Instagram como ferramenta de marketing: 3 marcas que tiveram sucesso!

Instagram como ferramenta de marketingA ampla concorrência no mercado e os consumidores exigentes fazem com que as empresas precisem utilizar o máximo de recursos para promover marcas e se diferenciar dos concorrentes. Os esforços de comunicação devem ser realizados em diversas plataformas, e saber usar o Instagram como ferramenta de marketing é fundamental para isso.

Afinal, as redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Como ignorar tantos usuários nesses canais? Para quem quer vender mais, aumentar o faturamento ou até mesmo se diferenciar dos concorrentes, o Instagram pode ser um aliado muito útil para divulgação, especialmente com os novos recursos que a plataforma ganhou nos últimos anos.

Que tal, então, se aprofundar um pouco mais no assunto e compreender os benefícios de utilizar o Instagram como ferramenta de marketing? Para entender essa estratégia, conheça mais sobre a importância dessa rede social no mundo de hoje e confira 3 empresas que a utilizam com eficiência!


Qual é o impacto de utilizar o Instagram como ferramenta de marketing?


Antes de conhecer os cases de sucesso, é importante entender o cenário em que o Instagram se encontra atualmente e as razões que fazem dessa plataforma uma importante ferramenta de marketing. O primeiro motivo é simples: atualmente, são mais de um bilhão de contas ativas na rede social todos os meses.

Não importa qual é o nicho ou se o público do negócio é mais segmentado. Há muitos usuários fazendo uso desse canal diariamente — mais precisamente, por quase uma hora todos os dias. Outro fator importante é que 80% dos usuários seguem empresas em seus feeds, o que aumenta as chances de a sua marca ser vista e conhecida por clientes em potencial.

Com atualizações que trouxeram funcionalidades como anúncios pagos, o Instagram se tornou ainda mais impactante. Os gastos com esse tipo de estratégia são 23% mais altos no Instagram do que no Facebook, por exemplo. Para que você não tenha mais dúvidas, conhecer esses números é essencial.

Conheça 3 casos de sucesso de marcas no Instagram


Acompanhe agora as empresas que tiveram sucesso utilizando essa estratégia em seus planejamentos de marketing. Veja 3 exemplos para você se inspirar e garantir que a sua marca também aproveite os benefícios das redes sociais. Confira!

1. Kylie Cosmetics


Avaliada em 900 milhões de dólares, a marca de cosméticos da Kylie Jenner é o melhor exemplo de quem utiliza o Instagram como ferramenta de marketing. O principal motivo? Por ser uma estratégia completa e de acordo com o que o público espera. Primeiro, ela entendeu o propósito dos usuários na plataforma: conhecer uma marca.

Dessa forma, todos os seus posts na rede social são voltados para promover a empresa, enquanto, no YouTube, por exemplo, os usuários querem recomendações de produto. Sendo assim, o Instagram é usado somente para promover a Kylie Cosmetics. E todo esse sucesso é construído sem utilizar nem um centavo com anúncios pagos, tudo baseado no engajamento.

O que gera o engajamento com o público é justamente a qualidade e relevância dos conteúdos de suas publicações. Todo post tem links externos para a loja virtual, por exemplo. Além disso, a empresa utiliza muito bem todos os recursos do Instagram, como os stories, especialmente para compartilhar depoimentos de outros usuários e promover a marca de forma natural.

2. T-Shirt Factory


A transformação digital não permite apenas que as empresas utilizem o Instagram como ferramenta de marketing, mas também que tenham o seu começo dentro da rede social. É o caso da T-Shirt Factory, que nem sequer loja virtual tinha inicialmente, utilizando apenas o Instagram para divulgar, promover e vender as suas camisas personalizadas.

Hoje, porém, a empresa faz entregas até para fora do Brasil. Tudo graças ao Instagram e aos seus recursos, como a possibilidade de utilizar influencers para promover a sua marca. Isso é exatamente o que a TSF faz muito bem. Explorando o poder de compartilhamento da plataforma e as publicações descontraídas de acordo com o perfil do seu público, a empresa é uma referência.

3. Nubank


Até mesmo as empresas que lidam com assuntos mais sérios e delicados, como o mercado financeiro, conseguem fazer do Instagram uma excelente ferramenta de marketing. É o caso do Nubank, que nasceu na era digital e utiliza essa "juventude" para se fazer presente nas redes sociais e criar um relacionamento próximo e natural com o seu público.

Isso vai da estratégia de cores utilizada em seus posts (sempre focando o roxo) até a publicação de conteúdos relevantes para os consumidores. Ou seja, eles não pensam apenas na estética, mas também nos materiais, artigos e posts que vão gerar engajamento com os seus seguidores, sendo, de fato, úteis para os usuários. Dessa forma, eles se estabelecem como uma potência nesses canais digitais.

Qual é a receita para o sucesso?


Infelizmente, não existe uma receita para ser seguida e, assim, garantir o uso eficiente do Instagram como ferramenta de marketing. Porém, é possível identificar que alguns pontos em comum entre as marcas que executam essa estratégia com sucesso é a relevância das suas publicações e, é claro, o consequente engajamento gerado pelos posts.

E o engajamento é um dos principais desafios dos profissionais da área, de acordo com o Social Media Trends 2019. Portanto, apostar na aproximação com os seus clientes é fundamental para ter sucesso. O Instagram torna esse contato mais próximo e natural: basta você saber utilizá-lo de maneira eficiente e com materiais, de fato, úteis para o usuário.

Agora que você já conseguiu compreender a importância das redes sociais para as marcas, aproveite para acompanhar a página do Olist no Instagram e fique por dentro de nossas publicações!
    post anterior
    5 tendências de e-commerce em 2022 para ficar de olho!
    próximo post
    Previsão de demanda no e-commerce: como e por que fazer!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.