Entenda o potencial da data para o varejo e confira 4 segmentos que têm alta demanda durante a estação. Boa leitura!
Outono no Brasil: quando começa e por que vender na estação
Em 2022, o outono no Brasil começa no dia 20 de março e vai até 20 de junho. A estação ocorre entre o verão e o inverno e é marcada por temperaturas mais frias – que variam de acordo com a região – e pela queda da folhagem das árvores.
Essa é uma ótima oportunidade para lojistas porque os hábitos dos consumidores mudam de acordo com as estações. No verão, por exemplo, roupas leves e itens de praia são muito buscados. Já no outono, tecidos reforçados e tons quentes ganham destaque.
Portanto, se você está buscando formas de aumentar o faturamento, é uma ótima ideia aproveitar a estação para vender produtos de nicho! No entanto, é preciso conhecer as tendências da época e entender o que o público está buscando.
Também é importante diversificar o catálogo e os canais de venda de acordo com a estratégia da marca. Redes sociais e marketplaces são exemplos de boas vitrines para divulgação de produtos na internet.
👉 Quer saber quais são as sazonalidades mais relevantes do varejo? No Calendário do E-commerce 2022 você encontra as principais!
O que vender no outono 2022: 4 categorias com alto potencial
Agora chegou o momento de falarmos sobre os segmentos que têm mais destaque no outono. Confira a lista a seguir e reforce seu portfólio com estes produtos!
1) Roupas, Calçados e Acessórios
A primeira categoria desta lista não poderia ser outra. Toda troca de estação gera burburinho no mundo da moda. Por isso, investir em roupas, calçados e acessórios alinhados às tendências de outono/inverno 2022 é uma aposta certeira para vender mais.
De acordo com canais especializados em moda, como a Vogue, alguns estilos de looks que devem bombar nos próximos meses são:
- Peças oversized (de tamanho grande)
- Estilo gótico
- Roupas curtas
- Estilo nerd
- Peças coloridas
- Roupas de couro (sintético ou legítimo)
Uma ótima fonte de ideias para sua loja é o Pinterest, rede social que funciona como um mural virtual de imagens. Por lá, os usuários compartilham e salvam imagens inspiradoras em diversos contextos, como Moda e Lifestyle.
O relatório Pinterest Predicts 2022, que aponta as principais tendências da plataforma, reforça o potencial de alguns estilos que citamos acima:
2) Produtos de Beleza
Assim como a categoria anterior, o segmento de Beleza é muito impactado pela mudança de estações. Exemplo disso é que, no outono, maquiagens e esmaltes de tons quentes ganham bastante destaque. Entre as cores que costumam fazer sucesso na época estão: marrom, verde-oliva, abóbora, mostarda, rosa-queimado e azul-marinho.
A partir disso, fortaleça a divulgação e o estoque de itens como:
- Maquiagens alinhadas às tendências de outono
- Esmaltes e itens para unhas
- Perfumes com fragrâncias da estação
- Produtos para cuidado com os cabelos
O estudo Tendências do E-commerce, lançado em 2021 pelo Mercado Livre, reforça a relevância dos produtos acima para o segmento de Beleza:
3) Casa e Decoração
Outra categoria de destaque no outono é a de Casa e Decoração, cuja demanda aumentou muito durante a pandemia de COVID-19. O 44º relatório Webshoppers, da Ebit|Nielsen, revela que o faturamento do setor cresceu 155% entre o primeiro semestre de 2020 e 2021, enquanto o número de pedidos subiu 67%.
Ou seja, investir em itens decorativos e de utilidade doméstica é interessante não só durante o outono, mas ao longo do ano inteiro. Porém, falando especificamente da estação, alguns produtos com alto potencial de venda são:
- Flores de outono
- Vasos decorativos
- Velas e incensos
- Aromatizantes
- Tapetes e almofadas
- Ferramentas para jardinagem
Quer saber mais sobre como trabalhar com o segmento de Casa e Decoração no e-commerce? Então confira o vídeo abaixo:
👉 Veja esta lista com 134 produtos de Casa e Decoração muito buscados em grandes sites de venda!
4) Alimentos e Bebidas
O setor de A&B é o que encerra esta lista. Como acontece em todas as outras estações, certos alimentos e bebidas registram maior procura no outono. Alguns produtos alimentícios que merecem atenção são:
- Massas
- Sopas e caldos
- Oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes
- Alimentos feitos a partir de frutas e legumes da estação
Já entre as bebidas de destaque, podemos citar:
- Vinhos, especialmente os tintos
- Sucos com frutas da estação
- Chás e cafés
- Drinks com bebidas de alto teor alcoólico, como whisky e conhaque
Uma forma de acompanhar os alimentos e bebidas mais procurados no período é utilizando o Google Trends, ferramenta que indica as buscas mais frequentes no Google. Para saber mais, confira nosso vídeo:
Aproveite as estações do ano para vender mais!
Como você viu neste texto, o outono é uma oportunidade e tanto de negócio para lojas de todo o país. Na estação, determinadas categorias costumam registrar aumento de demanda, como Moda, Beleza, Casa e Decoração e Alimentos e Bebidas.
Sendo assim, considere incluir no catálogo da loja itens dos segmentos listados aqui para faturar mais no período. Não esqueça também de caprichar no marketing sazonal e de diversificar os canais de venda, anunciando em marketplaces e redes sociais.
Inclusive, aproveite para reforçar sua estratégia de negócio com estas ideias e frases para atrair clientes no e-commerce. Boas vendas!
E aí, o que você achou deste texto? Compartilhe nos comentários sua opinião e experiências com as vendas no outono!