Franquias de sucesso no e-commerce: o que é? Quais as vantagens?

header-franquias-de-sucesso-no-e-commerce-o-que-e-quais-as-vantagens__legacy_2021_12

Quem busca empreender está atrás de um negócio que seja rentável e que gere um bom faturamento. Um modelo interessante é o de franquias de sucesso online, que permite que o empreendedor tenha uma vantagem desde o começo: aproveitar marcas que já estão consolidadas no mercado. Essa é uma das alternativas para quem deseja vender online. Entretanto, o processo de escolha de franquias baratas ou microfranquias pode ser um desafio. Além de ser necessário avaliar o mercado em que estão inseridas, também é importante pensar na viabilidade do negócio. Quer saber mais sobre o que é franquia, quais são as principais vantagens deste tipo de empreendimento e como alcançar o sucesso com as vendas virtuais? Continue a leitura!

O que é franquia de loja virtual?

Franquia é um modelo de negócio em que o franqueador cede o direito de utilizar a marca e de vender os seus produtos com exclusividade.  Com isso, tem-se a vantagem de ingressar no mercado já com um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes, não precisando se preocupar tanto em encontrar um espaço no mercado. Além disso, uma das principais vantagens das franquias virtuais baratas é o baixo investimento inicial, pois não precisam de um ponto comercial físico para realizar a vendas dos produtos. Dependendo da franquia de loja virtual escolhida pelo empreendedor, o seu principal papel será atrair mais clientes para realizarem compras. A questão operacional do negócio ou até mesmo de estoque, ficará sob responsabilidade da loja matriz. Em outros casos, a franquia funciona como a abertura de uma loja comum e o franqueador dá suporte, quando for preciso, e encaminha os produtos para que fique armazenado com o franqueado. Este último ficará responsável por cuidar do controle de mercadorias e enviar os itens para os clientes. Neste sentido, o olist pode ajudar. Como? Nós dividimos os custos de envio com nossos lojistas, oferecendo 40% de desconto sobre nossa tabela de frete. E tem mais: lojistas que operam com o serviço de coleta do olist têm um desconto de 50%. Isso tudo mantendo o frete grátis para o consumidor final. O frete mais barato atrai clientes e contribui para o aumento das taxas de conversão dos seus produtos. Além disso, você também pode contar com olist pax, que possui serviços de coleta em algumas regiões e envios que reduzem o tempo de entrega de 15 para 4 dias, melhorando a experiência com a marca. Entenda mais como contar com esse serviço exclusivo do olist.  Ou seja, são muitas opções de segmentos e de tipos de negócio quando falamos sobre franquias de sucesso. Por isso, deve-se pensar com cautela antes de escolher uma franquia de sucesso, analisando os valores da marca, as exigências do franqueador e até mesmo as questões jurídicas envolvidas neste processo. Mas falaremos mais sobre isso adiante. Agora, conheça as principais vantagens de ter uma franquia virtual.

Quais as principais vantagens de ter uma franquia online?

A primeira delas, como já mencionamos anteriormente, é a de dar início a um negócio já contando com a credibilidade da marca no mercado, trazendo mais possibilidades para alavancar as vendas.  Outro grande benefício é poder contar com o suporte do franqueador – a pessoa que mais conhece sobre a marca e os produtos à venda, além de já possuir um plano de negócios estabelecido.  Uma vez que os franqueadores costumam ser profissionais que possuem experiência no mercado, conseguem orientar e dar treinamentos caso veja necessidade. Além disso, questões operacionais, como gestão da marca ou até mesmo de precificação dos produtos não se tornam uma preocupação do empreendedor, que apenas repassa os valores encaminhados pela matriz. Por fim, não poderíamos deixar de lado a vantagem de trabalhar de casa com as franquias virtuais (baratas ou não). Esse é um dos principais atrativos quando falamos sobre empreender e investir em um novo negócio. Veja também: Guia completo sobre como administrar uma loja virtual com eficiência

Como escolher franquias de sucesso?

Agora que já falamos sobre como funciona e as vantagens das franquias de sucesso, a grande dúvida é como escolher a marca ideal para você. Com certeza, essa é uma das etapas mais importantes do processo e, por isso, separamos algumas dicas para ajudar neste momento.

Faça uma boa avaliação

O primeiro passo para ter uma franquia de sucesso é estudar. Avalie as opções que existem dentro do mercado de lojas virtuais, os custos que são necessários e a sua real intenção em fazer parte deste modelo de negócio. Uma boa oportunidade para analisar detalhes de diferentes franquias é entrar no portal do franqueado da sua marca de preferência. Ali é possível ter mais informações e entrar em contato com a empresa para aprofundar o conhecimento sobre ela. Em alguns casos, os contratos com franquias ou microfranquias podem durar até cinco anos. Esse é um trabalho que você se vê fazendo por todo esse tempo? Se a resposta for positiva, então podemos partir para a próxima dica.

Tenha afinidade com o mercado

Quando falamos sobre franquias, sabemos que existem segmentos que têm mais sucesso que outros, seja pelo valor da marca ou pelos produtos que oferecem. Mas indo além dos resultados, é vital escolher um que tenha afinidade com você. Se você quer ser um empresário e ter prazer com o que trabalha, então deve pensar em um segmento que faça sentido com o que você tem interesse.  Opções não faltam: de franquias de moda plus size a produtos sustentáveis ou veganos. A chave para uma boa oportunidade de negócio é encontrar um nicho em que você acredita.

Verifique as condições de investimentos

Uma dica de ouro ao escolher entre as franquias de sucesso é analisar a situação financeira atual da franqueadora. Afinal, não queremos encerrar um negócio depois de investir tempo e dinheiro nele, certo? Além disso, deve-se avaliar as condições de investimento, observando as taxas que são acordadas, tempo do contrato e até mesmo se há um retorno financeiro garantido. Mais do que isso, devemos ter uma boa gestão financeira antes de começar a procurar por franquias virtuais baratas. Por mais que o investimento no início seja baixo, ele ainda existe, e é fundamental não se enrolar nas contas para fazer um negócio que pode ser prejudicial no futuro.

Busque suporte jurídico

Como falamos sobre a importância de avaliar as condições de investimentos, uma boa dica é contar com um suporte jurídico de confiança para entender todas as letrinhas miúdas do contrato e não ser pego de surpresa. Afinal, fechar um novo negócio é algo sério e, por isso, todo cuidado preventivo é vital antes de assinar os contratos. A consultoria jurídica pode facilitar todo esse processo e até mesmo ajudar a escolher a melhor franquia.

Vale a pena ter uma franquia no e-commerce?

Conhecendo as principais vantagens e até mesmo como escolher uma franquia de sucesso, fica a pergunta: vale a pena fazer esse investimento no e-commerce? Em uma pesquisa realizada pela Neotrust no primeiro trimestre de 2021, os dados revelaram que as vendas pelo e-commerce ainda estão em crescimento no cenário brasileiro. Com um faturamento de mais de R$ 35 bilhões em apenas três meses, observou-se o aumento de 72,2% na comparação com o mesmo período em 2020. Isso mostra que essa é uma área que ainda está em expansão no cenário brasileiro e pelas vendas online já estarem tão enraizadas aos hábitos do consumidor, ainda é um mercado interessante para se investir. Ainda assim, como em qualquer negócio, é um modelo que requer planejamento, dedicação e gestão das atividades operacionais, dependendo do tipo de franquia. No universo das lojas virtuais, uma boa alternativa para aprimorar as vendas é estar presente em vários marketplaces para ganhar mais destaque.  Neste sentido, o olist store pode ajudar: unindo tecnologia e inteligência de mercado, a solução oferece todo o suporte necessário para que os lojistas obtenham resultados concretos rapidamente. Como? 

  • Reputação nos marketplaces: maior loja dentro dos canais, e está entre os vendedores mais confiáveis. Isso significa alta visibilidade nos anúncios, podendo aumentar as vendas.
  • Construção de catálogo: serviço de moderação e otimização de catálogo, feito por especialistas.
  • Precificação de produtos: ferramenta de análise de competitividade.
  • Serviços logísticos: contrato exclusivo com Correios e operadores logísticos, garantindo preço competitivo, serviços de coleta e envios.
  • Gestão da operação: tudo dentro de um único painel – desde a entrada de novos pedidos ao recebimento financeiro.

Crie sua conta no olist hoje mesmo! Gostou de acompanhar o conteúdo? Que tal ampliar ainda mais seu conhecimento? Aproveite para descobrir como vender nos maiores varejistas online do Brasil! Além disso, inscreva-se na newsletter do Olist e continue por dentro de conteúdos exclusivos que o ajudarão a ter uma loja de sucesso!

    post anterior
    Como embalar caixa para correio com segurança? 5 dicas de ouro
    próximo post
    Sortimento de produtos: por que isso é tão importante para o seu e-commerce?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.