Quer melhorar a gestão de compras e suprimentos para e-commerce? Veja 5 dicas de ouro!

Gestão de compras e suprimentos para e-commerceO e-commerce é uma tendência que veio para ficar no mercado brasileiro. Com R$ 35,2 bilhões em vendas entre janeiro e março de 2021, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 72,2% quando comparado com 2020.

Além disso, o relatório da NeoTrust aponta que o ticket médio das compras aumentou 9,4% e que março de 2021 foi o maior mês da história em volume de vendas do comércio eletrônico no país.

Ou seja, investir em uma loja virtual de qualidade pode ser a chave para ter um negócio de sucesso. Entretanto, para oferecer um melhor serviço, é essencial ter uma ótima gestão de compras e suprimentos para e-commerce. Como? Continue a leitura e confira nossas dicas!

Quais são as particularidades do e-commerce?


Como a circulação de mercadorias está bem próxima das tendências que as acompanham, é grande a necessidade de integrar processos de gestão com os fornecedores e de logística. 

Isso porque sua loja virtual não só deve evitar ao máximo o desabastecimento, como também deve tomar cuidado com o abastecimento excessivo, que causará prejuízos. 

Neste caso, contar com uma gestão de compras e suprimentos para e-commerce integrada entre todos os envolvidos na cadeia de suprimentos é uma solução indispensável. Com esses cuidados, seu negócio terá benefícios como:

  • Melhor execução dos processos

  • Maior flexibilidade para as respectivas necessidades

  • Redução de desperdícios

  • Menores gastos


Leia também: O que é growth hacking e como aplicar no e-commerce?

5 dicas de gestão de compras e suprimentos para e-commerce


1) Um olhar nas vendas, outro no estoque


Para que um ciclo de vendas seja efetivo, é necessário dividir o olhar entre duas frentes: as vendas e o estoque. Ter uma visão mais ampla possibilita uma maior compreensão e também planejamento do ciclo de vendas.

Afinal, um estoque parado pode gerar custos de armazenamento e até perda de mercadorias, dependendo do insumo. Já quem está com um estoque vazio pode reduzir os rendimentos e prejudicar a reputação da marca.


2) Compras planejadas


Apesar de essa ser a dica mais óbvia, é importante reforçá-la para quem deseja ter uma boa gestão de compras e suprimentos para e-commerce. Apesar de parecer difícil o planejamento das compras de uma loja virtual, acredite, ele é possível.

Até mesmo porque você talvez ainda não percebeu, mas provavelmente suas vendas têm algumas similaridades. Para uma loja de materiais escolares, por exemplo, datas comemorativas, como festas de fim de ano, período de volta às aulas e até mesmo férias – em que os pais buscam atividades para as crianças realizarem em casa - são períodos em que o estoque deve ser aumentado. 

Ter um sistema unificado de compras e vendas pode gerar insights sobre sazonalidade das vendas, como também alteração do preço dos insumos em diferentes épocas do ano e as matérias-primas disponíveis em armazenamento.


3) Invista em tecnologias


Um e-commerce é uma loja que tem a tecnologia como ponto-chave do seu sucesso. É ela que possibilita se aproximar dos leads e clientes, oferecer uma grande variedade de pagamentos e divulgar seus produtos com mais facilidade e precisão.

Então por que não levar os benefícios das tecnologias para a gestão de compras e suprimentos para e-commerce? São várias as possibilidades disponíveis no mercado que podem levar mais organização aos processos.

Quer mais um motivo? Que tal o aumento dos lucros? 

Um estudo da TNS Research revelou que empresas que investem em tecnologias podem registrar um crescimento até 60% maior em comparação com as que não consideram esse gasto. Entre os benefícios do uso da tecnologia para as empresas, segundo a pesquisa, estão: otimização dos processos, redução de custos e agilidade nas tarefas.

Por isso, analise seu orçamento e entenda quais tecnologias levarão o máximo de benefícios pelo menor custo possível.

4) Fornecedores são chave de negócio de sucesso


Independente do tamanho ou tipo de negócio, uma das suas principais necessidades são os fornecedores. Como são eles que ajudarão com os insumos e matérias-primas para a produção das suas mercadorias, podemos afirmar que os parceiros são um dos fatores determinantes no sucesso da gestão de compras e suprimentos para o seu e-commerce.

Por isso, ao olhar para os seus presentes e futuros parceiros existem alguns pontos de atenção:

  • Olhe além do custo-benefício, como histórico, saúde financeira e reputação da empresa

  • Verifique se o terceiro tem dívidas, processos trabalhistas e outros problemas que possam demonstrar problemas de gestão

  • Solicite certidões negativas para garantir a seriedade da corporação

  • Se a empresa já é parceira, analise se a qualidade, prazos e preços são cumpridos

  • Entenda a possibilidade do parceiro em ajudar você em situações de emergência

  • Analise se é válido investir em um software de homologação e qualificação de fornecedores para otimizar processos burocráticos


5) Tenha um olhar constante na otimização de processos


A gestão de compras e suprimentos para e-commerce não só pode, como deve ter KPIs (indicadores-chave) próprios. Eles podem ajudar a equipe a alavancar seu desempenho e ter mais foco nas metas que precisam ser alcançadas.

Entretanto, nunca se esqueça de fazer metas e buscar uma otimização possível. Dar um passo maior que a perna pode se provar impossível, gerando um efeito desmotivador aos colaboradores.

Mais uma vez, analise os dados e entenda os gargalos e as possíveis mudanças que podem ser implementadas para que o departamento se fortifique.


Entendeu como ter uma melhor gestão de compras e suprimentos para e-commerce?


Agora você já sabe como levar mais eficiência e produtividade para a gestão de compras e suprimentos para e-commerce. Não esqueça que os seus clientes esperam excelência em todas as etapas, por isso todos os processos corporativos devem carregar esse mesmo objetivo.

Artigo escrito pela Linkana, empresa referência na análise pública automatizada de Compliance e governança corporativa do processo de homologação de fornecedores.
    post anterior
    Como melhorar o fluxo de caixa: 7 técnicas infalíveis para otimizá-lo
    próximo post
    Como preencher a Declaração de Conteúdo dos Correios: passo a passo e quando usá-la
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.