Curva ABC e seu benefício para as empresas


Identificar a potencialidade dos produtos disponíveis no estoque da empresa ajuda nas decisões que a gestão deve tomar para melhorar o desempenho comercial do negócio — a curva ABC é um sistema de análise eficiente nesse propósito.


Saber o que é a curva ABC é essencial para que a aplicação seja adequada e para que os dados extraídos representem a realidade da empresa.


Neste post, além de conhecer o conceito, você saberá porque deve usar a curva ABC para mensurar os resultados da sua empresa, de que forma o relatório pode ajudar no controle e quais são os seus benefícios.


O que é Curva ABC?


O relatório de curva ABC é uma ferramenta que auxilia a identificar produtos que precisam de uma atenção especial, seja por necessidades de compra ou por lucro que cada item proporciona. Além disso, aponta quais são os clientes que mais e menos compram de sua empresa, o que pode ser de grande valia para estratégias comerciais.

A curva realiza cálculos que mostram a realidade, uma visão geral sobre o cenário de sua empresa. Com dados corretos, o gestor consegue ser mais estratégico e acertar em suas decisões

Carvalho (2002), afirma que "a curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número."

Funcionamento da curva


A curva não é difícil de compreender, se utilizados os dados corretos para gerar as informações que devem compor o relatório. Ela funciona exatamente de forma evolutiva para mostrar o impacto de clientes e produtos em sua operação.


Curva A
Uma quantidade reduzida de clientes ou produtos é a grande responsável por uma fatia robusta de faturamento, ou seja, 20% corresponde a 80% do faturamento — são os que exigem maior atenção da gestão do estoque.


Curva B
Nessa categoria 30% dos clientes ou produtos correspondem a 15% do total do faturamento, com nível médio de importância.


Curva C
Composta pelos últimos 5% do acumulado e 50% dos itens. Embora tenham um percentual elevado quantitativo, representam pouco das receitas da empresa e por isso estão no nível mais baixo de atenção.


Curva ABC no Tiny ERP


Desde a versão 2.56, lançada em outubro de 2018, o Tiny ERP conta com o relatório de curva ABC para que seus clientes sejam mais assertivos em suas estratégias de negócio. O desenvolvimento teve como base o canal de ideias, com diversas interações na ideia 1857, além de 21 votos de usuários, o que mostrou que a demanda entre os usuários era alta.

O relatório mostra os clientes ou produtos de acordo com sua importância ou impacto no faturamento da empresa, baseando-se em quantidades ou valores.

O Leonardo, integrante do time da Tiny, falou sobre a Curva ABC em um Class no Tiny Day. Confira:




Como utilizar a Curva ABC no Tiny


Primeiramente, você precisa instalar a extensão Curva ABC, que é gratuita para qualquer plano. Feito isso, acesse Menu → Vendas → Relatórios → Curva ABC.


Curva ABC de clientes

Você vai poder optar por diversos filtros que auxiliam nas análises, como:


  • Período de análise;
  • Escolher quais situações de pedidos serão consideradas;
  • Se quer, ou não, exibir um gráfico;
  • Se o relatório será baseado nos pedidos de venda ou notas fiscais.

Após escolher os filtros para análise, os resultados serão expostos em colunas.


Na primeira coluna, os clientes serão listados e ordenados pela colocação na curva. A segunda coluna mostra o valor vendido a este cliente.


A informação da coluna “% Individual” traz o quanto este cliente representa, individualmente, no total faturado. A coluna “% Acumulado” totaliza o somatório das representatividades de cada um dos clientes.


Em classificação, o Tiny identifica se este cliente pertence a curva A, B ou C.


Veja um exemplo abaixo:


Curva ABC de clientes no Tiny ERP
Curva ABC de clientes no Tiny ERP

Curva ABC de produtos

Assim como na curva ABC de clientes, você pode optar por diversos filtros para análise, como:


  • Período de análise;
  • Escolher quais situações de pedidos serão consideradas;
  • Se será acumulado por valor ou quantidade vendida;
  • Poderá ser escolhida uma categoria de produtos;
  • Escolher se será agrupado, ou não, pelo produto pai;
  • Se quer, ou não, exibir um gráfico;
  • Se o relatório será baseado nos pedidos de venda ou notas fiscais.

Escolha todos os filtros e clique em Gerar. As colunas serão diferentes, pois a análise é sobre os produtos.


Na primeira coluna, os produtos são listados e ordenados pela colocação na curva. Na segunda coluna, é informada a quantidade vendida e na terceira, qual foi o valor vendido do produto.


A informação da coluna “% Individual” traz o quanto este produto representa, individualmente, no total faturado. A coluna “% Acumulado” totaliza o somatório das representatividades de cada um dos produtos.


E por fim, a classificação deste produto, se ele será listado como A, B ou C na curva.


Veja o exemplo abaixo:


Curva ABC de produtos no Tiny ERP
Curva ABC de produtos no Tiny ERP

Benefícios da Curva ABC para as empresas


Quando se tem a oportunidade de gerir o estoque e acompanhar as vendas por medições precisas de acordo com o realizado, os benefícios logo se tornam evidentes e presentes nos contextos mais importantes da empresa. Acompanhe.


Melhoria no processo de compras

Com a ciência dos itens de maior, médio e menor impacto nas vendas, as compras serão planejadas conforme o ciclo de saídas, considerando a demanda, o que faz reduzir os gastos com as compras desnecessárias e aumentar a lucratividade.


Entendimento das vendas

Se a empresa conhece mais a fundo o comportamento de compras do consumidor e entende suas necessidades, as chances de concretizar as vendas podem aumentar.


Diminuição de desperdícios

Se o seu estoque é enxuto e se baseia no consumo geral dos clientes, dificilmente haverá desperdício, uma vez que, com a ajuda da curva ABC será mais fácil reduzir os excessos e qualquer tipo de risco dentro da empresa — um controle maior do consumo para atender cada vez melhor às expectativas do cliente.


Conclusão


O relatório é uma potente base de análise do cenário de compras e estoque para ajudar a empresa a destinar os recursos à aquisição de itens que tenham boa saída.


A adoção de uma ferramenta como a curva ABC é um passo importante que dará suporte à tomada de decisão sobre os processos que envolverem as compras e o entendimento sobre o comportamento do consumidor para oferecer exatamente o que ele procura e precisa.


Gostou do relatório? Ele pode ser útil par a sua empresa? Então, acesse as extensões do Tiny e instale gratuitamente, em qualquer plano.


post image

    post anterior
    Tiny ERP – Versão 2.56
    próximo post
    Magalu Marketplace integrado ao Tiny ERP
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.