Crowdfunding: descubra como conseguir investimento nessa modalidade

olist-header-blogspot-crowdfunding-11fev-op2__legacy_2022_02

Diz o ditado que a união faz a força. Quando muitas pessoas se unem em prol de um projeto ou de uma ideia, a chance disso dar certo se torna muito maior. Com esse lema em mente surgiu crowdfunding – financiamento coletivo. Hoje você vai aprender o que é essa modalidade de captação de recursos e descobrir como receber esse tipo de investimento em seu próprio negócio. Prepare-se para aprender muito e caso haja dúvidas, use a caixa de comentários no fim do texto que teremos prazer em te ajudar. Vamos juntos nessa? +Veja o guia completo de captação de recursos

O que é crowdfunding👉

Com o avanço da internet, muitas pessoas começaram a postar trabalhos e mostrar ideias que seriam incríveis para muitas pessoas. Porém, todas elas tinham um impedimento: dinheiro. Então, a partir de 2005, grupos de pessoas começaram a se unir para apoiar as mais diferentes ideias até que elas criassem vida. Esse movimento foi iniciado nos EUA, mas rapidamente se espalhou por diversos lugares do mundo, tornando-se uma febre. Em 2009 começaram a nascer as primeiras plataformas exclusivas para financiamento coletivo. A partir daí o modelo ganhou força e hoje é uma das melhores formas de captar recursos para tirar um plano do papel.  Aprenda a montar um plano de negócio de sucesso As principais premissas do crowdfunding são a economia colaborativa e a identificação do público. Isso significa que a união do maior número de pessoas que acreditam e se identificam com a ideia é o que fará com que o financiamento seja bem-sucedido. Agora vamos entender como funciona essa modalidade de captação de recursos.  

Como funciona o crowdfunding

Vamos lá! O primeiro passo será escolher uma plataforma de financiamento coletivo. Existem algumas opções e o comissionamento que elas cobram sobre os valores arrecadados variam de 5% a 15%. Falaremos sobre as principais plataformas mais à frente. Ao criar a conta, você poderá incluir a sua campanha de financiamento. Faça a descrição do projeto, defina o valor desejado e também as recompensas que cada um poderá ganhar conforme os valores doados – isso no caso de um financiamento comum, quando for um crowdfunding de investimento, a dinâmica é outra. Vamos falar sobre cada etapa separadamente.  

Descrição do projeto

Esse é o momento  de vender o peixe. Usar bem o espaço de texto e incluir imagens, vídeos e declarações que possam ajudar no convencimento de quem vai participar é uma ótima estratégia. Como sempre, uma boa comunicação pode ser muito persuasiva e ajudar nessa etapa.  

Valor e modalidade de crowdfunding 

A definição do valor é um passo muito importante. Ele precisa ser condizente com o que é proposto e ao mesmo tempo ser atraente para quem deseja ajudar.  Outro ponto importantíssimo na hora de definir sua campanha é saber qual será a modalidade. Normalmente as plataformas oferecem dois tipos: tudo ou nada e flexível. Na primeira, você só receberá o valor se atingir o total dentro do prazo estipulado. Caso não alcance, ele será devolvido para quem financiou. Na modalidade flexível, ao final do prazo, será recebido o valor que foi doado, independentemente de ter alcançado ou não a meta.  

Esquema de recompensas e níveis de financiamento

Outra parte que determina o sucesso de um crowdfunding é como funcionarão as recompensas. Cada faixa de financiamento poderá ter uma recompensa que é escolhida pelo dono da campanha. A escolha é livre, podendo ser um voucher, uma mentoria, participação em um clube de descontos e por aí vai. Existe também a possibilidade de ser uma plataforma onde cada valor entregue para o financiamento seja na verdade um investimento. Nesse caso, a recompensa serão os lucros do valor investido. Explicaremos mais à frente sobre o equity crowdfunding. Pensar nisso é importante, pois a essência desse tipo de financiamento é apoiar projetos com os quais você se identifica, ao passo de te colocar mais próximo do idealizador da ideia. É quase como se fosse um clube de vantagens, onde o participante fica num nível acima dos demais. Com tudo isso ajustado, a campanha poderá ir ao ar e começar a receber os valores. É importante frisar que o dono da campanha fica responsável pela divulgação. Não é apenas jogar no ar e esperar as doações entrarem. É preciso divulgar usando os meios que tem em mãos para convencer o máximo de pessoas para o seu projeto. 

Vantagens e Desvantagens do crowdfunding 

Aqui vamos falar mais abertamente sobre quando o financiamento coletivo é voltado para negócios. Hoje em dia existem milhões de campanhas em crowdfundings que vão desde ONGs, vaquinhas para pessoas acidentadas ou acometidas por alguma doença, projetos pessoais como lançamento de um livro ou filme, até uma forma de pagar salário de produtores de conteúdo independentes. Como cada uma dessas motivações tem seus objetivos, não faz sentido colocar prós e contras de uma maneira genérica. Por isso, daremos foco para quem busca captar recursos para o seu próprio negócio. Vantagens 

  • Levantar recursos para um negócio que ainda não teve a ideia validada
  • Continuar com 100% do controle da empresa 
  • Não precisar de um plano de negócios elaborado ou um negócio já estruturado
  • Não há a necessidade de recorrer a empréstimos 
  • Se conectar com mais pessoas e transformar seu negócio em uma comunidade
Desvantagens 
  • Diferentemente de Venture Capital e Investidor Anjo, não se ganha mentoria, conhecida como smart money 
  • Pode demorar muito tempo pra emplacar
  • Dependendo do tipo de negócio, os valores de doação podem não ser muito interessantes para nenhum dos lados 
  • Precisa ter um esforço extra em conquistar pessoas dispostas a participar 
  • Pode ser complicado definir o processo de recompensas 

 Procurando formalizar seu negócio? Saiba como se tornar um MEI Agora que você pôde entender as vantagens e desvantagens em apostar nessa modalidade, vamos entender o que faz um crowdfunding ter sucesso.  

Como alcançar o crowdfunding de sucesso

Há alguns anos, um ex-masterchef se uniu com outras duas pessoas para montar uma hamburgueria. A ideia era dar uma experiência gastronômica diferente, ter algo de muito valor e que deixasse o cliente imerso nas mais distintas culturas. Eles abriram um crowdfunding, vendendo a ideia através de um vídeo com um enredo muito bem montado, bem intimista e com um lado emocional. Parecia ser a receita do sucesso, porém o efeito foi o contrário. A campanha se tornou meme, não durando nem um dia após o seu lançamento. O problema? As pessoas se sentiram enganadas ao apoiar um negócio que aparentemente tinha todas as condições financeiras e administrativas de ser erguido sozinho. Além disso, a promessa de imersão cultural numa hamburgueria não convenceu ninguém. Depois de um caso não muito bem-sucedido, vamos entender o que pode fazer uma campanha de sucesso. Quando falamos sobre como funciona um crowdfunding, mencionamos que descrição, valores e recompensas eram essenciais. Isso continua sendo verdade. O que vamos fazer é acrescentar elementos que te ajudem na hora de montar um financiamento coletivo. 

1 - Ser transparente e coerente 

Não adianta apresentar uma proposta que não seja condizente com a realidade ou que apresente furos e chance de má interpretação. Existe uma relação de confiança muito grande em quem investe no crowdfunding. Por isso, não há margem para enganos aqui.  

2 - Criar uma comunidade engajada 

Essa lição vale para qualquer negócio. Uma comunidade engajada ajudará a passar sua mensagem à frente, facilitando o processo de alcançar a meta proposta. Então, crie uma história que traga identificação com o público e que toque de alguma maneira o maior número de pessoas.  

3 - Pense muito bem antes de definir valores e recompensas 

Quanto você precisa para dar o pontapé, expandir ou mesmo reformular o negócio? Esse valor precisa ser colocado na ponta do lápis para não sobrar e nem faltar. Afinal de contas, muitos se assustam com os objetivos de campanha e acabam não participando do financiamento. Por outro lado, caso não seja uma plataforma de crowdfunding de investimento, as recompensas precisam ser vantajosas. Não só no sentido financeiro, mas também de pertencimento. Esse terceiro ponto reforça o segundo. A comunidade é algo muito importante para quem participa. E um crowdfunding de sucesso vai saber criar uma ao seu redor. O que está achando do tema até o momento? Tem alguma opinião que gostaria de compartilhar? Use no caixa de comentários que vamos adorar interagir com você.

O que é equity crowdfunding👉 

Até o momento, falamos um pouco sobre o crowdfunding em geral. Mas atualmente já existe uma versão totalmente focada em negócios e tecnologia chamada equity crowdfunding. Essa modalidade foi fundada em 2014, na Inglaterra. Passou por um bom período de testes e avaliação até que fosse de fato aceita e divulgada pelo mundo todo. Esse modelo acaba se aproximando mais de venture capital e investidor anjo, com a diferença que aqui literalmente qualquer pessoa pode investir, mesmo valores um pouco mais baixos. Outra diferença desse financiamento para o crowdfunding original é que as recompensas não são mais brindes, prêmios, viagens ou mentorias. Agora, o retorno é financeiro. Inclusive, ao investir em equity crowdfunding, a pessoa terá direito a uma participação societária. Ou seja, ela fará parte do quadro que pode participar de decisões importantes do negócio. Além disso, aqui já se pede algo além de uma ideia ou projeto. Normalmente os investimentos são realizados em negócios que já estejam validados e em crescimento. Essa pode ser a porta de entrada para muitas pessoas que estão começando a investir em negócios. O ponto positivo é que o maior controle ainda será do dono do negócio. O ponto negativo é que as pessoas que entrarem não terão tanta expertise para participar ativamente da empresa – pelo menos num primeiro momento.  Você sabe como iniciar uma loja virtual do zero? Assista ao vídeo 

Outros tipos de crowdfunding  

Além do crowdfunding convencional e do equity crowdfunding, existem outros tipos que valem a pena serem mencionados de maneira breve neste artigo. 

Profit-sharing Crowdfunding

Esse tipo de financiamento coletivo é visado especificamente por quem quer investir em uma empresa, mas não deseja fazer parte do quadro societário como é no equity crowdfunding. Ou seja, não há smart money para quem capta o recurso. É apenas uma forma de acelerar o crescimento de maneira individual e que ao final de um prazo determinado, ocorrerá divisão dos lucros com quem apoiou a campanha.  

Crowdfunding de doação

Nesse tipo de financiamento, apenas é realizada uma doação para o projeto ou empresa que acredita. Não há nenhuma vantagem ou algo em troca. Essa modalidade acaba se encaixando mais em empresas que são baseadas em causas sociais ou assistência médica. Mas há também a possibilidade de seu negócio já ter uma comunidade engajada e se tiver muito impacto no dia a dia das pessoas, pode ser que também sirva para outros tipos de empresas.  

As maiores plataformas de crowdfunding

Aqui vamos dividir em duas categorias: as plataformas convencionais e as focadas em negócios. Primeiro vamos falar sobre as convencionais.  

Kickante 

Uma das plataformas mais conhecidas e premiadas no segmento, a Kickante já conta com mais de 100 mil projetos cadastros e R$ 300 milhões arrecadados. A plataforma tem uma base sólida de mais de 2 milhões de usuários, pagamentos em até 12x e também uma taxa de comissionamento de 6%.  Ela é aberta a todos os projetos e uma das suas promessas é “qualquer um pode lançar uma campanha de financiamento”.  

Apoia.se 

O Apoia.se acabou se tornando uma das principais plataformas de financiamento para produtores de conteúdo. Isso porque foi uma das pioneiras em campanhas contínuas, aquelas que não tem limite de prazo. Ela mesmo se propõe a ser uma plataforma de fonte de renda sustentável e já arrecadou mais de R$ 50 milhões em todas as campanhas. A plataforma cobra 13% do valor obtido, sendo 5% para sua estrutura e 8% para uma fundação que eles amparam.  

Catarse 

Outra plataforma de destaque, o Catarse já apoiou mais de 17 mil projetos, arrecadando cerca de R$ 190 milhões em doações. O foco da empresa é ajudar que ideias criativas ganhem o mundo e ser um reduto para jornalistas e artistas variados. Sua taxa de comissionamento também é de 13%, sendo que 9% é destinado à operação da empresa e 4% para sistemas de pagamento e antifraude.  

Idea.me 

O Idea.me se coloca como a maior plataforma de crowdfunding da América Latina, estando presente no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, México, Colômbia e Estados Unidos. O foco da plataforma está na conexão e criação de comunidades ao redor dos projetos lançados em campanha. Eles se dividem por categorias, sendo as principais: música, dança e teatro, empreendedorismo, filmes, editorial e artes plásticas. Agora vamos passar para as plataformas focadas em crescimento de negócios.  

Kria

A ferramenta se coloca como um meio para que uma comunidade e uma empresa se conectem e cresçam juntas. A ideia aqui é investimento e essa plataforma conta com mais de 50 mil investidores. Outro ponto é que conta com uma rede de networking com experts para impulsionar os investimentos de maneira inteligente.  

StartMeUP

A StartMeUp, também conhecida como SMU, foi o primeiro crowdfunding de investimento do país, sendo fundado em 2013. Por ter sido pioneira, a empresa oferece uma ampla rede de especialistas para gerar o smart money, como também eles mesmos se comprometem a participar das rodadas de investimentos.  

CapTable

A plataforma de crowdfunding da StartSe – importante escola de formação empreendedora para startups – é a mais simples e descomplicada do meio. Basicamente funciona como uma ferramenta para investimentos, onde quem investe não se preocupa tanto em acompanhar o negócio que investiu. Essa parte fica a cargo da própria CapTable, que faz uma seleção um pouco mais rigorosa das empresas que entram para receberem captação.  

EqSeed

O grande diferencial aqui é a questão do rigor máximo nas empresas que podem receber o recurso. O site deles informa que apenas 1% acaba passando pela avaliação e se tornando habilitado a captar investimento. O que isso significa? Uma maior certeza para quem está investindo e um maior aporte para quem está captando.

 

Crowdfunding é a saída para o meu negócio?

Agora que você conhece mais sobre crowdfunding e também sobre equity crowdfunding já consegue ter uma ideia mais clara a respeito. Mas a questão ainda fica: é para o meu negócio? Não podemos aqui cravar com toda a certeza, mas dentre as inúmeras possibilidades de captação de recursos, essa é a mais possível para quem ainda não tirou o negócio do papel. Se esse é o seu caso, financiamento coletivo é uma ótima saída, principalmente se você vai trabalhar com B2C Business to Consumer. Também é uma boa ideia para startups e empresas voltadas para a nova economia. Inclusive para negócios que já foram validados e buscam o próximo passo para acelerar o crescimento. Mas o que sempre aconselhamos é que você olhe a realidade do seu negócio, o mercado que está inserido e quais são seus objetivos. Após essa análise, aí sim você pode decidir por qual meio tentará captar recursos. Saiba mais sobre captação de recursos nos artigos abaixo: 

+ Guia de Captação de Recursos + Tudo sobre Venture Capital + Como Conseguir Empréstimo para CNPJ + O que é um Investidor Anjo Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre comércio eletrônico, varejo, gestão, empreendedorismo e muito mais!

    post anterior
    Vnda e Tiny: parceria de resultado para o seu e-commerce
    próximo post
    Inscrição Estadual: o que você precisa saber sobre o tema
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.