Part number: o que é, para que serve, como funciona, onde usar?

post image

Part number (PN, P/N, part no ou part #) é um código padronizado para identificar componentes. Através de uma sequência de números e algarismos impressos de forma idêntica em todas as unidades, ele permite a diferentes fabricantes vender o mesmo item, sem gerar problemas de compatibilidade.

O part number está entre as funcionalidades mais importantes dentro de qualquer empresa. Mesmo assim, ele não recebe a atenção que deveria, e o resultado pode comprometer o negócio.

Isso se deve principalmente à falta de difusão do conceito, assim muitos empreendedores não compreendem sua função ou utilização. Como resultado, acabamos usando outras formas de identificação de componentes, despadronizando informações e tornando o entendimento muito mais difícil para clientes e demais pessoas envolvidas.

Para que seu negócio passe a usar o part number, o olist preparou este conteúdo completo explicando o que é, para que serve, como funciona e onde usá-lo. Quer saber mais? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

O que é part number?

A identificação e o rastreamento de produtos é um dos maiores desafios de qualquer fabricante ou varejista. Uma boa gestão de inventário passa, obrigatoriamente, pelo uso de algum código para controle interno e externo de componentes.

Na maioria dos casos, utiliza-se o código de barras (GTIN/EAN/ISBN/UPC) para realizar esse controle. Essa é a principal convenção de mercado atualmente, mas não é a única.

Segmentos como placas eletrônicas e autopeças utilizam outro sistema para realizar a identificação universal de produtos. É aí que o part number entra em ação. Ele substitui o código de barras como recurso para fazer esse controle.

Uma suspensão automotiva, por exemplo, pode ser fabricada por diferentes fornecedores. Mas como é possível garantir que todas elas são compatíveis com o mesmo modelo de veículo? O part number é o mecanismo responsável por garantir isso.

Outro exemplo, ainda dentro do mercado automotivo, seria um filtro de óleo. Considerando uma montadora que fabrique dois modelos de carros diferentes, o part number diferenciaria o filtro de óleo correto para cada veículo.

Ou seja, este código desempenha um papel fundamental e pode ser aplicado tanto na gestão de inventário e estoque como na venda online. Ao atuar nos marketplaces, por exemplo, o part number pode servir para que seus clientes encontrem o produto mais rapidamente — o que ajuda a aumentar as conversões.

post image

Agora que você já entendeu o conceito, vamos responder às perguntas mais comuns sobre o tema.

Quais as vantagens de utilizar o part number?

O código enriquece a descrição do produto e facilita a localização de quem o usa. Além disso, sua presença ajuda a evitar dúvidas, elevando as chances de conversão. Mas há outras vantagens, que listamos abaixo.

Descrição do produto

As peças ou os componentes são identificados com part numbers exclusivos. Dessa forma, à medida que os projetos de novos produtos são criados, cada peça já recebe seu número exclusivo — dentro da fábrica mesmo.

Tal informação ajudará a identificar os produtos, permitindo que possam ser encontrados facilmente por qualquer consumidor.

Além disso, lojistas e fabricantes podem listar o part number em seus sites. Isso auxilia clientes a entenderem melhor qual é o produto que está sendo vendido. É como uma descrição do item em formato de código: tudo que o usuário precisa saber está nesse número.

Confiança do consumidor

Usar part number ajuda as pessoas a encontrar exatamente a peça de que precisam para seu projeto. Isso evita a compra de um item que não seja o correto. Quando se fala em peças automotivas, por exemplo, é mais comum do que se imagina.

Consumidores podem precisar de um determinado filtro de óleo, acessar um e-commerce que vende tais produtos. Por meio do part number é possível encontrar exatamente o modelo ideal para o veículo.

É por isso que empresas e lojas virtuais que usam o part number para identificar seus produtos passam maior confiança ao cliente. Assim, facilitam a busca pelo produto certo e reduzem – ou até eliminam totalmente – a chance de uma compra errada.

Localização do item

Em geral, o código possibilita entender exatamente onde o produto se encaixa. Isso é especialmente importante em linhas de produção, que lidam com um grande volume de peças.

Ele também permite encontrar mais facilmente produtos em marketplaces, já que alguns itens, principalmente da área automotiva, são únicos para determinados tipos de veículo. Isso evita que as pessoas comprem produtos diferentes daqueles de que realmente precisam.

Bônus: respondemos a todas as perguntas sobre part number!

Ao se falar em part number, é possível que você ainda tenha uma série de dúvidas. Por isso, preparamos abaixo as respostas para as principais delas. Confira!

  • Não. Ele é gerado apenas pelas empresas fabricantes, não podendo ser emitido por terceiros. Caso o item não o tenha, é provável que ele exija um código de barras para poder ser comercializado.
  • Não. Categorias específicas, como autopeças e placas eletrônicas, são exemplos de segmentos que o usam. Na maioria dos demais casos, utiliza-se o código de barras.
  • Não, o GTIN/EAN é uma sequência numérica que corresponde ao código de barras. Sua proposta e aplicação são diferentes das do part number. O Global Trade Item Number (GTIN) é um sistema que reúne diversos outros de identificação de produtos, garantindo que todos tenham o mesmo formato. Existem vários tipos diferentes de GTIN. Eles incluem: • GTIN-14 – Número Global do Item Comercial • ISBN – Número de Livro Padrão Internacional • UPC – Código Universal do Produto • EAN – Número do Artigo Europeu • JAN – Número do Artigo Japonês Alguns mecanismos de comparação de compras, como o Google Shopping, preferem GTINs a part number em feeds de produtos. Nessa situação, ele passa a ser opcional.
  • Não. SKU corresponde ao Stock Keeping Unit e serve para identificar individualmente o produto no inventário de quem o vende. Ou seja, um fornecedor pode atribuir seu próprio número de SKU a um produto de um fabricante que também tenha um part number. Você pode usar números de SKU para fins internos, mas, ao criar um feed de produtos para marketing e publicidade online, inclua o part number de cada produto.
  • Não. O serial number ou número de série varia para cada unidade produzida de determinado item, permitindo a identificação individualizada daquele item.

Utilize o part number na sua empresa!

Agora que você já entendeu o que é esse código, atente-se para verificar qual o mecanismo de identificação do seu produto. Isso terá impacto direto nas suas vendas.

Lembre-se de que você não pode criar part numbers no seu negócio (exceto se você for um fabricante de peças). Mas deve usar esta identificação para melhoria dos seus processos e evitar erros na montagem de máquinas e equipamentos.

Utilizá-lo também ajuda a organizar seu estoque, garantindo que você tenha o item correto caso seja necessária alguma substituição. Porém, para isso, é fundamental também um ótimo sistema de gerenciamento, cujas informações completas possam ser lançadas.

O ecossistema olist possui um sistema de gestão ERP, que acelera os resultados da sua empresa e permite a integração entre os setores. Por meio da plataforma Tiny by olist, é possível cadastrar produtos e emitir notas fiscais e boletos.

Nossa solução também oferece acesso a indicadores de performance e custos para e-commerce, além de integração com diversos canais digitais, como o Google Shopping.

Tirou suas dúvidas sobre o part number e a importância dele para seu negócio? Esperamos que sim! Se você quer saber mais sobre como realizar um bom cadastro de produtos, confira o Guia Definitivo de Cadastro de Produtos produzido pelo olist.

    post anterior
    Anúncios Grátis, Clássico e Premium no Mercado Livre: como funcionam?
    próximo post
    Onde comprar os produtos do Olist: lista completa dos marketplaces!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.