A empresa também comercializa seus produtos por meio de marketplaces. Ao longo dos anos, Thiago conta que foi incluindo os canais de venda conforme a necessidade. Hoje, anuncia no Mercado Livre, Amazon, Magalu, B2W e na Shopee.
Shopee tornou-se um importante canal de venda
Thiago conheceu a Shopee através de comerciais na TV e Internet. Aos poucos, ele passou a acompanhar os relatos dos sellers em grupos de mensagem, onde falavam que o marketplace era sério e estava dando bastante retorno.
"Optamos em vender na Shopee devido à grande repercussão que este player trouxe ao mercado, com grandes promoções e bastante tráfego, o que nos gerou boas vendas. Hoje ele é o nosso 3º maior canal de venda."
Thiago, da Fotolux
Ele também comentou que, devido às menores comissões ao ser comparado com alguns marketplaces concorrentes, a empresa consegue praticar preços mais baixos, potencializando as vendas na Shopee. Thiago acredita que o canal tende a crescer muito, podendo trazer grandes vendedores e marcas para anunciarem, fazendo com a Shopee se destaque entre os três maiores marketplaces do país.
Um dos elogios do Thiago foi quanto ao atendimento da Shopee. Ele comentou que é melhor que a maioria dos canais de venda concorrentes, e sempre que precisaram de atendimento, obtiveram cordialidade e agilidade vinda da equipe da Shopee.
"Nenhum dos sistemas que utilizamos na época estava integrado ao marketplace, até que o sistema ERP da Olist veio na vanguarda e fez a integração. Logo que foi disponibilizada, configuramos no sistema, e em alguns minutos todo nosso catálogo estava publicado na Shopee. Poucas horas depois, começaram a entrar as primeiras vendas, tudo gerenciado pelo sistema ERP da Olist. A integração funciona muito bem e nos dá agilidade no dia a dia da operação.”
Thiago, da Fotolux
Devido ao aumento das vendas com a diversidade de canais, a necessidade de organizar a operação ficou evidente e logo a Fotolux passou a operar com o sistema ERP, controlando a loja física, virtual e os marketplaces. Você pode conhecer as rotinas mais utilizadas no dia a dia da empresa a seguir.
Utilizando o sistema ERP da Olist para otimizar a rotina
A Fotolux chegou na Olist em setembro de 2020, ao migrar de outro ERP. “A gente precisava focar em processos, e essa foi a melhor decisão que a gente tomou. Acertamos e ficamos muito felizes com a mudança. A comunicação com as pessoas da Olist também é melhor, o que é bom no momento que tenho dúvidas. Faz toda a diferença ter um atendimento humanizado, e não em manada, onde cada cliente é apenas mais um cliente”, ressalta.
A equipe da Fotolux é composta por 7 pessoas, e cada uma delas utiliza recursos do sistema ERP conforme suas funções e necessidades. Dessa forma, todo o trabalho fica centralizado, o que organiza a rotina da empresa. “Não me arrependo um minuto por ter feito esta troca de ERP. A equipe está muito satisfeita com o sistema e com a busca incessante pela melhoria que o sistema ERP da Olist tem”, comenta Thiago.