Venda de cerveja online: como fazer seu e-commerce atrair tanta atenção como uma gelada no verão?

Venda de cerveja online

A cerveja é uma das paixões nacionais dos brasileiros. Somos o terceiro país que mais produz a bebida no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Além de estar presente em momentos festivos, ela oferece inúmeras oportunidades para os lojistas. Isso vale tanto para aqueles que acabaram de começar quanto para os que querem investir em novos segmentos de negócio, como a venda de cerveja online.

Nesse contexto, uma tendência do mercado de cervejas merece destaque: a qualidade das receitas tem sido cada vez mais valorizada pelos consumidores. O lema agora é beber menos, mas beber melhor.

É por tal razão que as bebidas premium e artesanais passaram a ocupar um lugar especial nas prateleiras das lojas, mesmo apresentando um custo mais alto.

Então por que não aproveitar a expansão do segmento de Alimentos e Bebidas para aumentar as vendas da sua loja virtual ao investir na venda de cerveja online? 

Confira neste post as vantagens de investir em e-commerces de cerveja e descubra maneiras de se destacar nesse ramo comercial. Veja também algumas das cervejas mais vendidas no comércio eletrônico brasileiro. Boa leitura!


Quais as vantagens de um e-commerce de cerveja?


Microcervejarias e distribuidores de cervejas especiais estão ganhando cada vez mais espaço no comércio varejista. 

Isso deve-se principalmente à valorização das bebidas artesanais, que prezam pela qualidade, variedade e sabor marcante. Unidos, esses três fatores têm garantido a satisfação e o engajamento dos clientes.

Para os cervejeiros de carteirinha, ter uma boa experiência de degustação é o que realmente importa – os custos disso não têm tanta relevância. É por tal motivo que as pessoas que realmente gostam da bebida estão dispostas a investir mais em marcas de qualidade.

Frente a isso, ter um e-commerce de cerveja artesanal é uma excelente opção. Isso porque, além de vender diferentes marcas de cerveja, a loja virtual de cerveja pode comercializar muitos outros produtos relacionados à bebida, como copos, livros, camisetas, pôsteres, chaveiros etc.

Destacamos aqui um detalhe importante: há inúmeras variações da bebida. Pilsen, Lager, Weissbier, India Pale Ale (IPA) e Stout são só alguns dos tipos de cerveja que você pode oferecer na sua loja virtual.

Com tantas opções, a sua empresa não ficará restrita a uma única marca, e o cliente certamente voltará, engajado em provar novos rótulos.



Consumo de cerveja no Brasil: números que você precisa conhecer


Se você ainda não está convencido de que investir na venda de cerveja online é uma grande oportunidade de negócio, preste atenção nos dados a seguir:

  • O consumo de cerveja entre os brasileiros é de 60,7 litros per capita, conforme levantamento da Euromonitor. Ou seja, os brasileiros bebem muita cerveja.



  • As microcervejarias representam apenas 1% do mercado consumidor da bebida. Isso significa que ainda há bastante a ser explorado, especialmente com foco voltado ao comércio online.

  • O Brasil tem 679 cervejarias, e a maioria delas está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, segundo estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicado em 2018. Assim, se você mora em alguma dessas duas áreas, já tem um público consolidado. Caso esteja em outras regiões, tem um enorme mercado a ser desbravado por seu e-commerce cerveja artesanal.


Diante desse panorama, é inegável que o grande potencial comercial do mercado de cervejas atual, não é verdade? 

Pensando em facilitar a sua jornada cervejeira, apresentamos no próximo tópico dicas de como você pode se destacar nesse segmento de negócio e iniciar seu trabalho de venda de cerveja online. Acompanhe!

Como se destacar na venda de cerveja online?


O primeiro passo para quem quer investir em e-commerces de cerveja pode ser se tornar franqueado de uma marca já consagrada, seja ela brasileira ou estrangeira. 

Dessa forma, é possível iniciar sua loja virtual de cerveja com mais segurança e credibilidade. Essa opção é especialmente válida para quem ainda está se familiarizando com o universo da bebida.

Nesse sentido, investir em opções premium é o melhor ponto de partida. Como destacamos, elas têm ganhado bastante visibilidade nos últimos tempos. Algumas das razões para isso são a exclusividade que as cervejas artesanais têm e a qualidade das bebidas, que valorizam a experiência de degustação.

Para otimizar o desempenho do e-commerce de cerveja, também sugerimos que os lojistas aproveitem as campanhas promovidas pelos marketplaces, que são grandes sites de vendas. Entre as datas que pode servir como  são ótimos impulsionadores de vendas estão: 

  • Carnaval

  • Copa do Mundo

  • Dia dos Pais

  • Dia dos Namorados

  • Natal



Outra oportunidade de negócio é oferecer assinaturas de cervejas aos clientes, seguindo o exemplo de sites como:

Em tais modelos de negócio, o lojista envia periodicamente aos clientes um rótulo específico ou um kit de produtos em troca da assinatura, que pode ser quinzenal, mensal, semestral etc. Essa é uma excelente forma de fidelizar clientes.

Já para aqueles que têm mais afinidade com o mundo cervejeiro, há também a possibilidade de o lojista investir na própria microcervejaria

Obviamente, isso exige muito estudo e adequação às exigências técnicas estipuladas por órgãos como o MAPA e a vigilância sanitária. Além disso, é preciso dispor de recursos financeiros – abrir a própria cervejaria não é barato, já que se trata de uma indústria.

Uma boa notícia é que as microcervejarias passaram a ser enquadradas no Simples Nacional, regime tributário que favorece o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. 

Graças à mudança, a carga de impostos sobre esse tipo de negócio diminuiu consideravelmente em comparação às grandes cervejarias, e isso tem estimulado muitos empreendedores a tornarem-se fabricantes da bebida.

Para finalizar, recomendamos que você fique atento a eventos relacionados à cerveja, como festivais e congressos. Encontros desse tipo são excelentes oportunidades para entender mais sobre o segmento, tirar dúvidas e fazer contatos com outros profissionais da área, além de, é claro, vender mais os seus produtos.

No próximo tópico, listamos 10 cervejas que são muito vendidas no comércio eletrônico do Brasil. Não deixe de ver!

As cervejas mais vendidas no e-commerce brasileiro


Para fornecer referências aos lojistas que estão começando a considerar a venda de cerveja online ou que querem ampliar o portfólio de produtos, apresentamos a seguir algumas das cervejas mais vendidas no e-commerce brasileiro

A lista está organizada em ordem alfabética e não se relaciona ao número de vendas nos mercados virtuais. Confira:

  • Cerveja Blue Moon Belgian White – 355ml

  • Cerveja Delirium Tremens – 355ml

  • Cerveja DeuS Brut des Flandres – 750ml

  • Cerveja Erdinger Weissbier Sport – Sem álcool – 330ml

  • Cerveja Farrapos Sem Glúten – 660ml

  • Cerveja Iron Maiden Trooper ESB – 500ml (lata)

  • Cerveja Iron Maiden Hallowed – 300ml

  • Cerveja Paulaner Oktoberfest – 1L

  • Cerveja Samuel Adams Boston Lager – 355ml

  • Cerveja ValenBier X-Route e Ficción – 600ml


Tenha esses produtos em mente no momento de montar o portfólio de produtos da sua loja virtual de cerveja. 

Também não deixe de pesquisar novos rótulos e acompanhar as tendências de mercado, tanto brasileiro quanto internacional. Por meio dessas ações, você estará mais antenado e com certeza oferecerá os melhores produtos aos clientes!

Saiba mais: lista com os alimentos e bebidas mais buscados nos grandes sites de venda!


Um brinde ao e-commerce de cerveja artesanal


Investir na venda de cerveja online é uma ótima opção para quem quer ingressar no comércio online ou aumentar as vendas da loja virtual, com um nicho de mercado em ascensão e com amplo público. 

Como explicamos neste post, esse segmento está em franca expansão e oferece inúmeras oportunidades de negócio aos lojistas.

Para aproveitar o melhor disso, em sua loja virtual de cerveja, valorize as bebidas premium e artesanais, que focam na qualidade da receita. 

Também não se esqueça de fornecer um cardápio de rótulos variados e até outros produtos relacionados, como copos, livros e camisetas. 

Outra dica é disponibilizar o modelo de assinatura de produtos para os clientes.

Se você já entende desse ramo e tem recursos disponíveis, pode investir na própria microcervejaria. Além de criar um produto único, a sua empresa conseguirá alcançar uma visibilidade enorme. No entanto, saiba que você deverá estudar bastante para ter uma receita de qualidade.

Seguindo as recomendações que listamos aqui, você estará muito mais preparado para começar a  venda de cerveja online e com toda certeza se destacará da concorrência. 

Coloque as dicas em prática e boas vendas!

Quer vender suas cervejas nos maiores sites do Brasil? Então conheça o olist store, a melhor solução para vendas em marketplaces!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Last mile ou última milha: saiba o que é e como otimizar essa etapa logística no seu e-commerce
    próximo post
    Livro Tático das Vendas em Marketplaces: os segredos do sucesso de quem vende mais!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.