A era digital colocou o bem-estar do público mais em evidência do que nunca. Afinal, o aumento da competitividade e da complexidade das dinâmicas inerentes ao mercado fez com que as empresas procurassem novas formas de entender as necessidades do cliente para entregar um atendimento mais assertivo e personalizado.
Para ter êxito nessa missão, as companhias precisam buscar estratégias para colher o máximo de informações possível de seus consumidores e, assim, conhecer, em detalhes, o seu perfil e padrão de consumo.
Não por acaso, uma pesquisa realizada pela New Vantage apontou que 97.5% das empresas já investem em inteligência comercial.
Esses números demonstram como as organizações estão empenhadas em investir em novas tecnologias para conhecer melhor as necessidades do cliente e aprimorar sua experiência de compra.
Quer ver como isso funciona na prática? Acompanhe nosso texto até o fim!
Como descobrir as necessidades do cliente?
Informação é o insumo estratégico mais valioso para as organizações em tempos de transformação digital: quanto mais você tiver, melhor será o índice de acertos no processo de tomada de decisão e na conquista dos objetivos estratégicos.
É verdade que esse novo cenário digital trouxe inúmeros desafios:
- Acirramento da concorrência
- Novos canais de comunicação com particularidades a serem exploradas
- Um público mais complexo, diversificado e sem limites geográficos
- E informações que circulam numa velocidade até antes desconhecida
Entretanto, apesar da necessidade de lidar com as características desses novos espaços, as empresas têm um privilégio que gerações passadas de empreendedores não obtiveram: nunca houve tanta informação relevante circulando livremente como nos dias de hoje.
Para ilustrar, números da Techjury dão conta de que são gerados cerca de 2,5 quintilhões de dados todos os dias a partir de práticas e processos em dispositivos digitais.
Nesse grande mar de registros, há dados relevantes sobre as necessidades do cliente de seu segmento de atuação, tendências de mercado, detalhes sobre a estratégia da concorrência e muito mais!

Inteligência de dados para entender as necessidades do cliente
Como lidar com todo esse volume de informação que surge de forma ininterrupta? A resposta está em ferramentas com tecnologias de inteligência de dados.
Como isso funciona? Uma boa plataforma de automação é capaz de coletar, processar e interpretar dados referentes a informações a priori dispersas na internet ou em registros internos da organização.
A partir de um processo de limpeza, organização e cruzamento desses dados, é possível obter insights estratégicos, desenvolver o mapa da jornada do cliente, além de monitorar se as ações comerciais da marca estão melhorando a experiência do consumidor.
Portanto, essas ferramentas são essenciais para descobrir detalhes como o padrão de comportamento, perfil de consumo e as principais necessidades do cliente.
Qual a importância de conhecer as necessidades do cliente?
Ter à mão essas informações é importante porque quanto mais você conhecer as principais dores e necessidades do cliente, melhor você pode orientar suas áreas de Marketing e Vendas a executar ações mais direcionadas e um atendimento personalizado.
Quanto melhor e assertivo for o atendimento, os resultados almejados terão maior probabilidade de serem atingidos. Por exemplo:
- Redução de custos em virtude de ações mais eficazes com objetivos e alvos bem definidos
- Garantia de interações diferenciadas e prazerosas que propiciem uma boa experiência de compra
- Aumento das vendas e indicadores de retenção
Portanto, nessa equação, os dois lados da operação saem ganhando: as necessidades do cliente serão devidamente solucionadas de forma personalizada e agradável, e as empresas terão economia de gastos, melhores vendas e um relacionamento duradouro e fidelizado com seu público-alvo.
Tudo isso pode ser possível com a implementação de tecnologias de inteligência comercial que tornem o processo de coleta e interpretação de dados mais ágil e confiável, como também monitoram as tendências de mercado em tempo real.
Exemplo de solução das necessidades do cliente no e-commerce
Imagine-se como um cliente de e-commerce. Você geralmente realiza compras em uma empresa especializada em produtos varejistas diversos, em especial, equipamentos de informática, como computadores, tablets, smartphones e acessórios em geral.
Uma de suas compras foi um notebook premium, pois você precisava de um bom equipamento portátil para seu trabalho de home office em tempos de pandemia do novo Coronavírus.
Alguns dias após a sua compra, você recebe um e-mail e um SMS com ofertas relacionadas a acessórios que podem melhorar a sua experiência como usuário de notebook. São oferecidos, por exemplo, mouse wireless e uma case exclusiva da marca do seu computador.
Portanto, a partir da análise do histórico de compras e interações do consumidor com a marca, a plataforma de automação buscou soluções personalizadas e direcionadas para possíveis necessidades do cliente.
Afinal, se ele comprou um computador, a melhor forma de manter a marca como uma solução de negócio é buscar alternativas que despertem no consumidor o ímpeto por resolver novas demandas com os produtos da empresa.
Como implementar inteligência comercial na minha empresa?
Para implementar inteligência comercial no seu negócio e acessar as principais necessidades do seu público, é preciso investir em uma plataforma de análise inteligente de dados eficiente e completa.
Dentre as várias opções disponíveis no mercado, é válido procurar aquelas capazes de gerar insights para um atendimento ao cliente mais assertivo, eficaz e que dialogue com suas demandas. Ao mesmo tempo, ela precisa ter uma interface simples e intuitiva para usuários não técnicos.
Portanto, busque soluções adequadas ao seu modelo de negócio e torne sua empresa mais competitiva no mercado digital.
Gostou do conteúdo? Fique de olho na nossa página para mais informações relevantes sobre mercado e tecnologia. Até a próxima!
Este artigo foi escrito pela Oncase. Somos uma plataforma que oferece tecnologia de inteligência artificial e análise de dados para aprimorar a jornada de compra dos seus clientes e oferecer insights que diminuam o churn.