O que é consumidor 4.0? Por que os holofotes estão voltados para ele?

Guia rápido sobre o consumidor 4.0: como atrair e fidelizar esse público?
A sociedade passou por mudanças significativas nas últimas décadas devido à transformação digital e aos demais avanços tecnológicos. As relações mudaram e a forma de comunicação também foi alterada. Hoje, basicamente, vive-se uma nova realidade. Dentro desse cenário, as empresas precisam aprender a lidar com um novo perfil de público e aprender o que é consumidor 4.0.

Com a exigência como principal característica, o novo comportamento do consumidor o torna cada vez mais ativo dentro do mercado. 

Esqueça o tempo em que o usuário era apenas impactado pelos anúncios e propagandas das empresas. Agora ele decide se, como, quando e por quais canais deseja se comunicar com determinada marca.

Entender as novas demandas e as características do consumidor 4.0 é vital para ter sucesso em sua área.

Afinal, além da exigência, a concorrência é cada vez maior. Não acompanhar essas mudanças pode significar a perda de potenciais negócios e de espaço no mercado. 

Aprofunde-se um pouco mais nas principais características do consumidor 4.0 e 5.0 e entenda o que precisa colocar em prática para atraí-lo e fidelizá-lo com esta leitura!


O que é o consumidor 4.0?


Para entender o que é consumidor 4.0 é importante compreender todo o cenário anterior à evolução dessa figura. A primeira fase — conhecida como consumidor 1.0 — era marcada pelo pragmatismo e passividade do indivíduo na relação com as empresas. Assim, ao ser impactado pelos anúncios, ele apenas procurava as características que o agradavam em um produto.

Em seguida, na fase 2.0, o consumidor começou a entender melhor a competição entre as marcas. Então passou a querer se informar mais sobre os diferenciais de cada item ou serviço. 

Na terceira fase, o comprador 3.0 passa a ter um papel maior no processo de venda e quer se sentir parte da jornada de compra. Nesse momento ele deixou de ser apenas a parte externa da transação e se tornou fundamental para a estratégia das marcas.

Chegou-se, assim, ao consumidor 4.0, que tem como sua principal aliada a tecnologia. 

Conectado constantemente, o seu nível de exigência aumentou de forma considerável. Afinal, agora ele tem mais  acesso às informações. Como consequência, cobra que as empresas entreguem não apenas um produto de qualidade, mas uma ótima experiência durante toda sua jornada de compra.

Quais são as características do consumidor 4.0?


Veja as principais características do consumidor 4.0 para entender melhor e acompanhar esse novo cliente de perto:

  • É ativo

  • Atento a informações

  • Prioriza a relação emocional com a marca


É ativo


Seja para realizar uma avaliação de compra, seja para elogiar uma campanha, o consumidor está mais ativo do que nunca. 

Sempre que possível, ele deseja se relacionar com as empresas, dando os feedbacks, reviews para e-commerce e compartilhando suas experiências sobre diversos assuntos. 

Esqueça a passividade do passado. Agora é o consumidor 4.0 quem toma as decisões, analisando constantemente o que as marcas oferecem.

Atento a informações


Todas as suas decisões são baseadas em informações. Pode ser um feedback negativo de outro cliente ou um artigo comparando funcionalidades de dois produtos. Antes de realizar uma compra, o consumidor 4.0 fará uma pesquisa aprofundada sobre o assunto do seu interesse. Assim conseguirá encontrar a solução mais adequada para aquilo de que necessita, reduzindo as chances de insatisfação.

Leia também: Aprenda como lidar com o Reclame Aqui da melhor maneira possível

Prioriza a relação emocional com a marca


Por fim, mas não menos importante na compreensão sobre o que é consumidor 4.0, é fundamental que você saiba que o relacionamento com as marcas também é essencial, sendo um diferencial para a consumação de transações interessantes para todos.

Como abordado acima, esse consumidor não deseja apenas percorrer um processo de compra. Ele é conquistado ao sentir-se parte dos valores e práticas daquela empresa. 

O produto pode ser bom e o preço atrativo, mas ele precisa ser envolvido.

O que fazer para atrair e fidelizar esse consumidor?


Agora que você já sabe o que é consumidor 4.0 e quais as suas características, o que fazer para conseguir atrair e fidelizar clientes com esse perfil? Confira algumas dicas para aumentar a precisão das suas ações estratégicas.

Adote uma estratégia Customer Centric


O conceito de Customer Centric trabalha com a experiência do consumidor em primeiro plano. Ou seja, todas as suas ações, estratégias e planejamento são voltados para entregar o melhor ao consumidor nas diferentes etapas da jornada de compra. Colocando o cliente em foco, fica mais fácil atender às demandas de acordo com suas exigências.

Relação humanizada


Por mais que a tecnologia seja bastante utilizada no serviço de atendimento ao cliente, é preciso entender o que o consumidor 4.0 deseja. 

De acordo com o levantamento feito pela Verint, quase 80% dos usuários querem a interação humana ao se comunicar com uma marca. Por isso, não se esqueça de treinar a equipe e, assim, oferecer ainda mais empatia aos clientes.

Atendimento rápido e eficiente


O consumidor 4.0 deseja atendimento dinâmico e resultados. Ou seja, não basta se comunicar com ele, também é necessário ser ágil. Especialmente quando se trata de reclamação, quanto mais rápida a solução, maiores são as chances de criar uma experiência cativante.

Sobre o assunto, leia mais em: SAC no e-commerce: como um atendimento de qualidade favorece suas vendas.

Engajamento constante


Aproveitando as diversas plataformas de comunicação, é importante focar no engajamento constante do seu público. Para isso, algumas práticas são recomendadas:

  • Utilize as redes sociais para falar sobre o segmento de atuação

  • Pergunte a opinião dos consumidores

  • Tente sempre entender o que eles procuram, para aumentar as chances de engajamento.


Qual é a importância de acompanhar essas mudanças?


Em um cenário de competição acirrada, entender o que é consumidor 4.0 é essencial para chegar ao sucesso. Afinal, o cliente não tem mais paciência para aguardar um serviço de atendimento demorado ou a falta de resposta. Para quem deseja fortalecer a reputação, é vital acompanhar essas tendências.

Além de se aproximar dos consumidores em potencial, você aumenta a eficiência das suas ações e estratégias de marketing e vendas. Com isso, os custos podem ser reduzidos e o desempenho das vendas tende a aumentar de maneira significativa. 

Para fidelizar clientes, não existe alternativa a não ser ficar por dentro das mudanças do seu público.

Parte importante de uma experiência positiva para o consumidor 4.0 é ter diferentes plataformas para se relacionar com as marcas. Você sabe como fazer isso na prática? Baixe gratuitamente o Guia da Jornada do Consumidor Omnichannel!

Os marketplaces, por exemplo, também devem ser considerados como importantes canais de venda para o seu negócio. 

Para começar a vender nessas plataformas de forma eficiente, conheça o olist store, um sistema que permite que lojistas cadastrem seus produtos em nossa loja e os apresentem em mais de 15 marketplaces, usando a marca olist, reconhecida como um dos maiores vendedores desses canais e aproveitando todos os benefícios associados a isso.

Para entender melhor como cada uma dessas soluções podem te ajudar a ter uma média de crescimento 4 vezes maior em vendas acesse nosso site e converse com um de nossos agentes de suporte ao cliente ou mesmo crie a sua conta e comece já! 



Conheça também outras soluções olist que vão contribuir para o atendimento das necessidades do consumidor 4.0:

  • Vnda, solução com ênfase em vendas ponta a ponta: plataforma completa para loja virtual, integração omnichannel, experiência de marca, e muito mais

  • Tiny, sistema ERP para facilitar a gestão de pequenas e médias empresas

  • olist pax, solução de logística que reduz o tempo de entrega do produto ao cliente


    post anterior
    Kit de Planejamento Orçamentário para Vendas Online: conduza sua empresa ao sucesso!
    próximo post
    Qual a importância de definir um nicho de mercado? Conheça os principais segmentos
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.