Lições de Jeff Bezos para o e-commerce: conheça o pai da Amazon!


Lições de Jeff Bezos para o e-commerce: conheça o pai da Amazon!




Quem conhece minimamente o mercado de e-commerce com certeza já teve contato com o trabalho de Jeff Bezos. O norte-americano é fundador e CEO da Amazon – a empresa mais valiosa do planeta – e tornou-se o homem mais rico da história moderna. Por isso, preparamos este post para contar um pouco mais sobre a trajetória desse líder do e-commerce e compartilhar as principais dicas e lições de Jeff Bezos. Acompanhe a seguir!







Quem é Jeff Bezos e o que é a Amazon





Jeffrey Preston Bezos – mais conhecido como Jeff Bezos – nasceu em 12 de janeiro de 1964 em Albuquerque, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Graduado em engenharia elétrica e informática pela Universidade de Princeton, ele fundou a Amazon em 1994 ao perceber o potencial da internet.





A marca, que inicialmente trabalhava com o comércio online de livros, hoje oferece serviços extremamente variados, do marketplace até a Amazon Go. Graças a isso, a ela se tornou líder do comércio eletrônico e, em 2019, recebeu o título de empresa mais valiosa do mundo, superando Apple e Google.





Em 2018, Jeff Bezos foi eleito pela Forbes uma das figuras mais poderosas do mundo. No mesmo ano, ele se  tornou a pessoa mais rica do planeta, com fortuna estimada em mais de US$ 131 bilhões. Além de ser CEO da Amazon, ele tem investido em outras frentes de negócio. Entre as suas iniciativas está a fundação da Blue Origin, empresa do ramo aeroespacial, e a aquisição do jornal The Washington Post.





Esse breve resumo da vida de Jeff Bezos já revela a genialidade do norte-americado. Unindo proatividade, inteligência e visão de negócio, ele vem traçando uma trajetória de sucesso e reinventando o varejo tradicional. Por isso, listamos os principais ensinamentos que o pai da Amazon dá para o e-commerce. Confira e inspire-se!





5 lições de Jeff Bezos para o e-commerce





Inove sempre





A Amazon é considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo. Isso se deve não só ao modelo de negócio revolucionário, mas também por ela estar frequentemente se reinventando e se adaptando às novas tendências. Pensando nisso, invista em novas frentes de negócio, em produtos e categorias com alto potencial e em estratégias de venda e divulgação diferenciadas.





Invista na Cauda Longa





O norte-americano entendeu muito bem como a internet funciona e, por isso, passou a investir forte no mercado de cauda longa. Esse termo refere-se a categorias e mercadorias de nicho, que estão espalhadas pela cauda de uma curva de vendas – saiba mais sobre o conceito aqui. A partir disso, a dica é que você também invista nesse modelo, associando produtos de nicho a itens de alta demanda.





Lições de Jeff Bezos para o e-commerce: conheça o pai da Amazon!
Modelo de gráfico cauda longa.





Coloque o cliente em 1º lugar





Jeff Bezos é obcecado pela experiência do cliente. Na visão dele, o consumidor deve ser prioridade para qualquer empresa e precisa ter suas necessidades atendidas rapidamente. Não à toa, a Amazon tornou-se referência em atendimento ao público. Então siga essa dica do norte-americano e trabalhe para oferecer aos seus clientes a melhor experiência de compra possível!





Tenha visão de longo prazo





Apesar de ser adepto às mudanças, Jeff Bezos tem extremo foco na visão de longo prazo. Para ele, obter lucro rápido não é prioridade e ter visão estratégica é fundamental para que o negócio alcance seus objetivos com inteligência e embasamento. Nesse sentido, faça um planejamento estratégico para sua empresa e defina quais passos você deve dar para elevar o patamar da sua marca.






Esteja disposto a errar





Não tenha medo de errar. Muitos lojistas perdem boas oportunidades por receio de inovar e de cometer falhas. Para Jeff Bezos, errar não é um problema desde que você saiba reagir com rapidez e se adaptar a novos contextos. Isso, na verdade, permite que você acumule experiência. Portanto, não deixe o medo atrapalhar a sua vontade de criar um negócio de sucesso.





8 frases inspiradoras de Jeff Bezos, o dono da Amazon





1. “Se você dobrar o número de experimentos feitos por ano, você vai dobrar a sua inventividade.”





2. “A marca para uma empresa é como a reputação para uma pessoa. Você ganha reputação tentando fazer bem as coisas difíceis.”





3. “Um dos únicos caminhos para sair de uma caixa apertada é inventar a sua saída.”





4. “Nós tivemos três grandes ideias na Amazon que ficaram conosco por 18 anos, e elas são a razão do nosso sucesso: colocar o consumidor em primeiro lugar. Inovar. E ser paciente.”





5. “Há dois tipos de empresa: aquelas que trabalham para tentar cobrar mais e aquelas que trabalham para cobrar menos. Nós seremos o segundo.”





6. “A coisa mais importante de todas é focar obsessivamente no consumidor. Nosso objetivo é ser a empresa mais customer-centric do mundo.”





7. “A sua margem é a minha oportunidade.”





8. “No velho mundo, você dedicava 30% do seu tempo construindo um ótimo serviço e 70% do seu tempo anunciando isso. No novo mundo, isso inverte.”





Aprenda com quem é referência e seja um lojista cada vez melhor!





Esperamos que a trajetória e lições de Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, motivem você a se dedicar ainda mais aos negócios. Assim como o norte-americano, você também pode se destacar no seu segmento e construir uma empresa de sucesso. Mas, para isso, é preciso ter foco, dedicação, coragem e visão estratégica.





Lembre-se sempre dos ensinamentos de Jeff Bezos e comece a colocar as dicas dele em prática agora mesmo. Os resultados serão o crescimento de vendas, o ganho de visibilidade para a sua marca e o aumento do faturamento!





Agora é hora de você focar na atração de clientes. Confira 43 ideias e frases para chamar a atenção do público e aumentar as vendas!



    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Preço de referência ou preço âncora: conheça essa e outras estratégias!
    próximo post
    [CASE] Olist e Design 3D Board: crescimento de 650% em 3 meses!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.