Conheça os 10 principais tipos de empreendedores e o perfil de cada um deles

olist-store-header-blogspot-soft-skills-1200x675-24fev-op3__legacy_2022_03

Empreender não é um dom. É apenas uma técnica que pode ser desenvolvida e adequada conforme o perfil de cada pessoa. Então é natural que existam diversos tipos de empreendedores, pois cada um se moldará a um modelo de negócio específico, com anseios diferentes e formas de trabalhar distintas. 

Claramente, esses perfis variam conforme o tipo de negócio selecionado, o público atendido, o modelo planejado e também o quanto o empreendedor espera de retorno da empresa. Ou seja, saber qual tipo de empreendedorismo reflete sua forma de ver o mundo ajuda na hora de escolher nicho, traçar suas metas, organizar seu planejamento e identificar oportunidades de negócio. 

Vamos aprender mais sobre cada perfil juntos?

Uma breve história sobre o empreendedorismo

Antes de falarmos sobre os tipos de empreendedores, que tal entendermos um pouco mais sobre o que é empreendedorismo e como ele surgiu na história?  

Em primeiro lugar, assim como muitas outras funções no mundo, o empreendedorismo surge a partir do momento em que o ser humano sai do nomadismo e entra para o que chamamos de sedentarismo – momento em que nos estabelecemos em locais fixos. Ao escolher um local fixo para morar, o ser humano aprendeu a nobre arte da agricultura e, assim, surgiram as primeiras transações comerciais e o pré-empreendedorismo. 

Chamaremos de pré porque ainda não é o molde moderno ao qual estamos habituados. As classes e hierarquias ainda eram formadas através de nobreza e tradição, ao menos na maioria dos povos antigos. Mas os conceitos de gestão de um negócio, ainda que mais primitivos, já constavam por lá. 

A grande virada acontece para o termo empreendedor no grande marco da humanidade moderna: iluminismo. Com o surgimento do pensamento iluminista vem a Revolução Industrial, as quedas de grandes monarquias e o estabelecimento do trabalho como força impulsionadora do status social

Em outras palavras, criou-se espaço para que pessoas que não nasceram com um nome nobre pudessem ascender socialmente. Isso é tão real que o termo empreendedor entrepreneur em francês – significa “dar início a algo novo assumindo riscos”. 

Então, a ideia de construir algo novo atrelada à possibilidade de ascensão social deu origem ao termo que hoje estamos tão acostumados a ouvir. 

Os principais tipos de empreendedores

Além de se adequar aos perfis, vale também ressaltar que cada modelo de negócio vai exigir um tipo diferente de empreendedor. Isso também vale no estágio que cada empreendimento estará. 

Ou seja, normalmente empresas de tecnologia – as startups – terão um perfil mais arrojado e inovador. Já setores como o agronegócio serão mais conservadores na sua abordagem. Uma empresa que está começando pode testar mais do que uma que já passou dos 5 mil funcionários. 

Outro negócio que acabou de receber investimentos vai poder agir com mais força do que um que está negociando suas dívidas. E por aí vai. Com isso em mente, vamos aos tipos de empreendedores.  

1 - Empreendedor público 

É possível empreender no setor público? A resposta é sim. Claro que estamos falando um tipo diferente do empreendedorismo padrão. Ou seja, não é criar uma empresa para buscar oportunidades governamentais. 

O empreendedor público é alguém que já trabalha no setor, mas que entende que existem possibilidades de melhoria para que o serviço público seja mais eficiente ao atender a população. 

No cenário atual em que as pessoas demandam por transparência e eficiência nesse setor, se torna vital incorporar o empreendedorismo. Quem deseja empreender neste meio deve ter um olhar atento às oportunidades, saber trabalhar com um grande público e procurar sempre soluções criativas aos dilemas do dia a dia. + Conheça história inspiradoras nesse e-book exclusivo do olist

2 - Empreendedor serial 

Imagine que você deseja abrir uma sorveteria e tem problemas com a logística de entrega dos seus produtos. Você decide sanar essa questão criando sua própria empresa de logística. Após isso, para melhorar o atendimento, você também desenvolve um app para atender não só seus pedidos, mas os de toda uma cadeia de sorveterias da cidade. 

Esse é o empreendedor serial. Alguém que sempre está buscando novas oportunidades de negócio. Alguém que cria uma solução, depois outra e mais outra. Nem sempre o empreendimento precisa estar conectado ao primeiro negócio, mas muitos seguem esse caminho a fim de explorar oportunidades e utilizar todo conhecimento alcançado no setor. 

Um empreendedor serial é alguém movido por desafios, que se sente encorajado a tirar projetos do papel, que pretende maximizar seus ganhos e que também quer se tornar referência na sua área de atuação.  

3 - Empreendedor do conhecimento 

Aqui temos uma pessoa que está determinada a transformar um conhecimento seu numa forma de empreender e rentabilizar. Exemplos disso são profissionais liberais, artistas e até mesmo atletas. Essa categoria é formada por profissionais que unem o lado profissional com sua paixão

É o caso de um atleta que almeja ir às Olimpíadas ou mesmo um autor de best sellers. O objetivo final é se tornar a maior referência sobre o assunto, alguém que será reconhecido por suas habilidades. Pessoas com muita determinação, foco, que buscam deixar legados e que não ligam para atividades rotineiras são quem dominam esse perfil.  

4 - Empreendedor informal 

Também conhecido como empreendedor por necessidade, essa pessoa é alguém que começou a ter um negócio simples, buscando renda extra ou mesmo uma fonte de renda principal – vimos muito disso acontecer com a pandemia do coronavírus. 

Normalmente, esses empreendedores acabam enfrentando dificuldades para conseguir se estabelecer por terem pouco conhecimento, mas ao mesmo tempo têm maior facilidade para lidar com escassez e adversidades. 

Quem empreende na informalidade acaba sendo uma pessoa com muita criatividade e vontade de vencer, o que são ótimas qualidades. Porém, salientamos que é essencial buscar se formalizar e estruturar o negócio para ir ainda mais longe.  Conheça a história da mãe de 4 filhos que decidiu empreender 

5 - Empreendedor digital/inovador 

Esse tipo de empreendedor é aquele que nasceu no digital e busca nesse meio uma forma de utilizar a plataforma como modelo de negócio. Já não é mais o futuro e sim a realidade de muitos negócios consolidados e com grandes faturamentos. Principalmente no modelo de startups, empresas que usam a tecnologia como forma de empreender e escalar um negócio. 

Quem está nesse perfil normalmente ama o risco, gosta de inovação e busca se atualizar constantemente para não ficar para trás. + Saiba como montar uma loja virtual do zero 

6 - Empreendedor cooperado 

A união faz a força. Esse é o lema desse tipo de empreendedor. Aqui o principal argumento é unir forças entre pequenos empresários e utilizar toda a estrutura em conjunto. Todos ganham de maneira igual. A ideia aqui é crescer até poder se tornar independente, mas também não é uma regra. Afinal de contas, o trabalho em equipe pode levar o negócio para mais longe. 

Por isso, os empreendedores desse perfil são pessoas que sabem trabalhar em equipe e que valorizam o coletivo, buscando sempre atender ao bem-estar da unidade.  Conheça a história de três amigos que uniram forças para criar um novo negócio 

7 - Empreendedor Franqueado 

O principal desafio de quem começa a empreender é fazer o negócio sair do completo anonimato e chegar até o reconhecimento do seu público-alvo. Esse trabalho pode levar muitos anos até se concretizar. Mas, e se você pudesse empreender com uma marca já testada e reconhecida pelo mercado👉 

O empreendedor franqueado é alguém que tem a veia para os negócios, mas que não quer assumir tantos riscos de primeira. Por esse motivo acaba se associando a uma empresa já consolidada e com possibilidade de retorno financeiro um pouco mais garantida. Esse é um dos tipos de empreendedores que mesclam bem uma personalidade movida por desafios e que ao mesmo tempo não querem se arriscar demais. 

8 - Empreendedor padrão

Sonhar com uma ideia, montar um planejamento, tirar do papel e botar a mão na massa. Simples assim. Claro, de certa forma, todos os tipos unem um pouco dessas características, mas aqui estamos falando do empreendedor mais comum. 

Esse perfil é aquele que inicia o próprio negócio de maneira convencional, em segmentos mais consolidados e que normalmente já tem algum recurso e conhecimento para exercer essa função. O perfil é alguém que quer liberdade, que tem visão de mercado e que busca ter um potencial de retorno financeiro cada vez mais alto. 

9 - Empreendedor corporativo 

Também é conhecido como intraempreendedor. É alguém que tem espírito empreendedor, visão e arrojo, que quer escalar o negócio. Porém, faz tudo isso sendo um colaborador de uma corporação. Essa peça é fundamental para qualquer negócio, pois tem determinação para investir em sua carreira e ao mesmo tempo busca oportunidades de crescimento para a empresa. 

Um intraempreendedor vai agregar visão estratégica e conhecimento de mercado, além de suas funções técnicas. Quem tem esse perfil normalmente não quer correr o risco de ter sua própria empresa, porém tem ambição, conhecimento e visão para ajudar outro negócio a ir além.  

10 - Empreendedor individual 

Essa categoria cresceu demais na pandemia. Muitas pessoas se viram na necessidade de empreender de maneira individual, seja por necessidade ou por oportunidade. O fato é que muitos MEIs surgiram e essa demanda não é algo que vá retroceder num cenário futuro. 

Ou seja, os Microempreendedores Individuais continuarão a atender um vasto público que vai desde profissionais liberais até mesmo prestadores de serviços em comunicação. A principal característica desse tipo de empreendedor é conseguir ser multitarefas, pois irá acumular as mais diversas funções de gestão de empresas somadas às habilidades específicas da sua área. 

São pessoas determinadas, organizadas, com alta capacidade de entrega de resultados e que conseguem tocar projetos de ponta a ponta sozinhas. 

Mas se existem diversos tipos de empreendedores, como descobrir o meu? 

Logo no primeiro parágrafo, falamos sobre o ato de empreender não ser um dom. É uma técnica que é aprimorada com conhecimento e tempo. Ou seja, não tenha medo de testar formatos até encontrar aquele que mais tem a ver com a sua personalidade

Lembre-se também de que a paixão por um determinado produto ou assunto pode lhe render a sua porta de entrada ao empreendedorismo e, conforme for a categoria, se encaixará em um dos tipos de empreendedores. 

Claro, esse processo pode levar muito tempo. Por isso, conhecer os tipos de empreendedores é essencial para se orientar na jornada de autoconhecimento. Para te ajudar um pouco mais, resumimos cada um dos principais tipos de empreendedores numa tabela. 

Tipo de empreendedorPerfil Área de Atuação 
Empreendedor PúblicoTem olhar atento às oportunidades, sabe trabalhar com um grande público e procura sempre soluções criativas aos dilemas do dia a diaEmpresas do setor público como um todo 
Empreendedor SerialMovido por desafios, se sente encorajado a tirar projetos do papel, pretende maximizar seus ganhos e também quer se tornar referência na sua área de atuaçãoTecnologia, startups, franquias
Empreendedor do ConhecimentoTem muita determinação e foco, busca deixar legado e não liga para atividades rotineiras Atletas, escritores, artistas em geral 
Empreendedor InformalTem muita criatividade, vontade de vencer e facilidade para lidar com escassezVenda direta ou prestação de serviços 
Empreendedor DigitalAma o risco, gosta de inovação e busca se atualizar constantemente para não ficar para trásStartups e empresas de tecnologia
Empreendedor CooperadoSabe trabalhar em equipe e valoriza o coletivo, buscando sempre atender um bem-estar da unidadeCooperativas em geral 
Empreendedor FranqueadoMescla personalidade movida por desafios e, ao mesmo tempo, não quer se arriscar demaisGrandes marcas consolidadas no mercado e de muito apelo ao público-alvo
Empreendedor PadrãoQuer liberdade, tem visão de mercado e busca ter um potencial de retorno financeiro cada vez mais altoNegócios que comecem do zero, normalmente em setores mais tradicionais
Empreendedor CorporativoNão quer correr o risco de ter sua própria empresa, porém tem ambição, conhecimento e visão para ajudar outro negócio a ir alémGrandes empresas que possibilitem o crescimento e desenvolvimento de carreira
Empreendedor IndividualDeterminado, organizado, com capacidade alta de entrega de resultados e que consegue tocar projetos de ponta a ponta sozinhoPrincipalmente profissionais liberais ou ligados à área de marketing e comunicação

Gostou do conteúdo? Está em busca de conhecimentos atualizados sobre gestão empresarial para impulsionar o crescimento do seu negócio? Temos uma ótima oportunidade para você! Preparamos um infográfico que destaca as 5 principais tendências em gestão empresarial, capazes de transformar sua realidade e impulsionar seus resultados. Clique e faça o download:

    post anterior
    Habilidades empreendedoras: conheça e desenvolva as principais soft skills para o mundo dos negócios
    próximo post
    XML da NF-e: o que é, como funciona e qual sua importância?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.