teste grátis
e comece a vender

CNPJ incorreto, entre em contato para saber mais.

Sua conta olist foi criada com sucesso! 🎉
Redirecionando para o login...

insira entre 6 a 16 caracteres.

ao prosseguir você concorda com os termos de uso e a política de privacidade do olist.

não tem cnpj? experimente o olistshops.com

Manifesto

empoderar o comércio – essa é a nossa missão

Como sociedade, estamos em constante transformação. Dia após dia, nas diferentes áreas que nos moldam como tal, caminhamos rumo à construção de uma nova realidade pautada pelo conhecimento, inovação e tecnologia.

 

No comércio, essa nova realidade se chama olist – uma solução completa que possibilita a expansão de negócios varejistas de todos os tamanhos.

 

Nosso objetivo é fazer do varejo uma atividade acessível e simples para todos, e por meio da tecnologia, quebrar paradigmas e proporcionar a melhor experiência de venda para lojistas e consumidores.

 

Abrir caminhos para que o comércio prospere está no nosso DNA, e empoderá-lo é a nossa missão.

por que existimos

Todos sabemos que o mercado é feito de altos e baixos, e são vários fatores que podem causar essas oscilações. Contudo, o cenário sem precedentes originado pelo coronavírus, abalou não só a economia mas toda a sociedade.

 

A pandemia promoveu mudanças profundas no comportamento social e afetou diretamente o consumo. Com o fechamento compulsório do comércio de rua, a única opção da população – e dos lojistas – foi olhar para o comércio digital.

 

O Brasil demorou no despertar para o varejo digital. Em 25 anos de história, foi apenas na última década que as compras online ganharam a simpatia dos brasileiros.

 

O boom das compras coletivas, em 2010, trouxe à tona a praticidade do consumo em poucos cliques, e sites como Groupon e Peixe Urbano levaram milhões de usuários para a suas plataformas. Segundo dados do Ibope/Nielsen da época, a expectativa de faturamento em 2011 para os sites de compra coletiva era de R$ 500 milhões.

 

Em paralelo, nascia também o interesse pelas compras realizadas nos marketplaces. O primeiro a chegar no Brasil foi o Mercado Livre, no início dos anos 2000, com o modelo de vendas C2C (customer to customer). Aos poucos, lojistas de diferentes segmentos começaram a anunciar seus produtos na plataforma, modificando seu formato de negócio.

 

Outros marketplaces, como o grupo B2W (2006) e Via Varejo (2010), também deram os primeiros passos e aos poucos ganharam seu espaço no varejo virtual. Com o tempo, plataformas de e-commerce ampliaram seus serviços, ERPs ganharam facetas digitais e os meios de pagamento foram do off ao on. O mercado havia acordado para as vendas online.

 

A evolução do segmento ao longo dos anos foi notória e canais que antes não passavam de entretenimento, como as redes sociais, ganharam papel fundamental na divulgação e na comercialização de produtos online.

 

Em 2019, o e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 75 bilhões, 140 vezes mais do que o arrecadado em 2011 pelos sites de compra coletiva.

 

Apesar do sucesso, muitos lojistas se negam a enxergar no varejo digital um canal para aumentarem suas vendas, mantendo seus negócios apenas no ambiente físico. A incredulidade nos resultados e o alto custo para iniciar uma operação de vendas online faz com que muitos empreendedores deixem o e-commerce de lado, mesmo com dificuldades para dar vazão ao estoque e girar o caixa.

 

Até agora.

o olist

Antes de ser o que é, o olist foi uma loja física, depois um distribuidor e, posteriormente, um marketplace, até se tornar uma solução para o varejo online. Naquele momento seu nome ainda não era olist, era Solidarium. Entretanto, desde o dia 1, a missão de empoderar o comércio foi o norte de todas as decisões. E continuamos. No olist, todos os dias são nosso dia 1.

 

No início, quando éramos Solidarium, nosso propósito era dar visibilidade às artesãs e artesãos de CuritIba (PR) e diferentes regiões do Brasil, inserindo seus produtos nas maiores redes varejistas do país, colaborando assim para o seu crescimento profissional e renda familiar.

 

Ao longo dos anos, percebemos que poderíamos ajudar não só esse público, mas também todo o pequeno empreendedor que dependia do faturamento do seu negócio para viver.

 

A partir disso, desenvolvemos uma plataforma revolucionária que promoveu a inclusão de lojistas de todos os tamanhos nos maiores canais da internet, marketplaces ou redes sociais. Entregamos visibilidade, performance e liquidez de vendas àqueles que nos escolheram como parceiros.

 

Hoje, nosso sistema reúne o que há de melhor em tecnologia com foco em varejo, permitindo a expansão contínua e escalável dos negócios. Estamos sempre um passo à frente, por isso entregamos a solução ideal para as dores do comércio.

 

E neste momento de transformações, o nosso objetivo é apoiar os lojistas que precisam manter seus negócios vivos, e enxergam na internet o canal para fazê-lo.

 

Sabemos que um negócio de sucesso se constrói no dia a dia, logo, nossa solução se faz presente em diversas etapas: da precificação dos produtos à publicação dos anúncios online.

 

No olist, antes de oferecer uma solução, nós queremos conhecer o problema, e não importa se é o pequeno lojista ou uma grande marca – aqui, todos possuem muito potencial de crescimento.

 

Conhecemos o mercado e sabemos como lidar com suas oscilações. Estamos em constante atualização e não temos medo de mudar. Nossa tecnologia é viva, assim como as empresas que atendemos.

como fazemos a diferença

Vender online requer investimento. Dependendo do tamanho da operação e das projeções de crescimento, o valor exigido pode consumir boa parte dos recursos das empresas, por vezes sem garantia de retorno.

 

O olist é a contramão desse cenário. Empoderar o comércio requer facilitar o acesso dos pequenos lojistas ao varejo digital e, à medida em que crescem, prover os recursos necessários para a sua expansão.

 

Para isso, entregamos ao mercado um leque de soluções desenvolvido para atender às diferentes etapas de maturidade dos lojistas. Entre aplicativos gratuitos e soluções SaaS, construímos o ecossistema de varejo ideal para cada momento do negócio.

 

O olist também entrou de cabeça nessa realidade das conversas e transações nas redes sociais. Lançamos nossa versão de Social Commerce e acreditamos que em algum momento, pela própria característica de intensa troca das redes sociais, esses venham a ser canais ainda mais relevantes de venda no futuro próximo.

 

Nós somos dedicados ao sucesso dos nossos clientes, e buscamos continuamente novas formas que fazê-lo crescer. Desenvolvemos, todos os dias, soluções capazes de romper com o convencional e mudar a história de vida de milhões de lojistas. É para isso que o olist existe.

 

Empoderar o comércio, essa a nossa missão.

 

olist.

[text identificador "pagina signup"] [text c_utmz id:cookieutmz ""]