Erro ao emitir Notas Fiscais no Tiny ERP? Saiba como resolver


O Tiny é um ERP que organiza a gestão de uma empresa e a torna mais eficiente. Um dos recursos mais utilizados é a emissão de notas fiscais. Com o Tiny, a emissão é rápida e pode ser automatizada, economizando o tempo dos vendedores.


E você que usa o Tiny, já tentou salvar ou emitir uma nota fiscai e esta apresentou algum erro? Fique tranquilo! Há diversos preenchimentos na nota que, se estiverem incorretos, não será possível seguir com o processo de emissão. Aqui, separamos alguns dos mais comuns para te ajudar.


Conhece outros erros? Fique à vontade para deixar seu comentário e ajudar outros clientes!


Erros na hora de emitir notas fiscais


Verifique quais são os erros mais comuns ao tentar emitir uma nota fiscal:


1 - Erro de certificado digital


No Tiny, apenas será possível emitir notas fiscais se o certificado digital estiver configurado corretamente em "Vendas > Configurações > Configurações do certificado digital". Você poderá utilizar certificado A1 (arquivo) ou A3 (cartão ou token).

Após instalar o certificado, é indicado fazer o teste do E-cac para testar o funcionamento do mesmo. Para isso, acesse o link abaixo com o Internet Explorer: https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx


Se o seu certificado for do modelo A3 e, ao testar no E-cac retornar erro, indicamos que entre em contato com a sua certificadora, verificando se a instalação do mesmo está correta.

Se for necessário utilizar o Java, é importante que este esteja atualizado. Lembramos que o mesmo pode ser utilizado apenas no Internet Explorer e pode ser facilmente substituído por nosso aplicativo Tiny NFe, disponível no manual.

Caso utilize o aplicativo Tiny NFe, verifique se apenas uma nuvem está aparecendo no canto inferior direito da tela de seu computador. Caso mais de uma esteja visível, feche todas, encerre o aplicativo e comece novamente.


2 - Falha na inicialização do aplicativo Tiny NFe


Da mesma forma que o erro acima, verifique se apenas uma nuvem está aparecendo no canto inferior direito da tela de seu computador.

Caso a nuvem não esteja aparecendo, indicamos que execute o Tiny NFe. Ainda, devemos lembrar que alguns antivírus podem bloquear a execução do Tiny NFe.

2 - Campo 'vDup': ['pattern'] O valor '0.00' não foi preenchido corretamente - regra '0\.[0-9]{1}[1-9]{1}|0\.[1-9]{1}[0-9]{1}|[1-9]{1}[0-9]{0,12}(\.[0-9]{2})


O erro ocorre pois há parcelas na nota que não possuem valor. É necessário editar a nota e remover as parcelas que estão erradas, ou então, clicar pra que as parcelas sejam atualizadas, gerando-as novamente.

Acesse "Vendas > Notas fiscais" e edite a mesma conforme necessário.


3 - Em notas de devolução: *"Campo CST: (enumeration) O valor 'el' não está contido no conjunto de valores permitidos {00, 49, 50, 99}”


Este erro geralmente está relacionado à falta de preenchimento do campo "Situação tributária do IPI" nos produtos. Verifique junto à contabilidade qual utilizar e e poderá editar cada produto na nota fiscal. A alteração é feita no local onde são indicados os itens da nota, clicando no botão azul da aba ações. 

Depois de corrigir, poderá reenviar para uma nova avaliação da Sefaz.

4 - “Emissor não habilitado para emissão de NFe”


Este erro está relacionado à permissão junto à Sefaz do seu Estado para emitir notas (NF-e ou NFC-e).

Será necessário solicitar a contabilidade, para que verifiquem se a empresa já está credenciada para emissão de notas fiscais junto à Sefaz.

Lembrando que existem dois ambientes que são os de "Homologação" (que é um ambiente de testes) e o ambiente de "Produção", onde possui valor fiscal. 

5 - Lote processado - NFe: CFOP de devolucao para NF-e que nao tem finalidade de devolucao de mercadoria [nItem:1]


Esta mensagem indica que está informando um CFOP de devolução (Natureza de operação), porém o campo "Finalidade" não está marcado como Devolução/Retorno. 

É possível editar esta nota fiscal, preenchendo o campo de finalidade com a opção devolução/retorno e após, no campo que aparecerá ao lado, informe a chave referenciada da nota fiscal a qual esta nota de devolução esta referenciando.

6 - Campo 'xProd': ['minLength'] O tamanho do campo é '0'; O tamanho mínimo permitido é'1'. no item de Nº 1


Este erro geralmente ocorre, pois na descrição de seu produto existem caracteres inválidos (Por exemplo: %/$*!@|). Isso é perceptível caso você selecione "Imprimir Danfe".

Neste caso, basta corrigir o cadastro do produto e após isso inseri-lo novamente na nota, para que seja atualizado.

7 - Enviada, aguardando protocolo


As notas ficam assim quando há alguma instabilidade na Sefaz de seu Estado e para receber o retorno é necessário consultar novamente a nota na Sefaz.

Para isso clique no menu de contexto da nota e escolha "Outras opções". Na tela que irá aparecer clique em "Consultar situação da NFe".

Independente do retorno que acontecer, pedimos que feche a janela das outras opções e atualize a tela do seu navegador clicando em "F5".

Feito isso e o Sefaz já não estiver intermitente, o status de sua nota irá voltar para "Pendente" ou "Autorizada" e desta forma poderá executar o procedimento que for necessário.

8 - Campo 'IE': ['pattern'] O valor '' não foi preenchido corretamente - regra '[0-9]{2,14}'.


O erro ocorre pois no campo "Inscrição Estadual" o preenchimento está como "isento" o que não é reconhecido pelo Sefaz. Se o cliente é isento, deverá selecionar no campo "Contribuinte" a opção "Contribuinte isento de Inscrição no cadastro de Contribuintes do ICMS" após isso, basta salvar a nota e enviar novamente ao Sefaz.

9 - Erro 504


Ao se deparar com a Rejeição (504): "Data de Entrada/Saída posterior ao permitido", significa que o contribuinte está emitindo uma nota, que sua Data de Entrada/Saída é posterior a 30 dias da data de emissão informada na nota, que é o limite permitido.


10 - Campo 'xCpl': ['pattern'] O valor '' não foi preenchido corretamente - regra '[!-ÿ]{1}[ -ÿ]*[!-ÿ]{1}|[!-ÿ]{1}'


Isso quer dizer que foi preenchido incorretamente o campo de complemento. Neste caso, o sefaz retorna informando que é preciso preencher de forma correta. Pode ser um caracter especial, por exemplo.


Conclusão


Você pode se deparar com alguns erros na hora de emitir notas fiscais, mas não precisa se desesperar. Eles têm solução.


Os erros apresentados neste post são retornos do Sefaz ao enviar uma nota fiscal para ser emitida.


Esta é uma pequena ajuda do Tiny ERP para você, porém sempre que tiver dúvidas poderá entrar em contato com nosso suporte, através do menu "Suporte > Chamados de suporte".



    post anterior
    Emissão de Nota Fiscal para MEI
    próximo post
    O que é certificado digital, suas vantagens e como escolher o ideal
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.