Descubra tudo o que precisa para encontrar sua persona


post image

Descobrir quem é o seu cliente ideal não é uma tarefa fácil. Mas ao escolher as ferramentas certas para desbravar esse assunto as coisas se tornam mais simples.


Nunca foi tão essencial conhecer o consumidor a fundo como é nos dias de hoje. Com a explosão de e-commerces e marketplaces, o mercado se torna cada vez mais competitivo e é através do entendimento aprofundado do público que as marcas conseguem se diferenciar e conquistar mais clientes.


Os métodos para se fazer isso são vários, mas nenhum é tão efetivo quanto a definição da persona!


Neste texto vamos entender o que é essa ferramenta de marketing digital e como ela ajuda a sua empresa a vender mais!




O que é persona?


A persona é uma representação do cliente ideal de uma empresa. Ela é construída com base em dados reais do público, e por esse motivo se torna uma ferramenta confiável.


Na prática, podemos entender a persona como sendo um guia detalhado de quem é o seu cliente e o que ele deseja. Basicamente, ela nos mostra quem é o consumidor, quais são suas necessidades e qual a melhor maneira de entregar o que ele deseja.


Esse cliente ideal possui muitas características, de modo que ele se aproxime ao máximo do que seria uma pessoa de verdade. A verossimilhança é a palavra-chave para compreender a persona. Não pense nela como um cliente puramente fictício, mas como o consumidor real.


Alguns dos dados que a persona costuma contemplar são: 


  • Nome
  • Idade
  • Gênero
  • Profissão
  • Necessidades
  • Objetivos
  • Dores
  • Objeções à empresa em questão
  • Marcas que admira
  • Canais de comunicação mais usados

É claro que é possível incluir mais pontos. Como dissemos, quanto mais informações, melhor! Isso dá credibilidade ao consumidor ideal.


Como a persona ajuda a minha empresa?


Pensar na aplicabilidade da persona é fácil, afinal ela funciona como um cliente consultor sempre à disposição para sanar suas dúvidas.


O que costuma acontecer é que as empresas não têm ciência da totalidade de suas funções a aplicações. Por isso, comece pensando nas estratégias de marketing digital.


A persona será essencial em praticamente todas elas, servindo de guia e ajudando a escolher a estratégia que melhor se enquadra nas necessidades dos clientes – ou seja, as que mais geraram retorno positivo para a marca.


Podemos pensar também em como a persona pode melhorar a experiência de compra dos clientes. Isso porque ela vai fornecer as informações necessárias para que você adapte sua empresa para os desejos dos consumidores, de modo a melhorar a usabilidade e entregar mais valor.


Por fim, a persona ajuda também na organização interna do negócio. Ao estabelecer seu cliente ideal e compartilhá-lo com sua equipe, você será capaz de organizar todos os setores para esse público e manter um foco total nos consumidores.


Pense que ao definir esse personagem que representa os clientes, você estará dando um norte bem definido para a sua equipe seguir, de modo a otimizar toda a empresa.


Qual a diferença entre o público-alvo e a persona?


Para finalizar o assunto, precisamos deixar mais um ponto bem claro: persona e público-alvo não são a mesma coisa.


Esses são assuntos que acabam se confundindo, mas é importante conhecer suas diferenças, em especial na hora de aplicar os conhecimentos que ambas as ferramentas oferecem.


Podemos entender o público-alvo como uma representação geral do seu mercado, ou seja, uma definição genérica de quem são os clientes. Em contrapartida, a persona é muito mais específica e traz dados precisos sobre os consumidores.


Assim, uma persona sempre fará parte do público-alvo, enquanto o público-alvo pode englobar várias personas diferentes.


Para deixar tudo mais claro, veja esse exemplo para uma loja de artigos esportivos:


  • Público-alvo: homens entre 25 e 55 anos, que moram no estado de São Paulo e gostam de basquete.
  • Persona: Thiago é um jornalista de 36 anos que mora em Ribeirão Preto (SP). Desde criança ele cultiva uma grande paixão pelo basquete, mas encontra muita dificuldade em achar artigos do seu time do coração por esse não ser um esporte tão popular no Brasil. Para o seu aniversário, ele decidiu comprar um presente para si mesmo: uma camisa do Chicago Bulls, mas só conseguiu encontrá-la por preços muitos altos, com os quais ele não pode arcar. 

Conclusão


Encontrar a persona da sua empresa é uma tarefa que precisa ser priorizada, pois vai gerar lucros inestimáveis no futuro. Isso pelo simples motivo de que, ao conhecer o cliente, você pode desenvolver seu negócio para entregar o que o público deseja, encurtando a jornada de compra e gerando mais conversões.


Se o seu desejo é expandir seus negócios e tornar sua marca referência de mercado, já sabe onde deve investir. Crie a sua persona e nos conte como ela ajudou o seu negócio!


Este artigo foi produzido pela Jornio, a sua ferramenta para entender o cliente ideal e construir jornadas de sucesso de forma simples, rápida e automatizada.

    post anterior
    DNVB: entenda o que é uma marca nativa digital
    próximo post
    Cliente oculto: o que é? Qual sua importância para um bom atendimento?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.