“O mais legal é que não precisamos de outras ferramentas. Se você vende em marketplaces, consegue operar 100% só com o sistema de gestão da Olist, porque também é um hub de integrações.”
Alexandre Sarti
No início da operação, Alexandre usou outro ERP (Enterprise Resource Planning, Sistema de Gestão Integrado em português), mas sentia falta de um atendimento rápido e uma variedade de funcionalidades maior. Segundo Sarti, foi exatamente isso que ele encontrou ao migrar para o sistema de gestão da Olist, ainda em 2019.
Para Alexandre, o que faz mais diferença no seu dia a dia é o nosso hub de integrações com marketplaces, nativo do sistema de gestão. Nele, a Sunset cruza informações de estoque, prazos de validade e gerencia campanhas promocionais simultâneas. Entrar em cada um dos canais de venda era um processo cansativo e hoje não é nem mais necessário, pois todas as informações estão centralizadas no sistema de gestão da Olist. O resultado disso tudo é um estoque totalmente assertivo com lucros maximizados.
A rotina de vendas na Sunset Cosméticos
“Quando você vende em marketplace, tem um volume muito grande de notas fiscais e uma necessidade de reagir a isso com velocidade. Hoje, um pedido que entra no marketplace, imediatamente vai para o sistema de gestão da Olist, a NF é emitida, o estoque atualizado e logo a gente imprime a etiqueta e tá pronto para envio. Minha equipe não trabalha para o sistema, é o contrário, o sistema trabalha pra gente.”
Alexandre Sarti
A operação é totalmente centralizada e, além das integrações com marketplaces, as principais funcionalidades que a Sunset Cosméticos usa são:
1) Controle de estoque
É possível gerenciar os produtos com prazo de validade para evitar vencimentos, saber o que vende bem e o que está parado. Com essas informações, o Alexandre tem um estoque sincronizado em todos os marketplaces e participa de forma estratégica das campanhas promocionais, porque sabe exatamente o produto que precisa de giro.
Como 90% dos produtos vendidos têm validade, essa questão é muito importante. Antes, o controle era feito por planilhas que ficavam desatualizadas e, quando um cliente perguntava a data de vencimento, o prazo de resposta era longo. Hoje, a informação está disponível a qualquer momento no sistema de gestão.
2) Análise de dados
Com relatórios personalizados, é possível tomar decisões inteligentes e saber os detalhes das vendas e margens de contribuição. Mas não é só isso, a Sunset Cosméticos também usa o relatório de validades para saber o que vai vencer no próximo mês, e o relatório de giro de estoque, para entender qual produto não está vendendo.