Todos os meses lançamos novidades no Tiny ERP. A ideia é proporcionar aos usuários novos recursos e funcionalidades para que suas rotinas sejam descomplicadas.
A versão 3.19, lançada no dia 28 de agosto, trouxe 25 ideias implementadas, 192 votos no canal de ideias e 31 melhorias desenvolvidas. Com isso, simplificamos a rotina de envio de produtos para a B2W, desenvolvemos uma nova integração logística e trazemos outras novidades para facilitar o seu dia a dia.
Conheça quais foram as principais mudanças realizadas nesta nova versão no webinar:
Conecte os produtos com a B2W
Através da B2W, os sellers podem anunciar seus produtos no Submarino, na Americanas e também na Shoptime, alcançando mais consumidores para potencializar as vendas.
Implementamos um novo recurso que vai facilitar o envio de produtos do Tiny para a B2W. Até esta versão, após enviar o produto para a Skyhub, era necessário acessar o painel da Skyhub para enviar os produtos para a B2W.
Deixamos este processo mais simples para o seller. Agora, devido a API liberada pela B2W, o usuário consegue conectar os produtos que estão na Skyhub com a B2W, sem sair do Tiny. Com isso, é eliminada uma etapa na criação de anúncios, melhorando a experiência obtida neste processo.
Funciona da seguinte forma:
- Primeiramente, realize a integração com a Skyhub, caso ainda não tenha feito;
- Acesse o cadastro dos produtos do Tiny e envie os que desejar para a Skyhub através do botão "Enviar para o e-commerce";
- Quando os produtos estiverem na SkyHub o usuário poderá conectar direto na B2W. E esta é a novidade! Selecione os produtos que já foram enviados para a Skyhub, clique em "Mais ações" e escolha "Conectar com a B2W";
- Será exibida a seguinte mensagem: "Os produtos serão enviados para a B2W. Você receberá uma notificação assim que o processamento for finalizado.";
- Quando aparecer a mensagem de sucesso, os produtos já vão estar na fila de sincronização da B2W e os não relacionados no Tiny aparecerão listados abaixo;
- O resultado desta conexão pode ser verificado através da notificação criada automaticamente ou então acessando Menu → Cadastro → Produtos → Mais ações → Consultar envio a B2W. É importante ressaltar que esta tarefa é executada a cada 5 minutos e a consulta de 10 em 10, portanto pode levar alguns minutos para atualização dos status;
- Quando tudo estiver finalizado, são criados os anúncios nos canais que foram mapeados na configuração da Skyhub.
Número do pedido no canal de venda
Agora é possível localizar o pedido conforme o número do pedido no canal de venda. Para isso, foi criada uma alternativa em Menu → Configurações → E-commerce → Configurações gerais. Adicionamos uma parametrização para o preenchimento do campo "Nº do pedido no e-commerce ou Nº da ordem de compra".
Você poderá escolher entre duas opções:
- Identificador do pedido no e-commerce;
- Número do pedido no canal de vendas.
Assim, temos duas situações que podem acontecer com os pedidos recebidos no Tiny:
- Se o número do pedido no canal de venda estiver preenchido, este é considerado no campo de número do pedido, nas observações da nota fiscal e também nas pesquisas realizadas no Tiny;
- Se não estiver preenchido, é considerado o número do pedido no e-commerce, assim como era feito até esta versão.
Para que fique clara a diferença, vamos ver um exemplo. Vamos utilizar a Skyhub:
Integrador - Skyhub
Número do pedido no integrador - 4534876
Canal de venda - Americanas
Número do pedido no canal de venda - 37981
Sendo assim, ao escolher "Identificador do pedido no e-commerce", será importada a informação da Skyhub. Se preferir "Número do pedido no canal de vendas", será importado o número do pedido na Americanas.
Integração com a Frete Rápido
A logística é uma das rotinas mais importantes para quem trabalha com e-commerce. Cuidar bem desta etapa é fundamental para que os pedidos sejam entregues aos clientes dentro do prazo.
Temos uma novidade para facilitar a rotina de logística na sua empresa. Desenvolvemos a integração com a Frete Rápido, primeiro hub de transporte 100% cloud da América Latina.
Os recursos disponíveis para esta integração estão listados abaixo:
- Busca das formas de envio disponíveis na Frete Rápido, conforme contrato do seller;
- Cotação de fretes;
- Contratação de fretes;
- Impressão de etiquetas de envio.
Cotação de fretes com a Total Express
O Tiny já possui integração com a Total Express. Para esta versão, foi desenvolvido mais um recurso, que é a cotação de fretes.
Com isso, o usuário consegue verificar quanto vai custar o frete dos seus pedidos de venda, antes mesmo de contratar efetivamente o serviço.
É importante ressaltar que cada usuário poderá fazer a cotação apenas das formas de envio que estão em seu contrato com a Total Express.
Pedidos de Venda
Lançamos uma melhoria que vai trazer mais facilidade no dia a dia das empresas quando for necessário editar algumas informações nos pedidos de venda.
Até o momento, era necessário estornar contas e estoques para fazer qualquer tipo de edição, e depois efetuar novamente os lançamentos, o que causava movimentações financeiras e de estoque no Tiny.
Agora, é possível realizar a edição de algumas informações sem que seja feito estorno. São dados que não causam qualquer tipo de impacto em outros módulos.
Para utilizar este recurso, acesse a tela de pedidos de venda, clique no menu de contexto e selecione “Editar alguns dados”, que são:
- Data prevista;
- Data de envio (somente se na situação enviado);
- Observações;
- Observações internas.
Após editar estas informações, é só salvar o pedido e este será atualizado.
Lançamento de estoques quando o pedido for enviado
Implementamos uma nova ação para o lançamento automático de estoques, que ocorre quando um pedido for marcado como "Enviado".
Neste caso, o estoque pode ser lançado de duas formas, dependendo se o pedido possui ou não uma nota fiscal vinculada. Sendo assim:
- Se não possui nota fiscal emitida: o estoque será automaticamente lançado no pedido de venda, quando este for marcado como "Enviado";
- Se possui nota fiscal emitida vinculada: o estoque será automaticamente lançado na tela de notas fiscais quando o pedido for marcado como "Enviado".
Para usar esta configuração, acesse Menu → Configurações → Suprimentos → Configurações de estoque. Na opção “Lançamento de estoque para saídas”, escolha “Automático ao marcar o pedido como enviado”.
Lote e validade na DANFE
Recentemente lançamos a possibilidade de controlar lotes e validades através do Tiny. Agora, seguimos com melhorias solicitadas por usuários do Tiny, que podem trazer benefícios para as empresas e também para seus clientes.
As informações de lote e validade passam a ser impressas abaixo da descrição do item, na nota fiscal. Vamos citar duas situações onde essa informação pode ser útil:
- Para a empresa: Quando a empresa imprimir a DANFE, essa informação pode ser utilizada para conferir se os lotes e validades incluídos na nota são os mesmos que foram separados para o envio aos clientes;
- Para o consumidor final: Ele sabe exatamente qual o lote e a validade do produto que está adquirindo, antes mesmo da mercadoria chegar em sua casa. A DANFE enviada por e-mail já contém estas informações.
Envio automático do código de rastreio
Agora existe a possibilidade de enviar o código de rastreamento para o cliente de forma automática após concluir uma expedição. Com mais praticidade e menos cliques, você mantém seu cliente atualizado sobre a situação de envio do pedido.
Para que isso comece a funcionar em sua conta, é preciso efetuar uma configuração. Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e, no campo "Enviar código de rastreio por e-mail ao concluir a expedição", escolha Sim.
Pequenas Melhorias
- Campo para observações internas nas Ordens de Compra;
- Informação de qual usuário alterou a situação de um pedido no Tiny;
- Ordenação por código nos produtos, clientes e fornecedores;
- Impressão do nome fantasia nas ordens de produção;
- O campo de observações nas Ordens de Serviço passa a ver enviado para a NFS-e;
- Filtro de vendedor no Relatório Financeiro de Vendas;
- Possibilidade de não importar da Tray os produtos que não tem SKU;
- Possibilidade de preencher o SKU do produto com o código do fornecedor ao importar XML de Nota de Entrada;
- Relatório de saldos em estoque, com opção de escolha para depósitos que consideram ou não os saldos;
- Integração com Tecnos para NFS-e, disponível para diversas cidades.