A história que vamos contar hoje é da RS Beer, que vem ampliando seu público e suas vendas através do sistema ERP da Olist para o Google Shopping.
Para entendermos o que está por trás dessa empresa, conversamos com o Michel Carra, que tem experiência de 15 anos no e-commerce.
A expertise do Michel vem do gerenciamento da Casa das Capotas, e-commerce especializado em venda de acessórios para pick-ups, carros e utilitários, uma trajetória que também é um case de sucesso. Com esta empresa estabilizada, Michel queria se aventurar em outro segmento. Pensou sobre o assunto e um dia surgiu a ideia de vender cervejas artesanais gaúchas no e-commerce.
"O Rio Grande do Sul é um estado com alta produtividade de cervejas, inclusive é bastante premiado quando se trata de cervejas artesanais. Pesquisando junto ao Diego Scotton, vimos que não existia um e-commerce com este foco, então essa era uma boa oportunidade."
Michel
No início, eles tinham muitas ideias para esse novo negócio e ficaram um tempo pensando em como começar, deixando viável e com o mínimo de risco.
A RS Beer foi feita para ser enxuta, para não ter despesas elevadas, por isso começaram com alguns testes a fim de entender o cenário e em 2019 lançaram o e-commerce RS Beer, que funcionava no mesmo espaço físico da Casa da Capotas.
Além da comercialização das cervejas gaúchas, a RS Beer oferece um clube de assinatura. São planos trimestrais para que o que cliente receba em sua casa diferentes cervejas, sendo uma ótima oportunidade para conhecer as variedades disponíveis no sul.
Apesar do negócio nichado e dos produtos de alta qualidade, o início foi desafiador. As vendas não estavam indo muito bem até o começo de 2020. Michel conta que no início da pandemia do Covid-19, em março, precisaram fechar a empresa por uma semana, mas felizmente as vendas voltaram com tudo na reabertura e o negócio começou a ir pra frente.
Com o aumento das vendas, a RS Beer deixou de funcionar no mesmo local da Casa das Capotas e ganhou uma sede própria. Este momento também foi importante, pois começaram a filtrar as ações, focando no que estava gerando bons frutos e ainda pensar em novas estratégias.
O ecossistema da RS Beer
O principal canal de vendas da empresa é sua loja online, o RSbeer.com.br. Michel já tinha experiência utilizando a plataforma Tray para montar o e-commerce da Casa das Capotas, por isso, decidiu utilizar a mesma para vender as cervejas. Quem desenvolveu o layout do site foi o Diego, que é designer gráfico.
Para facilitar todos os processos que envolvem as vendas, a empresa utiliza a Tray integrada ao sistema ERP da Olist. Com essa integração, Michel recebe todos os pedidos de forma automática, através da ferramenta OMS, que é um orquestrador de pedidos.
A empresa conecta o Mercado Livre na Tray para aumentar os canais de venda. Para facilitar as transições de pagamentos, como aprovação de pedidos, a empresa utiliza a Yapay diretamente na Tray. Assim, os status dos pedidos são atualizados no sistema ERP da Olist conforme a mudança de situação e também é possível gerar relatórios para verificar as contas a receber.
A RS Beer também anuncia os produtos para serem vendidos em outros marketplaces além do Mercado Livre, com o intuito de alcançar diferentes consumidores. Hoje, os produtos podem ser encontrados no Submarino, Americanas e Shoptime, canais de venda da B2W.
Michel comentou que o maior público ainda é na loja virtual própria e que o público cervejeiro compra pouco em marketplace. Esse conhecimento sobre o público consumidor é importante para saber onde e quando anunciar. “O que percebemos foi que poucas pessoas compram cervejas como Weiss e Pilsen no site. Elas buscam por cervejas diferentes, que não são produzidas em outros estados, como Stout, Porter, Bock, conhecidas como cervejas de inverno”, conta Michel.
Pelo fato do público da RS Beer preferir comprar na loja virtual, a estratégia para fomentar mais visitas é anunciar no Google. A seguir, você pode conferir a experiência do Michel ao utilizar o Google Shopping no sistema ERP da Olist
RS Beer e a ferramenta do sistema ERP da Olist para Google Shopping
O Google Shopping é a ferramenta de anúncios do Google. Com ela, é possível criar campanhas para que os produtos apareçam no topo das pesquisas quando um potencial cliente realiza buscas online.
Michel utiliza as campanhas do Google desde 2013, quando começou a anunciar os produtos da Casa das Capotas. Ele conhece bem o trabalho necessário para levar seus produtos ao Google para criar as campanhas. Era preciso acessar a conta na Tray, enviar os produtos para o Merchant Center (repositório de produtos do Google), fazer a segmentação, criar as campanhas e acompanhar os resultados. Mas quando a empresa cresceu e o processo começou a ficar muito complexo, contratou uma agência para ajudar.
Como já conhecia o funcionamento do Google Shopping, Michel começou a fazer testes de campanhas para a RS Beer em dezembro de 2019, diretamente no sistema. Michel comenta que é mais fácil trabalhar com o sistema ERP da Olist porque em poucos cliques o usuário conecta com o Merchant Center e em seguida conecta com o Google ADS para criar as campanhas inteligentes.
Como a criação de anúncios para bebidas alcoólicas tem suas peculiaridades, e era necessário alguns ajustes para colocar as campanhas no ar, ele contou com a mesma agência que cuida dos anúncios de sua outra empresa.
