Novidades da versão 3.36 do Tiny


Chegou a versão 3.36, a primeira de 2022. Reunimos diversas melhorias e novas funcionalidades para que sua rotina seja ainda mais fluida.


Agora, conheça os novos recursos e os aproveite para assistir ao webinar, em que os especialistas da Tiny explicam cada novidade.




Busca facilitada por produtos


A busca por produtos dentro do sistema é uma tarefa que faz parte do dia a dia de muitas empresas. Seja na hora de incluir uma venda no PDV ou gerar uma proposta comercial, é preciso selecionar o produto correto para evitar problemas de estoque.



Um exemplo de como esse formato de busca ajuda no dia a dia é quando alguns produtos são do tipo “variação”, e você quer visualizar toda a grade, porém apenas lembra do SKU do produto pai. Na prática, imagine uma papelaria que comercializa canetas de diversas cores. 


  • Azul - SKU 123A
  • Vermelha - SKU 123B
  • Verde - SKU 123C

Nesse caso, é difícil lembrar exatamente qual é o código de cada produto. Pensando nisso, criamos um novo formato de filtro para os produtos na tela de cadastros e também na busca avançada de itens nas vendas, propostas comerciais e PDV.


Com o novo formato de filtro, você pode buscar seus produtos digitando apenas o início do código nos locais que permitem a busca avançada. Conforme o exemplo acima, ao digitar 123, serão listados todos os produtos que têm SKU iniciado por 123. Legal, né? Para poder utilizar a novidade, basta usar o recurso “código (parcial)”, localizado dentro das opções de filtro.


Na mesma busca, você também pode buscar apenas pelo GTIN/EAN, pela descrição do produto ou pelo conjunto de dados entre o SKU, GTIN e descrição. 


Essa demanda surgiu no canal de ideias e era muito desejada por diversos clientes. Agora está disponível para uso de todos.


Código da ANP no cadastro de produtos


Todas as empresas que vendem produtos derivados de petróleo, como combustíveis e lubrificantes, precisam informar em suas notas fiscais o código da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de cada um destes itens. 


Criamos um campo no cadastro do produto para que ele seja preenchido previamente em cada um dos itens, evitando trabalho manual na hora de gerar e emitir as notas. Quando realizar o preenchimento, utilize o campo de busca para escolher o ANP correto.


É mais uma facilidade para melhorar o seu trabalho diário, diminuindo as intervenções manuais nos processos de venda e faturamento.


Nova forma de liberar acesso aos cadastros


Para organizar melhor sua empresa e o que cada usuário pode acessar no Tiny, o ideal é configurar as permissões. Você pode escolher liberar ou não aos vendedores a consulta das contas a pagar, por exemplo. 


Nesta versão, fomos além quando se trata de liberações, para que cada usuário do Tiny possa acessar apenas o tipo de contato que estiver permitido.



Como funciona na prática?

Na hora de cadastrar um novo contato ou editar um existente, encontre a opção “pode acessar contatos com o perfil”. Neste local são listados os tipos de contato que estão cadastrados no sistema, como vendedor, fornecedor e funcionário. Então, é só fazer a escolha que desejar.


Com essa novidade, você consegue liberar o acesso conforme necessidade de cada usuário no dia a dia e tem mais segurança sobre o acesso a cada contato cadastrado.


Separação dos pedidos com priorização


A separação dos produtos é uma etapa importante no e-commerce. O Tiny ajuda o vendedor nesse momento, evitando que o produto errado seja enviado ao cliente.


Durante o ano de 2021, desenvolvemos diversas melhorias nessa rotina, com a ideia de simplificar os processos e aumentar a eficiência. Agora, outra novidade vem para agilizar o processo de embalagem.


post image

Após separar todos produtos vendidos, o sistema passa a dar prioridade aos pedidos que contêm apenas um produto vendido. Mas por que isso é importante? Entenda.


  • Uma loja recebeu 25 pedidos no e-commerce que, juntos, somam 100 produtos vendidos. 
  • O responsável separou os 100 itens para o envio. 
  • Na hora de buscar os itens de cada pedido, o montante é grande, o que pode dificultar na hora de pegar o produto. 
  • Aqui está a novidade que vai otimizar a rotina de embalagem! O Tiny dá prioridade para separar e embalar todos os pedidos que contenham apenas 1 item, ficando mais fácil finalizar os pedidos com mais produtos, afinal o montante será menor. Além disso, o responsável vai ter mais tempo para finalizar pedidos mais complexos.

Para começar a utilizar essa funcionalidade, você não precisa fazer nenhuma configuração no Tiny. Basta escolher a separação por produto, e não por pedido. Assim, automaticamente o Tiny vai liberar os pedidos.


E se o mesmo produto estiver em dois pedidos (um que contenha apenas 1 item e outro com)? Nesse caso, o Tiny sempre vai liberar antes o pedido com apenas 1 produto, para que possa ser embalado com agilidade.


Módulo de anúncios liberado para olist


O módulo de anúncios do Tiny permite que sejam criados anúncios nos canais de venda Mercado Livre, Ali Express, Netshoes e Shopee. 


A maior vantagem em utilizar esse recurso é a facilidade no gerenciamento dos anúncios, pois, com ele, o vendedor configura e escolhe as regras de preço de cada canal sem necessidade de acessar cada produto sempre que desejar fazer mudanças.


A novidade para esta versão é que olist entra na lista de canais que podem ser usados nesse módulo. Para utilizar, basta acessar o módulo e começar a criar seus anúncios.


Nossa ideia é disponibilizar cada vez mais canais para serem utilizados nesse módulo, trazendo organização e agilidade para todos que vendem na internet.


Informações adicionais do item em pedidos do e-commerce


No e-commerce, é comum encontrarmos produtos que permitem personalização. Um exemplo é ao comprar uma camisa de futebol. Algumas lojas oferecem a oportunidade de escolher o número e também informar o nome que o cliente deseja estampar. Em casos como esse, o ideal é que essas informações tenham fácil acesso, a fim de otimizar o pós-venda.


Por isso, liberamos a importação das informações adicionais dos itens a algumas integrações para o Tiny. Assim, fica fácil para o vendedor verificar se o pedido precisa de uma atenção diferente. Veja a lista:


  • Dooca
  • JetNeo
  • Moovin
  • Netshoes
  • Shopify
  • TrayCorp
  • Tray
  • Yampi

A personalização é apenas um exemplo de uso. O vendedor pode acessar o pedido e inserir informações conforme necessidade, como registrar o envio de um brinde ou uma mensagem personalizada ao cliente.


Nova página de integrações


A tela de integrações passou por mudanças, melhorando a experiência de uso. 


A primeira delas é referente ao acesso, que diminuiu a quantidade de cliques necessários. Além do tradicional, dentro das configurações de e-commerce, inserimos um atalho em Menu → Integrações, onde é possível verificar as integrações configuradas e ainda incluir novas. 


A segunda novidade é referente ao layout. Para facilitar a identificação, foram inseridos todos os logos das integrações. No caso de hubs e conectores, são mostrados os possíveis canais de venda para anunciar os produtos. Assim, fica mais fácil encontrar a integração desejada.


Na tela de configurações dos canais de venda, nada mudou.


Outras Melhorias


Para o seu dia a dia

  • Vendedores: escolha de um depósito padrão;
  • Vales-troca: passa a não ser considerado no performance de vendas;
  • Mercos: filtro para enviar apenas os clientes do Tiny para Mercos;
  • Nota fiscal: opção para que o valor da nota seja diferente do valor faturado.

Para o e-commerce

  • API de parcelas dos pedidos: permissão de alteração de parcelamento;
  • Tray Corp: envio do campo “estoque reservado” como zerado mais URL da DANFE;
  • JET NEO: processamento do campo “shippingCompany” quando utilizar Intelipost;
  • Plugg.To: envio do CFOP quando for encaminhada a nota fiscal para a Plugg.To.

Na logística
Correios: CNPJ do destinatário e do remetente na PLP eletrônica.


    post anterior
    Conheça a ferramenta para controle de vendas e estoque do app Olist Store
    próximo post
    Omnicanalidade e o papel das Guide Shops
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.