem competitiva. E, é claro, também traz benefícios para o cliente, que recebe os seus produtos com segurança e rapidez.

Com o olist pax você tem:

  • Coleta de pedidos diariamente na porta da sua loja (dependendo da região)

  • Os valores de frete mais competitivos do mercado

  • Atendimento especializado para a sua logística

  • Mais de 5.000 motoristas rodando todos os dias


Solicite o contato de um especialista do olist pax e acelere a logística do seu e-commerce.

Gostou de acompanhar o conteúdo? Então inscreva-se na newsletter do Olist e continue por dentro de conteúdos exclusivos que o ajudarão a ter uma loja de sucesso!

    post anterior
    Cross docking ou dropshipping: o que é, qual escolher e quais as vantagens e desvantagens?
    próximo post
    Devolução de produto e arrependimento de compra: guia completo
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.