Red Friday e Green Monday: o que são, datas e como surgiram

Red Friday e Green Monday: o que são, datas e como surgiramHá datas que são muito importantes para o e-commerce, e entre elas estão a Red Friday e a Green Monday. Cada uma tem características específicas e origens diferentes – a primeira é originada no Brasil e a segunda, nos Estados Unidos. Confira a seguir mais detalhes sobre as duas datas e entenda a relevância delas para o comércio eletrônico!

O que é Red Friday


Você já ouviu falar em Red Friday👉 Esse termo foi criado pela Americanas.com em 2011 como uma adaptação da Black Friday, evento norte-americano comemorado na quarta sexta-feira de novembro. A Red Friday refere-se às ações promocionais realizadas pelo marketplace durante o período, que é conhecido pelas ofertas muito atrativas.

Desenvolvida pela agência publicitária DM9, a proposta de criar um nome próprio para a campanha de Black Friday da Americanas.com teve o objetivo de consolidá-la ainda mais no mercado de marketplaces brasileiros. Ao despertar a curiosidade do público, o termo deu exclusividade para a ação e aumentou ainda mais a visibilidade da marca.

A Red Friday é focada no ambiente digital e, nas últimas edições, foi divulgada por meio do site e das redes sociais da Americanas.com. Os descontos da campanha chegam a até 85% e valem para uma grande variedade de produtos e categorias, como roupas, cosméticos, produtos de higiene, eletrônicos e eletrodomésticos. Confira a seguir uma das propagandas da Red Friday:

O que é Green Monday


Já a Green Monday é menos conhecida no Brasil. O nome foi cunhado pelo eBay, em 2007, para se referir às boas vendas realizadas na segunda-feira da segunda semana de dezembro, nos Estados Unidos. Por lá, a campanha representa o maior dia de compras do último mês do ano. Para se ter ideia, US$ 1,6 bilhões foram gastos em compras nos EUA durante a Green Monday de 2016 – o crescimento passou de 15% em relação ao ano anterior.

Isso significa que a data está entre as principais do comércio eletrônico do país. Como dissemos, ela foi criada por iniciativa do eBay, mas por conta dos bons resultados caiu nas graças do mercado – a Amazon é uma das empresas norte-americanas que passaram a aproveitar a ocasião para aumentar as vendas.

post image
A Amazon é uma das empresas que aproveita a Green Monday para impulsionar as vendas. | Reprodução: Tehcaeris


Em relação ao nome Green Monday (Segunda-feira Verde), o eBay explica que ele foi escolhido por duas razões. A primeira delas é o fato de a cor verde simbolizar o sucesso financeiro das empresas, e a segunda é o posicionamento ambientalmente amigável da companhia.

Essas e outras datas sazonais são muito relevantes para as vendas online, por isso é bom se planejar e aproveitar as oportunidades geradas nestas épocas.

Este conteúdo foi útil? Aproveite para conferir também TUDO sobre a Cyber Monday!
    post anterior
    Atributos básicos que um ótimo profissional de e-commerce deve ter
    próximo post
    Como montar o quadro de funcionários perfeito na sua pequena ou média empresa
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.