O que é Google Shopping?

A forma de comprar mudou. Os consumidores estão a apenas um clique de distância na comprar produtos através de anúncios do Google Shopping, que mostram o produto desejado, na hora certa. A comodidade do consumidor acessar o Google e encontrar o item que estava procurando é um fator decisivo para a hora da compra.

Para os lojistas, a concorrência aumenta e é necessário pensar em novas possibilidades para alcançar os clientes e converter em vendas. Utilizar o

Shopping é uma forma de aumentar a visibilidade dos produtos anunciados.

Neste conteúdo, vamos te explicar o que é Google Shopping, qual o papel do Merchant Center e o Google Ads e ainda você vai conhecer a ferramenta do Tiny para Google Shopping. Boa leitura.

O que é e como funciona o Google Shopping?

O Google Shopping é uma ferramenta desenvolvida pelo Google, que funciona como uma vitrine virtual para sua loja. É uma forma de alcançar possíveis compradores no momento certo, onde há maior possibilidade de conversão.

Ela permite que os vendedores consigam anunciar seus produtos diretamente na página de pesquisa do Google, onde milhares de pessoas procuram por produtos e serviços. Isso tudo com orçamento previamente definido, para que você tenha total controle de quanto vai investir.

Na prática, se um consumidor procura por um produto como “tênis Adidas superstar branco”, o Google entende que o usuário tem interesse por este produto e indica sites onde eles são vendidos e ainda  informações sobre o produto. Esses resultados são ordenados por relevância sempre pensando na melhor experiência do usuário. 

Veja na imagem abaixo como é a aparência do anúncio no Google Shopping. Neste exemplo, falamos de anúncios de bicicletas.

Como os anunciantes que utilizam o Google Shopping disponibilizam informações sobre os produtos, como imagens, preço e características gerais, a chance deste consumidor ser atraído até a loja e efetuar a compra aumenta.

Os anúncios exibem informações que são importantes para os possíveis compradores, como a descrição, foto e preço do produto, aumentando as chances de cliques. Uma das maiores vantagens é que você só paga pelo anúncio a partir do momento em que um possível consumidor clica no anúncio e é direcionado para sua loja. 

O Shopping utiliza duas plataformas do Google para que os anúncios do e-commerce sejam exibidos: o Google Merchant Center e o Google Ads, que você vai conhecer a seguir.

O que é Merchant Center

O

Merchant Center é a ferramenta responsável por armazenar as informações de seus produtos junto ao Google. É uma forma simples de fornecer informações para o Google sobre sua loja e também dos produtos que comercializa.

Por que utilizar o Merchant Center?

Uma das maiores vantagens de utilizar o Merchant Center é manter os dados dos produtos anunciados sempre atualizados. As informações sobre descrição, preço e disponibilidade devem estar sempre corretas para garantir a melhor experiência de compra para o potencial cliente. 

Além disso, com o Merchant Center você pode ativar a exibição das informações de sua loja em plataformas do Google, nos anúncios do Shopping, no Shopping Actions entre outros serviços do Google. Assim, os produtos anunciados podem ser exibidos em canais pagos ou não.

O que é Google Ads

O

Ads é a plataforma de anúncios do Google, que permite criar e acompanhar os resultados de suas campanhas no Google Shopping.

Ele exibe anúncios conforme a busca realizada no Google, para que alcance potenciais clientes no momento em que estes estão à procura de produtos ou serviços. 

Através do Google Ads, sua empresa consegue também definir qual o objetivo da campanha:

  • receber mais chamadas;
  • atrair visitantes para a loja;
  • direcionar pessoas para seu site.

Você também consegue definir o orçamento que será destinado para cada campanha, sendo que é permitido ajustar este dado e até mesmo cancelar campanhas. Lembrando que você só paga quando houver cliques no seu anúncio ou chamadas realizadas para sua empresa através de anúncios.

Vantagens de criar campanhas no Google Shopping

Ao anunciar seus produtos em uma plataforma de grande audiência como o Google Shopping, surgem mais oportunidades de venda. Além disso, algumas outras vantagens de anunciar no Google Shopping são notáveis. Veja.

Atrai um público altamente qualificado e pronto para a compra

Os consumidores que realizam pesquisas na busca do Google, podem já ter uma ideia do que querem comprar e do quanto gostariam de gastar. Isso mostra que esse público já está bem nutrido e pode efetivar a compra a qualquer momento.

Se a sua loja estiver no lugar certo, na hora exata, pode ter a preferência do consumidor. Por isso é tão importante cadastrar os produtos com uma boa imagem e descrições completas, para que o cliente não tenha dúvidas na hora da compra.

A chance de aumentar as vendas é real, uma vez que a exposição da loja e a exibição dos produtos se tornam mais frequentes para o seu público.

Permite maior geração de tráfego para dentro do site

O Google Shopping é uma vitrine virtual que pode ser o gatilho que faltava para que o consumidor encontre a sua loja. A quantidade de acessos é importante para o ranqueamento do Google, portanto aproveite cada visita para encantar os potenciais clientes e oferecer uma boa experiência.

O aumento do tráfego é uma das principais vantagens, pois leva  potenciais compradores diretamente aos produtos anunciados no seu site. Durante as pesquisas no buscador, se a sua empresa aparecer entre as primeiras posições, as chances de atrair a atenção do consumidor e ter sua página visitada aumentam, assim como as oportunidades de efetuar a compra e ainda voltar para sua loja futuramente.

A visibilidade que o Google Shopping proporciona é de grande valia para seu negócio.

Aumento das conversões

Com o aumento de audiência qualificada, as chances de conversão também aumentam, pois irá atrair clientes que estão interessados pelos seus produtos. 

Oferecer uma boa experiência de compra será fundamental para gerar uma venda, por isso o seu site precisa estar preparado, com um layout adequado ao posicionamento da sua marca, com qualidade nas fotos dos produtos, descrições completas e boas opções de pagamento e frete.

Dica:
A oportunidade de oferecer um produto relacionado ao anúncio também pode trazer mais vendas. Quando o cliente chegar no seu site para conferir o “tênis adidas superstar branco” terá a oportunidade de oferecer produtos complementares para fechar a compra.

Atração de novos clientes

Anunciar no Google Shopping tem a finalidade de levar mais visitantes qualificados à sua própria loja e de oferecer os produtos no momento exato em que estão sendo procurados, aumentando as chances de conversão.

Ao realizar pesquisas, os consumidores podem encontrar a sua loja nos resultados de busca. Junto a outros anunciantes, sua loja pode se destacar ao ter produtos com boa descrição, com boa resolução e preço competitivo.

O consumidor que ainda não conhece a sua empresa ou que nunca visitou o seu site, não sabe que você pode ter o que ele procura. Por isso, estar nas primeiras colocações dos resultados das buscas aumenta as chances do consumidor conhecer sua loja e comprar os itens que está precisando.

Proporciona análise do desempenho obtido

Utilizando o Google Ads você conseguirá acompanhar todo o desempenho da sua loja no Google Shopping. É possível monitorar a quantidade de cliques, o custo por clique, e as impressões do seu anúncio, por exemplo. Estas informações são primordiais para analisar se a campanha está obtendo bons resultados e se mantendo no ritmo desejado.

Google Shopping no Tiny ERP

O Tiny ERP possui uma ferramenta gratuita para Google Shopping, que facilita a sincronização do seu e-commerce com o Merchant Center e a criação de campanhas. Ela oferece informações importantes sobre os dados de produtos que precisam ser preenchidos para otimizar os resultados de cada campanha criada.

As plataformas abaixo permitem que você crie campanhas inteligentes do Google Shopping. Para as demais plataformas, é possível utilizar a integração com o Google Merchant Center através do Tiny.

Trabalhamos há algum tempo com o Google Shopping, e, sem dúvida alguma, uma boa parte de nosso faturamento vem de lá. Assim como os outros serviços de anúncios do Google, se bem otimizado, traz inúmeros benefícios para nossa loja, seja para gerar leads, inscrições ou vendas.

Marcelo, da Oukey Digital

Com o Tiny, você pode gerenciar as campanhas do Shopping de forma prática, com possibilidade de decidir quanto deseja investir por dia e a segmentação de pessoas que vão visualizar seu anúncio.

A adesão ao shopping complementou nossas ações de marketing, além disso nos ajudou na qualificação dos cadastros, já que para subir os produtos era necessário completar detalhadamente as informações. Como resultado, percebemos que além do aumento de visitas no site, as solicitações de dúvidas e perguntas sobre os produtos diminuíram significativamente.

Papasiri

Durante as campanhas, acompanhe os resultados para que possa ter decisões assertivas. Você poderá decidir se vai manter a campanha, se quer investir mais, se está alcançando o público ideal, enfim, poderá fazer uma análise completa e realizar ajustes sempre que necessário.

Para começar a utilizar o Google Shopping no Tiny é só instalar a extensão Google Shopping dentro de sua conta no Tiny e realizar as configurações.

Venda mais com o Google Shopping

A concorrência é cada vez maior quando se trata de vendas online. Cada dia surgem mais lojas e se destacar em meio a tantas opções é fundamental para não perder vendas.

Anunciar no Google Shopping é uma forma de aumentar a visibilidade de uma loja e, com isso, aumentar as chances de venda. Para mais facilidade na hora de criar as campanhas, utilize a ferramenta do Tiny para Google Shopping. Com ela, a criação de anúncios é simples e você pode acompanhar os resultados da campanha. Clique no botão abaixo e conheça mais.

E temos boas notícias para você! Comece a anunciar no Google com o Tiny e ganhe R$ 1.200 em créditos.

Para ganhar, crie sua conta no Google Ads a partir do Tiny e invista R$ 1.200 em campanhas de Google Shopping ao longo de 60 dias. Você pode investir R$ 600 no primeiro mês e o mesmo valor nos 30 dias seguintes, por exemplo. Depois disso, você receberá R$ 1200 para continuar anunciando. Boas vendas!

    post anterior
    Conheça a ferramenta do Tiny para Google Shopping
    próximo post
    Psicologia do consumidor: veja como usar essa estratégia no aumento das vendas
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.