Confira 6 dicas incríveis de como vender na internet!


post image





Quem está começando o próprio negócio virtual costuma ter dúvidas sobre como vender na internet. Afinal, o ambiente digital traz algumas diferenças da loja física que justificam essa preocupação, como a concorrência mais acirrada e a inexistência do “olho no olho” com o cliente.


Nesse contexto, é importante lembrar que, mais do que simplesmente adquirir determinado item, o consumidor quer vivenciar uma experiência de compra agradável e eficiente. Dessa forma, buscar os meios corretos para propiciar isso é fundamental.


Entre os resultados positivos de investir em customer success (sucesso do cliente)  estão o aumento do ticket médio e a fidelização do público. Por essa razão, é preciso desenvolver constantemente as habilidades de vendas para ter um discurso mais certeiro, eficaz e orientado para o sucesso do cliente.


Portanto, se você é daqueles que se pergunta “como vender meus produtos na internet?", vamos te explicar como vender na internet com mais eficiência, deixando seu público-alvo realmente satisfeito. Leia até o final e nos conte nos comentários o que achou!


Dicas de como vender na internet 


Abaixo, selecionamos 6 técnicas infalíveis de vendas que vão te ajudar a fechar mais negócios na internet e que inclusive podem ser usadas em qualquer outro lugar. Confira!


1. Conheça o segmento da sua loja


Todo lojista deveria conhecer o segmento em que atua e entender as oportunidades e desafios da categoria. Saber quais são os produtos em tendência e acompanhar os números do setor – como faturamento e ticket médio – são exemplos de ações importantes para a estratégia da loja.


Assim, essa preocupação com o contexto do mercado permite que a marca conheça a fundo seu público e desenvolva ações focadas e orientadas a resolver suas principais dores. 


Diante disso, é aconselhável observar estatísticas, além de lançamentos das categorias com as quais a loja trabalha e acompanhar o trabalho dos concorrentes. Nesse contexto, uma boa ferramenta de inteligência de mercado pode ser um grande aliado.


2. Entenda tudo sobre o produto


Se você quer aprender como vender na internet, é fundamental saber tudo sobre o seu produto – e isso não se refere apenas às características físicas. 


Assim, é necessário que o lojista conheça os pontos fortes e fracos da mercadoria para conseguir lidar com possíveis objeções e mostrar aos clientes por que o item é especial e deve ser comprado.


Nesse contexto, estude bastante os produtos que a sua loja vende, confira o que o público comenta a respeito deles e trabalhe para ter um discurso mais convincente. Essas práticas vão ajudar você a ter domínio sobre o tema e a vender as mercadorias como ninguém!




3. Compreenda a real necessidade do consumidor


Respostas prontas não resolvem os problemas dos clientes. Ao contrário, passam a impressão de que a empresa não se preocupa com as necessidades do público, aumentando sentimentos de frustração e irritação. Com isso, fica claro que entender o que o cliente precisa é fundamental para você vender bem o seu produto.


Certas dicas podem ajudar o lojista a aprimorar essa habilidade, ter mais empatia com o cliente e oferecer um atendimento otimizado e de acordo com suas expectativas. 


Algumas delas são: 


  • Ser atencioso
  • Estar aberto a um diálogo com o público (mesmo que por meio de chat)
  • Ouvir mais do que falar, de modo a oferecer soluções adequadas a diferentes perfis de consumidor

4. Crie um anúncio sem igual


Caprichar no cadastro do produto gera inúmeras vantagens à loja online. O anúncio funciona como a vitrine da mercadoria e, por isso, deve ser completo, informativo e cativante. 


Ao cumprir tais requisitos, o lojista consegue se antecipar às dúvidas e ser mais certeiro na venda, ganhando tempo para atender outros clientes.


Tendo isso em vista, destacamos três pontos de atenção no processo de cadastro:


  • Títulos 
  • Descrições 
  • Imagens 

Esses elementos influenciam (e muito) a decisão de compra dos clientes


Portanto, outra dica fundamental para quem quer aprender como vender na internet, e está pensando em como expor o que vai vender, é: prezar sempre pela qualidade dos textos e das imagens, além de tentar adotar um tom persuasivo na comunicação, para cativar ainda mais o público.



5. Seja expert em pós-venda


O desafio de vender bem um produto não acaba quando o cliente paga pela compra. Infelizmente, muitos lojistas esquecem da relevância do pós-venda na experiência do cliente e acabam menosprezando essa etapa. 


As consequências disso são o baixo índice de fidelização e os prejuízos à reputação da marca. No entanto, há ações que podem ajudar a sua loja a se destacar no pós-venda e fidelizar os clientes com mais facilidade. 


Entre elas, estão: 


  • Enviar recados de agradecimento
  • Proporcionar uma boa unboxing experience
  • Ser ágil na logística reversa 
  • Solicitar avaliações de compra para entender como foi a experiência de compra

6. Avalie o que precisa ser melhorado no processo


Encerramos nossa lista de como vender na internet indicando a realização de um constante acompanhamento dos resultados da sua estratégia de vendas. 


Além de conferir o número de pedidos e o faturamento, você deve analisar métricas como taxa de conversão, ticket médio das compras e índice de retenção de clientes. Afinal, esses dados revelam muito sobre o comportamento do público.


Outra ação indicada para aprimorar esse acompanhamento é fazer pesquisas esporádicas com os consumidores. Para isso, solicite as avaliações de compra – recomendação que demos no tópico anterior – e envie questionários de satisfação. 


Por fim, a partir das respostas, implemente melhorias na sua loja, aprimore processos e venda mais!


Aprender como vender na internet com eficiência é mais simples do que você imagina


Agora que chegamos ao fim do nosso artigo sobre como vender na internet com mais eficiência, você já sabe os principais truques para negociar seu produto e oferecer um atendimento de excelência. 


Com dedicação e foco, atrair novos clientes e fidelizá-los se tornará um processo muito mais natural, e você conseguirá conquistar resultados surpreendentes para a sua loja online!


Além dessas técnicas de vendas, você não precisa ingressar no empreendedorismo digital sozinho e sem o suporte adequado. 


Nesse sentido, se você deseja: 


  • Alcançar o maior número de possíveis compradores possíveis
  • Expor em diversos canais e nos principais marketplaces 
  • Além de auxílio na gestão e parcerias exclusivas 

Soluções do olist, como o Olist Store, podem ser bastante úteis para você que sonha vender mais na internet! Gostou do conteúdo? Viu como vender na internet é fácil? Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter para acompanhar mais conteúdos de qualidade do blog do olist!


    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Código Universal do Produto e Ficha Técnica no Mercado Livre - Entenda TUDO sobre o assunto
    próximo post
    Fique por dentro da Conferência E-commerce Brasil PARANÁ 2020!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.