Quer saber como usar essa forma de trabalho no e-commerce? Acompanhe o texto!
O que é o e-mail marketing
Pode parecer uma pergunta com resposta óbvia, mas não é! E-mail marketing vai muito além de simplesmente enviar uma mensagem para seu contato ou cliente.
É usar a ferramenta de e-mail para alcançar mais consumidores por meio de um marketing bem realizado. Ou seja, não basta mandar aquelas mensagens generalizadas e spam. Existem algumas dicas que, quando colocadas em prática, fazem toda a diferença para sua estratégia de marketing e consequentemente as vendas.
Mantenha seu cliente informado
Uma boa prática no envio de e-mail marketing é manter seu cliente sempre informado com as novidades dos seus produtos e também do que está acontecendo na empresa. Porém, é preciso ficar atendo porque, como já ressaltamos, não basta enviar uma mensagem apenas com fotos e preços dos produtos, por exemplo e esperar uma resposta positiva.
A melhor forma de trabalhar, principalmente para quem está iniciando o trabalho, é abrindo um canal de comunicação com seu cliente, mandando uma mensagem espontânea, sem oferecer um produto logo de cara. Demonstrar pessoalidade é fundamental e tente ao máximo manter uma linguagem simples e direta.
Crie uma lista de contatos
Há alguns anos, era comum comprar uma lista pronta de contatos que, na maioria das vezes, nada tinham a ver com o seu público-alvo e, por isso, o resultado de campanhas feitas com esses contatos era muito baixo e a quantidade de pessoas que se descadastravam da base era muito grande.
Quando isso acontece com uma certa frequência é comum que os seus e-mails passem a ser penalizados de forma com que ao invés de cair na caixa de entrada dos seus contatos, passem direto para a caixa de spams.
Esse é um dos principais motivos pelos quais você deve criar a sua própria lista de contato ao invés de pensar em comprá-la.
Procure criar formulários onde as pessoas preencham seu nome e e-mail para receber dicas do setor no qual você atua, por exemplo. Além disso, nessa lista, é interessante estar sua base de clientes também. Em um e-commerce, quem compra uma vez pode, facilmente, voltar a realizar uma compra naquele site.
Use uma boa ferramenta de e-mail marketing
Enviar e-mail marketing manualmente pode até parecer uma boa ideia, mas definitivamente não é! Além de exaustivo, quando você já tem um número significativo de clientes, enviar um a um, cria o risco de nem todos serem entregues, pois seu servidor será identificado como spam.
Algumas ferramentas, como o MailChimp, contam com listas de contatos que você pode cadastrar ou importar de alguma lista já existente. É possível escolher design do seu e-mail marketing, o modelo e inserir imagens.
Promova seu e-commerce com e-mail marketing
O ponto alto de como vender mais com o e-mail marketing é saber como e quando usá-lo. Não deixe seu cliente e potencial consumidor esquecer da sua loja!
Mande e-mail marketing com notícias, materiais educativos pertinentes, promoções e claro, em datas importantes e comemorativas. Outra tática é oferecer cupons de desconto para quem comprar por meio da mensagem eletrônica. Assim, você pode diminuir um pouco o valor do seu produto, mas aumentando sua taxa de interesse e conversão a partir dela.
Quer ficar por dentro de mais dicas sobre o universo do e-commerce e como vender mais? Continue acompanhando nosso blog!