Um ano novo, novas possibilidades e, claro, mudanças para quem vende na internet. Alguns dos principais canais de vendas como Mercado Livre e Shopee já adotaram uma nova política de envio de produtos e passaram por atualizações de valores logísticos.
Por isso, no dia 16/07/2022 a tabela de frete do olist store mudou.
Fique por dentro da nova tabela de frete do Olist
Confira na tabela abaixo quais são os novos valores da tabela de frete do olist store.
Importante: A partir do dia 01/03/2022, os pedidos recebidos que não forem atendidos dentro do prazo de envio serão multados e descontados do repasse do dia 05/04/2022 em diante. Atente-se para não atrasar o envio e evite custos extras.
O valor praticado na tabela é referente ao estado onde o lojista está e não para onde o pedido vai. Por exemplo, se a sua operação de vendas for no Rio de Janeiro, não importa se o seu produto foi adquirido por um consumidor de Sergipe, pois o valor do frete será referente à tabela para o estado do Rio.
A única variação de valor está no peso do pacote. Para isso, você deve comparar o peso físico do seu pacote com seu peso cúbico – abordaremos mais esse tema ao longo do texto.
Na prática, você deve multiplicar as medidas do pacote (altura x largura x comprimento) e dividir esse número por 6.000. A partir desse cálculo fica mais fácil entender qual o valor que será cobrado.
Se o peso cúbico for menor que 5, o custo de envio é calculado a partir do peso físico do pacote. Caso o peso cúbico seja maior do que 5, o valor do frete será conforme o maior peso, seja ele físico ou cúbico. Mas não se preocupe. O simulador de repasse do olist store faz esse cálculo automaticamente para você.
Lembre-se de que dividimos os custos de envio com nossos lojistas, oferecendo 40% de desconto sobre nossa tabela de frete. Para lojistas que operam com o serviço de coleta do olist, o desconto é de 50%. Já para o consumidor final, o frete continua grátis. Legal, né?
Não houve mudança na taxa de frete do olist para produtos abaixo de R$ 79. Veja neste artigo mais informações sobre cobrança de frete para itens dentro dessa faixa de preço.
Agora vamos entender um pouco mais sobre como você pode adaptar a gestão logística e manter seu negócio crescendo?
Como estabelecer uma boa estratégia de precificação?
A precificação geralmente envolve inúmeros fatores-chave, incluindo identificar seu cliente-alvo, rastrear quanto os concorrentes estão cobrando e entender a relação entre qualidade e preço. A boa notícia é que você tem muita flexibilidade na forma como define seus preços.
Para determinar o preço do produto, lembre-se das seguintes métricas e fatores:
- Custos fixos totais
- Custos variáveis e custos semivariáveis
- Público-alvo e sua disposição a pagar
- Tendências de mercado
- Tendências sazonais
- Preços do concorrente
- Margem de lucro pretendida
Quem compra pelo olist, por exemplo, está bem informado e deseja o máximo de benefícios para seu dinheiro e tempo. Por isso, sabemos que é interessante calcular exatamente o valor de venda de um produto com base nos seus custos, a comissão do canal e o frete. Dessa forma você consegue ser competitivo ao mesmo tempo em que gera resultados.
Quer entender mais sobre como precificar seus produtos e sair na frente? Assista ao vídeo:
Também preciso calcular o peso cúbico do meu produto?
O peso cúbico é o padrão utilizado por operadores logísticos e pelo olist para garantir que o preço do frete esteja em uma relação justa entre peso e volume ocupado. Afinal, a empresa que vai entregar o produto precisa saber exatamente qual espaço ele vai ocupar para enviá-lo da melhor forma possível.
- Peso real: é o indicado na balança.
- Peso cúbico: é o cálculo que determina o espaço real ocupado pela embalagem no veículo
Para obter o peso cúbico, você precisa multiplicar as medidas do pacote (altura x largura x comprimento) e dividir esse número por 6.000.
Por que você precisa saber isso? A taxa de entrega é calculada pelo peso do pacote e pelo volume que ele ocupará.
Calculando na prática
Peso físico = 1,66 Kg
Peso cúbico = (16cm x 20cm x 38cm) / 6.000 = 2,02 Kg
Peso considerado para envio: peso físico – 1,66 Kg
Qual peso devo usar para calcular o custo do meu envio?
-
No exemplo acima o peso cúbico está menor do que 5 e nesse caso calcularemos o custo de envio usando o peso físico do pacote.
-
Caso o peso cúbico seja maior do que 5, a cobrança acontecerá conforme o maior peso (físico ou cúbico).
Exemplo:
Peso físico: 3 Kg
Peso cubado: (30cm x 40cm x 40cm) / 6000 = 8 Kg
Peso considerado para envio: 8 Kg
Precifiquei e vendi. Agora vou enviar os produtos
Como já dissemos algumas vezes, o sucesso das vendas é um conjunto de fatores e, entre eles, está o envio dos produtos. Garantir que seu cliente receba o produto como o esperado é mais de 50% do caminho para uma fidelização. Por isso, recomendamos serviços de entrega como o olist pax.
Você pode descobrir como embalar sua caixa para Correios em nosso artigo ou no vídeo abaixo:
Agora você já tem tudo o que precisa para calcular o peso cúbico do produto e entender qual será o valor do frete.
Se ficou com alguma dúvida relacionada a essa mudança, fale com a gente aqui nos comentários. Vamos, juntos, empoderar muito mais lojistas no Brasil.