Brand awareness: qual sua importância? Significado + exemplos

Brand awareness: qual sua importância? Significado + exemplosEmbora pareça ser mais um termo de marketing complexo, brand awareness está relacionado à consciência de marca, ou seja, quanto a empresa está presente na mente dos consumidores.

Essa é uma métrica importante que está diretamente ligada ao branding e à gestão da marca. Basicamente, o objetivo é fazer com que o público pense diretamente em uma organização quando lembrar de um produto.

Mas qual a importância de entender o significado de brand awareness no e-commerce? Mais do que isso, como criar estratégias para implementá-la em seu negócio? 

Afinal, trazer uma lembrança positiva e instantânea pode ser algo difícil, mas muitas empresas conseguem se beneficiar disso. Continue a leitura e entenda mais sobre o conceito e dicas sobre este assunto!

O que é brand awareness?


Como falamos, brand awareness é uma métrica que avalia quanto os clientes estão familiarizados e reconhecem determinada marca. Quanto maior for essa consciência, mais valor terá no mercado.

Algumas dicas podem ajudar a entender um pouco mais o conceito: o que vem à mente quando você pensa em curativos para machucados? Quando pensa em limpar o ouvido? Ou quando precisa fazer a barba?

Se você lembrou do Band-Aid, Cotonetes e Gillette, então temos aqui ótimos exemplos de brand awareness. Essas marcas se tornaram tão reconhecidas que acabaram substituindo o nome dos produtos (curativo adesivo, haste flexível e lâmina de barbear) no dia a dia.

Afinal, ninguém vai comprar “esponja de aço”, mas sim Bombril, certo? Miojo ou macarrão instantâneo? Yakult ou leite fermentado? A verdade é que exemplos não faltam quando falamos sobre o awareness da marca.

Mas além de associar o produto à marca, outra forma importante de brand awareness é por meio visual, com logotipos. A maçã da Apple, o “M” do McDonald’s e o símbolo da Nike são ótimas maneiras de exemplificar isso.

Esse é o grande objetivo do brand awareness: estar tão presente nas casas e na vida das pessoas que, caso precisem de algum produto, pensem primeiramente na empresa em questão. 

Mas quais são os principais indicadores de desempenho ou KPIs do brand awareness? Ou seja, quais métricas devemos considerar para medir o alcance e reconhecimento da marca? As principais maneiras são:

  • Pesquisa de mercado com o público.

  • Alcance e compartilhamentos nas redes sociais.

  • Tráfego no site.

  • Menções da marca.


Quer saber mais sobre essas métricas? Aproveite para ler este conteúdo: Confira já os 7 principais indicadores de desempenho para e-commerce

Qual a importância dessa estratégia?


Como vimos, o brand awareness é fundamental para o sucesso de grandes marcas. Afinal, os clientes conseguem rapidamente lembrar de uma empresa em suas atividades diárias, sem precisar de um “gatilho” direto, como propagandas. 

Agora que você já conhece o significado do termo e os principais exemplos, vamos falar mais especificamente sobre as vantagens da estratégia.

Eleva o alcance da marca


Como podemos imaginar, o awareness da marca é um dos maiores benefícios, já que o principal objetivo é torná-la mais conhecida. Isso gera um impacto direto na percepção que os clientes têm da empresa.

Para que seja uma técnica bem-sucedida, devemos pensar no brand awareness como uma maneira de expor a marca de forma corriqueira ao público, fazendo com que ela esteja constantemente presente.

Melhora o relacionamento com o público


Quando parte do público tem uma experiência positiva da marca, fica muito mais fácil criar estratégias de marketing, já que essa lembrança positiva pode ser aproveitada para reforçar o vínculo entre cliente e empresa.

Uma das principais maneiras de estreitar esse relacionamento é por meio das redes sociais, já que é o ambiente em que ocorrem as maiores interações entre as duas partes.

Até mesmo por isso, quando falamos sobre e-commerce, aproveitar estratégias para esses canais de divulgação é fundamental para o sucesso. Isso inclui criar catálogos no Instagram e Facebook, por exemplo, além de trazer a constante lembrança da marca como uma forma de fidelizar seu público.

Aumenta as vendas


O aumento das vendas, além de ser um dos grandes benefícios, acaba sendo também uma consequência do brand awareness. Afinal, quanto mais a marca é conhecida e lembrada pelo público, maiores são as chances dos clientes preferirem a empresa quando precisarem comprar algo.

Nesses casos, o consumidor procura diretamente pela organização quando sente a necessidade de algum produto que sabe que a empresa fornece. Isso vai muito além da fidelização, já que torna-se uma referência de qualidade em determinado nicho.

Como melhorar a percepção da marca no e-commerce?


1. Conheça bem o público


Quando falamos sobre o desenvolvimento de qualquer estratégia, o primeiro passo sempre é conhecer quem é o seu consumidor. Isso é importante até mesmo para o planejamento estratégico da empresa em seu início.

Afinal, todas as criações devem ser voltadas para um público em mente –, no caso, o do seu e-commerce. Assim, conseguimos desenvolver as técnicas e pensar em pontos que interessem os nossos clientes.

Ao pensar no brand awareness, isso com certeza não é diferente. Como estar presente na mente de seus potenciais consumidores, se você não sabe quem são eles? Toda a comunicação e estratégias devem ser desenvolvidas com esse público em mente.

2. Crie uma personalidade única para a marca


Os exemplos de brand awareness que mencionamos têm um ponto em comum: a personalização de todas as marcas apresentadas. Afinal, elas precisam ser únicas e facilmente identificáveis na mente do público.

É claro que pensar nessas questões não é algo que acontece de um dia para o outro. Pelo contrário, envolve muita pesquisa de mercado, entendimento do que os clientes buscam e criação de layout e logomarcas diferenciadas – pensando, inclusive, na psicologia das cores para o seu negócio.

Neste último caso, um bom exemplo são empresas como McDonald’s, Habib’s e outras redes de fast-food que incorporam as cores amarelo e vermelho em toda a sua marca – dos espaços físicos à comunicação.

Leia também: Psicologia das cores e e-commerce: qual o efeito sobre as vendas?

3. Promova uma boa unboxing experience


Um ponto de atenção ao falar sobre o brand awareness no e-commerce e em vendas online é o unboxing experience, uma prática que se tornou muito comum nos últimos anos.

Principalmente com as divulgações nas redes sociais, a experiência com a marca começa no momento em que o cliente abre uma embalagem e retira o produto da caixa.

Essa é uma etapa importante porque representa o momento mais aguardado pelo consumidor. Pensando sobre as questões que levantamos anteriormente, como a criação de uma personalidade única, isso pode ser transferido para as embalagens e a experiência memorável do unboxing.

4. Promova uma boa divulgação


Uma pesquisa da Nielsen mostrou que 77% do público é levado a procurar por algum produto ou serviço depois de receber uma indicação

Antigamente, era mais comum que essa indicação viesse de amigos e familiares – ainda sendo uma prática muito comum e, por isso, a importância da fidelização dos clientes. Entretanto, por conta das redes sociais, muito desse papel foi passado para os influenciadores e produtores de conteúdo.

Por conta disso, uma estratégia de brand awareness que muitas marcas têm adotado é a de parcerias com essas personalidades. 

É importante ressaltar que o influenciador escolhido deve ter um público semelhante ao da empresa, para que as indicações sejam relevantes e tragam os resultados de vendas positivas.

Além disso, participar de eventos é uma boa maneira de divulgar mais a marca e deixá-la presente na mente do público. Nesses casos, é possível criar brindes para serem distribuídos e tornar uma lembrança ainda mais presente.

Como alcançar mais pessoas no e-commerce?


Agora que falamos sobre o significado do termo, exemplos e os principais KPIs de brand awareness, podemos dar uma dica prática sobre como fazer com que a marca do e-commerce chegue a um público cada vez maior.

Para melhorar as vendas, é possível apostar em empresas que já estão bem consolidadas no mercado para alcançar um público ainda maior. Por isso, quando falamos sobre divulgação de lojas virtuais, os marketplaces ganham destaque.

Os marketplaces são grandes sites de venda em que lojistas de todo o país podem divulgar seus produtos aos clientes. Além de tráfego alto e qualificado, esses canais têm credibilidade no mercado e investem quantias gigantescas em ações de marketing. Saiba mais sobre como funciona um marketplace e quais são os principais do Brasil!

Gostou de acompanhar o conteúdo? Aproveite para se inscrever na newsletter do olist e continue por dentro de conteúdos exclusivos do nosso blog!

    post anterior
    Análise dos concorrentes de marketing: tipos + como fazer?
    próximo post
    Vantagens de adotar um PDV móvel
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.