Fulfillment: como aumentar a receita do seu e-commerce


fulfillment no e-commerce



Para empresários e comerciantes pode ser difícil encontrar tempo para focar em todas as atividades essenciais para o seu negócio. Sendo assim, é muito comum que vendas e marketing fiquem com maior foco e atendimento e logística fiquem em segundo plano.


Mas a verdade é que essas duas atividades, quando unidas, podem impactar e impulsionar muito as vendas do seu negócio.


Quando o serviço de logística não é bem feito, pode afetar diretamente a experiência de seus clientes. Em consequência, isso anula todo o trabalho duro e o investimento de marketing.


Cada vez mais e-commerces que estão preocupados com a qualidade das suas entregas e crescimento sustentável, procuram empresas de fulfillment para ajudá-los.


Descubra neste artigo o que é o fulfillment e como ele pode ajudar o seu e-commerce a vender ainda mais!


O que é o fulfillment?


Com a demanda por e-commerce aumentando continuamente, as expectativas dos clientes para entrega e envios mais rápidos também aumentaram.


Compreender como essas expectativas influenciam o comportamento do consumidor não apenas o diferenciará de seus concorrentes, mas também permitirá que você crie um e-commerce mais sustentável, construído com base no atendimento contínuo e eficiente.


Nesse sentido, o fulfillment pode ser exatamente a estratégia que você está buscando!


De um modo geral, o fulfillment engloba:


  • Armazenagem: o lojista mantém o estoque em um local - ou locais centrais;
  • Processamento de Pedidos: o pedido flui do canal de vendas online até o armazém no qual o produto está armazenado, detalhando o que foi pedido, o endereço de entrega e o SLA de entrega
  • Separação e empacotamento: o pessoal do armazém localiza o item, leva-o a uma estação de empacotamento e coloca-o na caixa apropriada para entrega. Eles então selam a caixa e colam a etiqueta de envio
  • Entrega da transportadora: o pessoal do armazém entrega o pacote a uma transportadora de encomendas homologada
  • Last Mile: a transportadora faz a entrega para o cliente

Trata-se de um serviço de ponta-a-ponta que auxilia as empresas em todo o processo logístico, do recebimento do pedido à entrega na porta do cliente.


Tudo isso, claro, com muita transparência e visibilidade, tanto do e-commerce quanto do cliente.


Como o fulfillment pode ajudar a aumentar a receita do seu e-commerce?


Para obter uma compreensão mais clara de por que o fulfillment é a chave para o sucesso dos negócios de comércio eletrônico, dê uma olhada nestes cinco benefícios:


  1. O fulfillment pode aumentar sua taxa de conversão e melhorar o atendimento ao cliente

Quando a entrega é rápida e oferece visibilidade do lado do cliente, você eleva o nível de atendimento e ganha sua confiança.


A taxa de conversão é impactada por um preço e prazo de frete atrativo, e uma boa experiência logística faz com que o cliente esteja mais propenso para uma recompra no futuro.


  1. O fulfillment permite que você foque na parte estratégica do seu negócio

Trabalhar com um serviço fulfillment significa ter tempo para focar no seu core business e ir além. Dessa forma, você pode direcionar mais esforços para  vendas e marketing da empresa, ao invés de investir tempo com a parte logística. É importante saber que, mesmo demandando muito do seu time, a logística pode facilmente se tornar um gargalo do seu crescimento se você não aplicar as melhores estratégias à rotina do seu negócio .


  1. O fulfillment pode tornar o seu negócio mais escalável

Todas as empresas desejam um crescimento saudável e com a estrutura de um especialista em logística isso se torna possível. Com o fulfillment você consegue crescer o número de vendas, sem precisar se preocupar com locação de um novo espaço de armazenamento e contratação de novos funcionários para atender a demanda crescente.


Além disso, a ajuda de um parceiro pode garantir a excelência em toda a cadeia logística, tornando o seu negócio cada vez mais escalável.


  1. O fulfillment pode reduzir cancelamentos e devoluções, ao mesmo tempo em que aumenta a taxa de sucesso da entrega

Ao fornecer mais opções de entrega e envio, você lança uma rede mais ampla para mais clientes com preferências específicas quando se trata de compras online.


Além disso, ter um sistema fulfillment de e-commerce eficiente garante a entrega no prazo e diminui potenciais devoluções e idas e vindas causadas por entregas com falhas.


  1. O fulfillment pode aumentar a reputação do vendedor no mercado

Quando você oferece ao cliente uma boa experiência de entrega uma vez, ele não apenas volta à sua loja, mas também fica feliz em deixar uma avaliação e boas classificações para outros clientes em potencial verem.


Esses fatores têm peso para aumentar sua classificação de vendedor em plataformas de marketplace.


Como escolher a melhor solução?


Para escolher uma boa solução de fulfilment, considere empresas que possuam integrações com as plataformas que você já utiliza no seu e-commerce.

Além disso, é importante que a empresa ofereça soluções em todas as frentes do fulfillment, como boa localização de seus armazéns e um bom sistema de processamento de pedidos. É importante que ela também possua uma boa relação com as transportadoras parceiras, garantindo prazos e valores de entrega atrativos.


Outra forma de saber se você está escolhendo um bom parceiro é garantir que ele ofereça visibilidade e transparência ao seu negócio e aos seus clientes com relação à entrega.


Quanto mais tecnologia esse parceiro investir, maiores as chances de ele oferecer a melhor solução para a sua empresa.


Dessa forma, você poderá usufruir da melhor forma de todos os benefícios do fulfillment e comprovar que se trata de uma boa estratégia para aumentar a receita do seu e-commerce!


E você? Já utiliza o serviço fulfillment ou está pensando em adotar no seu e-commerce? Conheça a Estoca, uma plataforma de fulfillment que simplifica a logística do seu E-commerce.


Tem dúvidas ou comentários sobre a empresa? Compartilhe nos comentários!


    post anterior
    Conheça a importância de diversificar os canais de atendimento ao cliente + 3 dicas de como fazer
    próximo post
    Busca inteligente e experiência de compra: entenda a relação
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.