dúvidas frequentes – faq olist

 

Confira abaixo as principais dúvidas sobre o Olist e confira as vantagens de entrar para a comunidade:

  • O que é o Olist exatamente?
  • O Olist é uma empresa de software do tipo SaaS (Software as a Service) fundada em 2015 que oferece uma solução para o aumento das vendas de lojistas de todos os portes, para maioria dos segmentos, tenham eles presença online ou não.

    A solução do Olist é composta por três frentes: Software, Contratos com os principais marketplaces e Comunidade de lojistas. Essas três frentes juntas formam o serviço inédito do Olist, sem comparação com qualquer outro serviço existente no mundo.

    O cliente Olist conta com as vantagens específicas de cada uma das frentes, como por exemplo:

    Software: Gerenciamento de pedidos centralizado (pedidos de qualquer um dos diversos marketplaces gerenciados em uma só plataforma), dados para envio, geração de etiquetas personalizadas, entre outros serviços.

    Contratos exclusivos: O Olist conta com contratos já firmados com os principais marketplaces do Brasil, além de um contrato extremamente vantajoso com os Correios. Por meio do Olist – e de apenas um contrato – lojistas podem começar a vender em diversos marketplaces, encurtando caminhos para o aumento das vendas.

    Comunidade de lojistas: Como o Olist é é também uma grande loja, todas as vendas realizadas no Olist dentro dos marketplaces geram altíssima reputação que é compartilhada entre todos os lojistas participantes da comunidade. Mesmo lojistas recém iniciados no mundo das vendas podem se beneficiar de espaços privilegiados, campanhas e outras facilidades que apenas um serviço como o do Olist pode oferecer.

  • O Olist é um e-commerce?
  • O Olist atua no segmento de e-commerce, mas não é um e-commerce propriamente dito. O Olist é uma grande comunidade de lojistas, formada por milhares de lojas espalhadas por todo o Brasil. Esta comunidade (ou esta grande loja, se preferir) já está conectada aos principais e-commerces do Brasil e oferece estes espaços privilegiados para que os participantes possam anunciar seus produtos para os visitantes desses grandes e-commerces.

  • O Olist é um integrador?
  • Não. O serviço oferecido pelo Olist é totalmente diferente do serviço de integração de produtos com os marketplaces. O Olist é uma comunidade de lojistas. A força e o diferencial do Olist está na união de todos os lojistas participantes, que compartilham benefícios que seriam muito difíceis de se obter ao operar sozinho diretamente nos canais de venda.

  • O Olist é um intermediário para minhas vendas?
  • Não. O Olist, por ser uma comunidade de lojistas que possui espaços privilegiados nos marketplaces, faz com que seus produtos ganhem relevância e visibilidade com a força da comunidade. Você pode pensar no Olist como o principal canal de divulgação de seus produtos nos marketplaces. Nosso propósito é descomplicar o processo e ajudá-lo a vender cada vez mais.

  • Preciso ter site ou ser e-commerce para vender com o Olist?
  • Não. Este é outro diferencial do Olist. Como não é um integrador, não é necessário ter uma operação online para participar e colher os frutos da comunidade. Qualquer lojista, tenha ele apenas uma loja física, apenas uma loja online ou ambas, pode solicitar para participar e se beneficiar das vantagens da comunidade Olist.

  • Posso vender qualquer tipo de produto com o Olist?
  • A definição dos tipos de produtos é feita pelos próprios marketplaces e segue categorização própria. Caso o produto do lojista se encaixe em qualquer uma das categorias disponíveis nos marketplaces, é possível sim vender pelo Olist.

  • Preciso emitir nota fiscal para vender meus produtos pelo Olist?
  • Sim. Esta é uma condição obrigatória para vender em qualquer marketplace no Brasil. Não é uma exigência apenas do Olist, mas sim de todos os grandes e-commerces. O documento exigido é a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) com chave de acesso digital e emitida no formato de arquivo XML.

  • Sou MEI (Micro Empreendedor Individual). Posso vender com o Olist?
  • Sim, desde que você possa emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) com chave de acesso digital e em formato de arquivo XML.

  • Ao cadastrar meus produtos, poderei vender em todos os marketplaces disponíveis no Olist?
  • Sim. Ao realizar o cadastro de produtos, todos os marketplaces passam a estar disponíveis para todos os lojistas participantes da comunidade Olist. Um ponto importante, entretanto, é estar ciente de que os prazos para as aprovações e publicações dos produtos podem variar de marketplace para marketplace e também podem variar de acordo com a categoria dos produtos. Esta não é uma variável controlada pelo Olist ou por qualquer outro lojista de marketplace.

  • Quem é o responsável pelo envio dos produtos?
  • O lojista participante da comunidade Olist é o responsável por separar, embalar e levar o produto até os Correios. O Olist já conta com um contrato com os Correios e o lojista não precisa pagar nada pelo envio. Basta embalar, imprimir a etiqueta fornecida pelo Olist e deixar a embalagem em qualquer agência dos Correios dentro do prazo informado.

  • Ao realizar uma venda, como faço para receber meus valores?
  • Todos os repasses de valores seguem uma tabela pré-definida disponibilizada pelo Olist para os lojistas. A tabela Olist, por sua vez, segue os prazos de pagamentos de cada marketplace. Estes prazos são exclusivos de cada e-commerce, não são unificados entre si e dependem de onde e de quando a venda foi realizada. O Olist é bastante rígido e sério em relação aos repasses de valores, seguindo à risca os prazos acordados. Para o repasse o Olist conta com os serviços de um operador de pagamentos especializado neste tipo de repasse e 100% seguro.

  • Existe limite de tamanho para a embalagem do produto ao vender com o Olist?
  • Sim. O Olist trabalha com os tamanhos padronizados pelos Correios. São eles:

    -Altura mínima: 2cm
    -Altura máxima: 105cm

    -Largura mínima: 11cm
    -Largura máxima: 105cm

    -Comprimento mínimo: 16cm
    -Comprimento máximo: 105cm

    -Soma máxima das medidas (larg. + alt. + comp.): 200cm

    -Peso máximo por pacote: 30kg.

    Se seu produto pode ser enviado pelos Correios, ele poderá ser vendido e enviado pelo Olist.

  • Tenho milhares de produtos na minha loja. Preciso cadastrar todos estes produtos? Existe um limite de produtos a serem cadastrados?
  • Não é necessário cadastrar todos os produtos de sua loja na plataforma Olist. Não existe limite para os cadastros, mas recomendamos que comece com os produtos que mais vendem ou com maior potencial. Com o tempo é possível cadastrar os demais produtos e, assim, garantir sortimento e ter mais chances de realizar vendas complementares.

  • O Olist garante que meu negócio terá vendas?
  • Em qualquer processo de vendas não existe retorno garantido. O resultado depende de um bom planejamento e trabalho intenso para garantir melhoria contínua. O que o Olist garante é que ao conversar com um dos nossos consultores você terá um ótimo planejamento, de acordo com a realidade do seu negócio. Para isso solicite um contato e fale com um dos nossos consultores.

  • Os resultados com o Olist são imediatos? Existe um tempo mínimo para começar a vender nos marketplaces?
  • Depende muito de diversos fatores. Tipo de produto, procura/demanda, sazonalidade, preço competitivo, prazo, estoque entre outros fatores são variáveis que podem influenciar suas vendas. Não existe um prazo mínimo definido, mas oferecemos todas as ferramentas para que as vendas ocorram o mais rápido possível.

  • Sou um cliente final. Qual a vantagem de comprar um produto entregue pelo Olist?
  • As vantagens são inúmeras. As principais são: controle da qualidade operacional dos lojistas e produtos, serviço de atendimento ao cliente (SAC) para qualquer eventualidade na compra, promoções exclusivas, compromisso com a experiência positiva da compra.


    Participe da seleção de lojistas Olist e aumente suas chances de vender mais!

    solicite uma avaliação agora mesmo clicando aqui