A Casa das Capotas é uma empresa especializada em venda de acessórios para pick-ups, carros e utilitários. Foi fundada na década de 1990 em Bento Gonçalves por Italino Carra, que contou com o auxílio dos filhos Michel e Giovani para dar andamento ao negócio. Hoje, Michel está à frente da operação da empresa e por isso, conversamos com ele sobre sua trajetória e a entrada da Casa das Capotas no e-commerce, momento importante para impulsionar as vendas.
“Para começar, meu pai derrubou uma parede da sala e abriu a empresa”, brinca Michel. Seu pai não sabia bem o que queria fazer, mas a ideia era ser dono do próprio negócio, visto que trabalhou muitos anos como funcionário.
Até encontrar o segmento certo para empreender, Italino tentou vender diversos tipos de produtos, como materiais de decoração, lareiras e toldos. Por volta de 1997, começaram a surgir as primeiras camionetes, e logo elas se tornaram uma nova alternativa para a empresa que queria construir. “O início foi até engraçado, pois um vizinho nosso precisava de uma capota e não tinha onde comprar. Então meu pai pensou: É uma grande oportunidade, vamos tentar!”, relembra Michel.
Foi com improviso e com vontade de empreender que a Casa das Capotas iniciou. Desde seu início, a empresa está localizada na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A primeira loja era pequena. Tinha um mezanino que era utilizado para depósito das mercadorias e ainda era oferecido o serviço de instalação para quem precisasse no espaço da loja.
A evolução dos modelos de camionetes também aumentou a diversidade de acessórios disponíveis no mercado, o que possibilitou a ampliação do mix de produtos que a empresa poderia oferecer. “Na época não existia Facebook para que a gente pudesse divulgar os produtos escolhendo o público alvo. A gente acordava cedo, se deslocava para uma cidade próxima e começava a distribuir panfletos para todos que tinham camionete. Foi a forma que meu pai encontrou para divulgar a empresa”, revela.
O início das vendas online
Em 2005, Michel estava cursando Engenharia Elétrica e um dos seus colegas pediu porque ele não vendia no Mercado Livre. A ideia foi levada adiante e, na primeira semana após criar os anúncios dos produtos, foi vendida a primeira capota. Quando percebeu, Michel estava pagando a mensalidade com as vendas realizadas no Mercado Livre.
“Na época, não existia automação de baixo custo para e-commerce. As notas fiscais eram feitas uma por uma, em um processo totalmente manual. O controle de estoque era feito em um papel, onde as quantidades eram apagadas e atualizadas conforme as compras ou vendas.”
Michel, Casa das Capotas
O e-commerce da Casa das Capotas foi criado em 2008, através da plataforma Tray, se tornando o principal canal de venda da empresa. Esta plataforma foi escolhida por ter integração com o Mercado Livre. Dessa forma, Michel conseguia centralizar as vendas, facilitando sua rotina.
Com o crescimento da empresa, o serviço de instalação das peças foi inativado em 2017, e a empresa passou a ter sua operação 100% online.
